Formando líderes

Arte marcial japonesa, o Shorinji Kempo reúne filosofia de vida e técnicas de defesa pessoal para formar pessoas corajosas, seguras e com controle mental

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Fundado em 1947 no Japão, o Shorinji Kempo, nasceu como alento para os jovens desiludidos pela destruição provocada pela II Guerra Mundial. Ao voltar da Guerra e se deparar com um país sem um propósito de vida, sem ideologias, So Doshin se preocupou em oferecer uma formação diferente aos jovens japoneses, resgatando sua auto-estima e restabelecendo seu caráter. Assim, com o objetivo de melhorar as pessoas, o Shorinji Kempo se espalhou pelo mundo.
Clóvis Guimarães de Souza conheceu a arte quando ainda morava em Porto Alegre, em 1974, aos 14 anos. Foi convidado por um amigo a experimentar e nunca mais largou. “Eu fui aluno de um professor japonês que foi aluno direto do fundador, no Japão, então seria uma segunda geração dessa arte”, lembra. Hoje, ele detém a maior graduação da América Latina – faixa preta, 6o Dan –, já foi viajou ao Japão, foi conselheiro da organização mundial e desde 1997 mantém a Escola de Defesa Pessoal Shorinji Kempo em Passo Fundo.
De acordo com Clóvis, o Shorinji Kempo é uma arte de defesa pessoal que reúne técnicas de praticamente todas as artes marciais. Mais do que isso é uma arte sócio-educacional, ou seja, uma filosofia de vida. “O objetivo é ter um corpo forte, saudável, formar pessoas corajosas, seguras e com controle mental, imbuída de senso de humanitarismo, de justiça. Na verdade ela é sócio-educacional porque ela não é só uma arte de combate, um esporte, ela é uma filosofia de vida, é para formar pessoas”, explica o professor.

Técnica e filosofia
Um dos diferenciais do Shorinji Kempo é que ele é uma reunião das outras artes marciais. “As outras todas seriam fragmentos do Kempo”, conta. A arte que mais se assimila ao Shorinji Kempo é o Kung Fu. Para Clóvis, a importância dessa arte esta justamente em permitir que as pessoas, em uma sociedade tão violenta e com muitos atos de covardia, possam, não se tornarem heróis, mas ter condições plenas de defender a si mesmo e a quem estiver junto. “Além de proporcionar uma segurança de auto-defesa, o Shorinji Kempo procura formar as pessoas para que no futuro possam ser líderes, onde quer que estejam, diante de qualquer situação que se apresente”.
Outro destaque da arte é a filosofia que carrega consigo. Tão importante que faz parte de todas as etapas de formação dos alunos, inclusive nos exames de faixa. “No Japão nenhuma arte marcial tem a parte técnica dissociada da filosofia. Já quando essas artes chegam a algum outro país, em geral, as pessoas querem competição e acabam deixando de lado a parte filosófica. No Shorinji Kempo não tem isso. Desde o primeiro exame você faz uma prova teórica e uma prática. Penso que ele é uma arte muito completa e o principal diferencial dele é estar preocupado com a pessoa, com sua formação”, explica.

Inteligente e dinâmica
Clóvis garante que não há restrição de idade, muito menos de sexo. “Qualquer pessoas, dos 6 aos 80 anos, pode praticar, desde que não tenha nenhuma restrição médica”. Apesar disso, lamenta que a procura de mulheres pela arte ainda é em menor número. “O medo que as mulheres têm é de perderem a graça, a feminilidade e isso elas não perdem no Shorinji Kempo porque ela é uma arte muito inteligente, é dinâmica, não tem preocupação principal com forma física, ou embrutecimento. Ela usa muita técnica, então uma mulher pequena pode derrubar um homem grande de 2 metros. São técnicas que estão constantemente sendo evoluídas e aperfeiçoadas pelo Japão que é quem nos fornece as técnicas”, destaca ele lembrando ainda que o Shorinji Kempo é uma das únicas artes marciais que nunca fragmentou. “Ela é única, não tem variação de estilo, modo, o símbolo dela é o mesmo em todo o mundo, são 38 países praticando, mais de 1 milhão e meio de pessoas”.

Para praticar
Atualmente, a Escola de Shorinji Kempo em Passo Fundo tem aulas nas segundas, quartas e sextas, das 20h às 21h30 e nos sábados das 14h30 às 16h, mas o objetivo, de acordo com Clóvis é ampliar os horários, inclusive com turmas femininas. Outro desejo do professor é abrir outras filiais e transformar seus alunos em instrutores para que possam ajudar a difundir a filosofia do Shorinji Kempo, assim como desenvolver projetos beneficentes relacionados à arte. “Acredito que o que muda a sociedade são as pessoas e esse é o principal objetivo dessa arte: qualificar e formar pessoas sérias, honestas, corajosas, dotadas de senso de justiça e humanitarismo, fortes, seguras e confiáveis”, finaliza.

Contato:
Telefones: (54) 9976 1188 e (54) 3314 2588
Endereço: Travessa Arcildo Leidens, 327, 2º andar, bairro Vera Cruz
Site: http://shorinjikempopfundo.wix.com/shorinjikempo#!
Facebook: Escola de Defesa Pessoal Shorinji Kempo

Gostou? Compartilhe