De Passo Fundo para o mundo

Conheça a trajetória da artista que já expos no Museu do Louvre, em Paris

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Silvana Oliveira é uma artista plástica, natural de Passo Fundo. Tornou-se conhecida por apresentar telas em alguns museus famosos do mundo como, por exemplo, o Louvre na França. Em quase trinta anos de carreira, já pintou centenas de quadros com paisagens,flores, animais, figuras abstratas e corpos nus.
De infância pobre e vinda de uma família humilde de agricultores, o interesse pelas artes plásticas surgiu ainda na infância, pois segundo ela, a pintura “acalmava seu coração”, amenizava a tristeza e a solidão. Porém a carreira iniciou oficialmente aos 18 anos.
Autoditada foi testando novas composições, experimentando técnicas e diversostemas. Silvana estudava luz e sombra com velas e juntava as cores primárias para ir reinventando novas cores. Com o passar do tempo, fez cursos com grandes nomes da área, se aperfeiçoou e construiu sua identidade. Foram anos conciliando outros trabalhos com a pintura, para que nos últimos 10 anos, pudesse viver apenas de sua arte.
O pintor francês Claude Monet é sua grande inspiração. Justamente por isso, aprendeu a tocar a tela com espátulas grossas para dar textura, sobrepor cores e reinventar tons. Outra proposta dela é abusar de luz e sobra, criando cenas impressionistas e românticaspara os quadros.
A artista vê a pintura como uma linguagem universal, que pode ter inúmeras interpretações. “Mesmo que a tela esteja finalizada, a leitura sobre ela vai depender do momento vivido por cada pessoa. Uma pintura consegue transmitir sentimentos: amor, tristeza, esperança.Por isso, uma obra exposta pode ser comparadaa um livro ou filme, já que nelatambém temos uma história marcante”, explicou Silvana. Diante da afirmativa, se acredita que o sucessoda artista plásticaadvém de um trabalho que é feito com a “alma”.
Atualmente, Silvana Oliveira, dedica-se a pintar quadros por encomenda e expor na própria galeria. Nas horas vagas ministra cursos, elabora capas para livros e cria artigos exclusivos para decoração. Suas obras são admiradas e desejadas não só por entendedores de arte, mas principalmente por pessoas que se sentem tocas pelas mensagens das telas. No exterior, a gaúcha também deixou sua marca em exposições na Áustria, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Alemanha.
Recentemente recebeu o convite para expor na Galeria de Arte Contemporânea em Roma, doas dias 27 a 30 de julho deste ano.

Carreira internacional:
2011 - XVI Circuito Internacional de Arte Brasileira - Áustria, Espanha e Portugal
2012 – 11ª Feira Internacional de Arte Contemporânea realizada - Carrousel do Louvre (França) e na ArtMeeting em Madrid (Espanha)
2013- Artexpoem New York (EUA) e Art Meeting em Barcelona (Espanha)
2014 – Teve obras catalogadas no livro Art Book Internacional, lançado em Portugal.
2015- Art to the WorldiemBerlim (Alemanha)
2016 - Art To The World em Toulouse (França)

Gostou? Compartilhe