Morre escritor Milan Kundera, de 'A Insustentável Leveza do Ser', aos 94 anos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A quarta-feira (12) iniciou com a divulgação da morte do romancista Milan Kundera, aos 94 anos, informada pelo grupo editorial francês Gallimar. Nascido na República Tcheca, Kundera satirizou regimes totalitários e misturou ironia sombria com reflexões filosóficas.

Segundo a editora Gallimar, Kundera morreu na terça-feira (11) em Paris, sendo que a causa de sua morte ainda não foi divulgada.

Kundera foi considerado um dos principais romancistas do século XX, seu livro mais famoso foi “A Insustentável Leveza do Ser”, tendo ganhado diversos prêmios ao longo de sua vida, sendo inclusive indicado ao Prêmio Nobel de Literatura.

O escritor se exilou na França, após ser condenado em seu país natal por criticar a invasão de tropas soviéticas à Tchecoslováquia em 1968, que reprimiu a Primavera de Praga, como ficou conhecido o movimento de democratização feito pelo governo da época.

Kundera chegou a perder a nacionalidade tcheca e foi naturalizado francês, tendo recuperado o passaporte tcheco somente em 2019.


Gostou? Compartilhe