Espelho, espelho meu

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O espelho é um acessório versátil do design de interiores e que possui uma variedade de modelos e tamanhos, por isso não importa o estilo decorativo que vai seguir na sua casa, é sempre possível criar uma decoração com espelhos. “O seu uso na decoração traz sofisticação aos espaços, além de valorizar as peças quando bem instalados. Usando esse acessório é possível renovar o ambiente, clarear áreas escuras, refletir uma bela decoração, e, principalmente, dar sensação de profundidade”, explica a arquiteta Graciele Sandri.
Ainda segundo ela, eles podem ser usados em qualquer ambiente, salas, cozinhas, quartos, banheiros (lavabos), hall de entrada, corredores, inclusive nos móveis, passando a imagem de modernidade através da mobília espelhada.
Se a ideia for clarear alguma área escura, utilize o espelho como ponto de iluminação. De acordo com a arquiteta, basta observar durante o dia como a iluminação natural entra na sala e depois notar onde há menos incidência de luz. “Instale o espelho em um ponto que receba incidência solar natural e reflita no ponto mais escuro”.
Agora, se a ideia é também ampliar o ambiente, os espelhos são acessórios excelentes para criar a sensação de amplitude, ou seja, estender o campo de visão do ambiente. “Para ambientes pequenos seu uso é essencial, com tanto que fique em ângulo reto de 90 graus com o piso e em apenas uma parede. Nesse caso prefira espelhos grandes sem muitas divisões. Já para ambientes maiores não há tantas restrições, possibilitando ainda mais seu uso. Se optar por diminuir visualmente um ambiente, basta reduzir o ângulo de 90 graus com o piso. E os modelos com mais divisões também causam esse efeito”, ensina.
Hoje no mercado encontramos vários formatos de espelhos. Graciele explica que os quadrados e retangulares dão a impressão de organização e seriedade, sendo indicados para ambientes que necessitam delimitar um espaço ou móvel e por serem maiores são perfeitos para ambientes pequenos.
Os redondos ou irregulares dão uma sensação mais leve, são delicados e transmitem um ar de descontração. Podem ser usados para valorizar um ponto focal escolhido ou até mesmo podendo dar movimento ao espaço.
Referente aos tamanhos, os espelhos pequenos são ótimos para complementar a decoração, sem colocar ele em evidencia. Os médios para demarcar um espaço ou transmitir aquela sensação de conforto. Os grandes para ampliar o ambiente.

Tipos de espelhos

Bisotado / Facetado / Lapidado
Referem-se ao trabalho que é feito na borda do espelho, com o próprio material, dando uma angulação ao item e criando um efeito de acabamento mais sofisticado, ou seja; é um espelho sem moldura, mas que tem uma borda feita dele mesmo.
Esses espelhos que não tem moldura são excelentes recursos para a decoração de um ambiente clean, ou para paredes decoradas, pois não pesam na decoração. Para um efeito mais luxuoso, os modelos mais em alta são os bisotê divididos em quadrados ou losangos, na cor prata ou bronze, para criar a sensação de aconchego.

Veneziano
Esses modelos de espelhos decorativos ganham molduras confeccionadas no próprio vidro e, por sua vez, são ricas em detalhes, sendo este o seu diferencial. Apesar de ser oriundo de uma antiga técnica, ainda é um espelho clássico. Quando usado em um ambiente, torna-se uma verdadeira obra de arte, o astro do espaço, com a vantagem de não pesar muito devido à ausência de moldura.

Espelho Vitoriano / Barroco
Os espelhos com estilo vitoriano e barroco são caracterizados por suas molduras requintadas e cheias de detalhes. O estilo vitoriano é oriundo de reinados e marcado pela sofisticação. Já o barroco é marcado pela riqueza em detalhes minuciosos. A aparência das molduras rococó pode deixar a decoração um tanto pesada, por isso é imprescindível que o restante do ambiente tenha uma decoração mais leve ou que a moldura combine com a decoração. 

Espelho Provençal
Para deixar a decoração mais singela, ou se você tem um espaço pequeno, uma alternativa é recorrer aos pequenos espelhos de estilo provençal. Esse tipo de espelho é marcado por suas molduras com detalhes e tons claros, o que permite inserir o item em uma parede mais carregada.

 

Gostou? Compartilhe