A sala de jantar é um dos espaços mais democráticos e versáteis da casa. É também considerado um lugar de união, já que reúne a família e os amigos em torno da mesa. E para criar uma sala de jantar elegante e aconchegante sem gastar muito, basta um pouco de criatividade e imaginação. “Quando o espaço é pouco, a integração dos ambientes pode ser a solução: sala de jantar, sala de estar, home office e cozinha podem dividir o mesmo ambiente. Porém, todos os moveis destes ambientes devem estar em harmonia para que o local fique mais aconchegante”, explica a arquiteta Graciele Sandri
Mesa de jantar
A mesa é quase sempre o primeiro item a ser adquirido na lista de decoração da sala de jantar, sendo assim, o maior móvel da sala. E é por isso que é preciso saber bem como escolher o modelo certo para não acabar com as áreas de circulação. “Entre a mesa da sala de jantar e os outros móveis ou paredes é preciso deixar uma área mínima de passagem (90cm), suficiente para que quando as cadeiras estejam sendo ocupadas e afastadas da mesa ainda sobre espaço para passagem”, ensina a arquiteta.
Embora as mesas grandes e retangulares sejam os modelos mais intuitivos, existem as mesas redondas, quadradas, porém, O formato vai depender da sua disponibilidade de espaço e do seu estilo de vida. “As mesas redondas são ideais para conseguir acomodar mais pessoas, mas por outro lado ocupam muito espaço no ambiente, sendo indicadas para salas de jantar quadradas e salas circulares. Essas mesas nos trazem a sensação de aconchego e proximidade. O mesmo vale para as mesas triangulares”, comenta.
Já as mesas retangulares são indicadas para salas estreitas, acompanhando o formato da própria sala. Os tamanhos desse formato de mesa são variados, podendo até serem feitos sob medida.
Cadeiras
De acordo com a arquiteta, mesas mais espaçosas permitem cadeiras com braços ou poltronas confortáveis, mas mesas pequenas demandam cadeiras menores, de preferência sem braços e com o espaldar baixo. “Em relação à combinação entre mesas e cadeiras, não precisam ser do mesmo material nem com o mesmo estilo, apenas que tenham alguma característica similar”, destaca.
Ao invés de cadeiras pode se optar poltronas nas pontas das mesas, ou então bancos na lateral da mesa para economizar espaço. Ou ainda, sofás e bancos fixos em uma parede, como em uma mesa com canto alemão.
Iluminação
A iluminação é uma parte importantíssima na decoração. A sala precisa ser bem iluminada, tanto com luz natural como artificial. Graciele explica que para a iluminação artificial os lustres e luminárias pendentes chamam a atenção e deixam os ambientes luxuosos e imponentes. “A cor branca aumenta a luz natural e a sensação de espaço, uma boa opção para salas pequenas”.
Mais uma dica são as luminárias de canto, peças charmosas e úteis para ocupar os espaços vazios e sem vida. “Os abajures, mais uma peça clássica, são ideais para conferir ao ambiente uma atmosfera sofisticada e reservada.
Aparador / Espelho
Independentemente do tamanho da sua sala, a ideia é sempre ter um balcão (buffet), cristaleira ou aparador de apoio na sala de jantar, pois esses sempre auxiliam quando as mesas são estreitas e nem sempre as refeições cabem todas sobre a mesa. “Os espelhos são sempre bem vindos em ambientes pequenos, eles refletem o espaço aumentando a amplitude visual percebida”, comenta a arquiteta. Podem ser fixados na parede na altura referente da mesa até o teto (o que faz parecer que a mesa tem o dobro do tamanho), ficarem nas laterais da mesa de jantar, ou ainda direcionados para as pessoas sentadas a mesa.
Tapete
O tapete, mesmo sendo um item opcional como o espelho e o armário, faz toda a diferença na hora de decorar a sala de jantar. Mas ao escolher o seu tapete, escolha um que seja com textura baixa, para não acumular sujeira, ser mais fácil de limpar e ainda não enroscar nas cadeiras.
Em relação ao tamanho, este deve ser no mínimo 80 cm maior do que a mesa nas faces em que existem cadeiras. “Para evitar que ao se movimentar na cadeira o tapete cause um acidente. Todas as cadeiras devem ficar inteiras sobre o tapete quando a mesa estiver sendo usada”, finaliza.