Seja na música, pintura, escultura, desenho ou qualquer outra forma de manifestação artística, a expectativa de quem a produz é tocar, produzir reações, acrescentar, emocionar quem a contempla.
Na composição da obra, o artista voa, deixa passar e, muitas vezes, surpreende a si mesmo com o resultado. Do outro lado estará o público que receberá a obra e esta conexão é quase inexplicável. Em que momento e através de qual fator um artista acessa o emocional e o psicológico das pessoas? Qual o diferencial da unanimidade que gera a receptividade do sucesso?
Para Luciana Picolli, artista plástica, estes fatores determinam a busca do seu trabalho. Seu desejo sempre foi o de eternizar o autorretrato das pessoas tal qual uma jóia e transmitir a energia viva que as pedras carregam, além de sua beleza, para que possam sentir e usufruir desta sensação, desta magia.
Retrato
Para fazer o retrato de alguém, Luciana primeiro busca conhecer e estabelecer uma conexão com a essência das pessoas e usa toda a sua sensibilidade de artista para transmitir esta personalidade à obra. O resultado é surpreendente e o feedback que ela recebe imensamente compensador.
A obra, carregada de uma nitidez de traços incrível, parece desenhada. Mas não! Tudo ali são pedras. Os olhos, a boca, os mínimos traços do rosto são compostos delicadamente utilizando pedrinhas de diversos tamanhos.
O trabalho é minucioso, utilizando lupa e uma pinça especial. Para que o olhar fique vivo, Luciana faz a cristalização das pedras, o que faz toda a diferença na expressão.
A veracidade que o retrato transmite impressiona e a obra realmente passa energia e possui vida própria. E, segundo o relato de sua clientela, o objetivo de Luciana é alcançado. Os retratos provocam um diferencial no emocional delas.
Energia viva
“Todo o cristal tem uma energia viva que atua sobre as pessoas, de forma ampla e medicinal.”
Para realizar a obra, é necessária uma limpeza das pedras. Elas devem ficar limpas e energizadas para ficarem receptivas à energia que será transmitida pela artista de acordo com a personalidade de quem será retratado ou com o objetivo da obra.
Para os retratos, a artista utiliza, ônix, turmalina e cristal branco.
Para as demais obras, utiliza pedras variadas com quartzo rosa, ágata, jaspe vermelho, olho de tigre, quartzo verde, ametista, lápis lazúli, citrino e inúmeras outras de acordo com a composição das obras.
O esboço é feito em desenho à lápis, mas a essência da obra são os cristais. A forma é dada por eles. Alguns cristais vêm, inclusive, de fora do Brasil devido à sua lapidação e segundo a necessidade que a obra apresenta.
As telas são feitas artesanalmente, mantendo a qualidade e a beleza das pedras usadas, com toda a sua pureza e majestade de formas.
Pelo mundo
Além de receber encomendas de várias partes do Brasil, as obras de Luciana já estão pelo mundo: Inglaterra, China e Itália.
A apresentadora Ana Maria Braga se encantou com o trabalho e seu retrato faz parte do acervo do programa Mais Você.
Eternize seu momento
Para encomendar seu retrato em cristais, ônix e turmalina, ou adquirir qualquer outra obra em cristais, entre em contato pelo fone (54) 9982 6512 ou por email:
[email protected]/[email protected]