Não é segredo que a infância é a melhor época para aprendermos. Afinal, estamos descobrindo o mundo, nossa plasticidade neural é superior, estamos ávidos por novos conhecimentos, nosso aparelho fonador está em formação, temos menos resistência, ausência de preconceitos e muito tempo a nosso dispor.
Existem muitas vantagens ao aprender inglês durante a infância. Uma delas é ampliar na criança sua capacidade de raciocínio, criatividade e oralidade, uma vez que ela estará interagindo com outras crianças e outros adultos falantes de inglês em situações cotidianas, que certamente trarão novas experiências em uma língua estrangeira.
O cérebro da criança
Sob o ponto de vista cognitivo, uma das vantagens é o estímulo de suas funções cerebrais, o que facilita o aprendizado de outras disciplinas já que ela tende a ter uma maior flexibilidade mental, melhorando funções cerebrais como a memória e a atenção.“Os primeiros três anos de vida correspondem à maior construção de sinapses e circuitos cerebrais para a linguagem”, segundo João Augusto Figueiró, neurocientista de São Paulo. Justamente por isso, essa é uma boa fase para estimular o aprendizado de idiomas, de preferência, de maneira natural, contextualizada e apenas um por vez, além do nativo.
Pronúncia perfeita e outros ganhos
Sob o ponto de vista auditivo e fonatório, vemos que aqueles aprendizes que têm contato com a língua estrangeira ainda na infância possuem maior facilidade de compreensão auditiva e, segundo pesquisas linguísticas, uma pronúncia mais acurada e mais próxima da pronúncia de falantes nativos da língua inglesa.
Além disso, se envolvida em uma metodologia adequada, com uso de jogos, imagens, brincadeiras, tecnologia e interação, a criança desenvolve outras funções primordiais, tais como motricidade, percepção sensorial, esquema corporal, pensamento, linguagem, expressão artística, sociabilidade, conhecimentos gerais e exposição a diferentes culturas.
Ambiente e metodologia
É importante que o ambiente de aprendizagem seja lúdico, dinâmico e divertido, pois quanto mais jovem for a criança, maior será a tendência a se dispersar. Dessa forma, sugere-se aos pais que ao fazer a escolha da escola para seus filhos observem o tipo de metodologia utilizada, a experiência que os professores têm com crianças, o tipo de ambiente e as atividades nas quais seus filhos serão engajados, privilegiando ao máximo o ensino lúdico, rico em brincadeiras no pátio, músicas, parlendas, contação de histórias, vídeos, material concreto e toda atividade criativa que fizer parte do universo infantil.
Recomenda-se nesta fase que os estímulos quanto à fala sejam graduais e respeitem a maturidade de cada criança, que a pronúncia seja desenvolvida de forma natural, uma vez que ainda está em processo de reconhecimento e produção de fonemas tanto da língua materna quanto da língua estrangeira a que está sendo exposta. Essencial também, é que a escrita somente seja trabalhada quando a criança já estiver alfabetizada em sua língua materna e sem pressões avaliativas em um primeiro momento.
O que os pais devem fazer
Para escolher o lugar certo o melhor é deixar a criança experimentar a escola, assistir algumas aulas e dizer se ela gostou ou não. Isso após uma decisão inicial dos pais, levando-se em consideração um método que privilegie o universo infantil em todos os aspectos.
E o que mais os adultos podem fazer para ajudar seus pequenos a assimilar outro idioma? Não pressionar! Nada de ficar pedindo para o garotinho ou garotinha falar uma palavra em inglês. Nada de traduzir do português para o inglês. Deixe que ele ou ela se sinta à vontade para compartilhar com você ou sua família quando e como desejar. Outra ajudinha interessante é expor seu filho a situações em que a nova linguagem esteja presente, como em músicas infantis, filmes e nomes de personagens de desenhos animados.
Para aqueles pais que ficaram animados e pretendem matricular as crianças em uma escola de inglês, aí vai a dica: incentive-as, ajude-as a persistir, envolva-se você também com a língua, a cultura escolhida e os projetos da escola de idiomas, valorize o novo processo de aprendizagem de seu filho e, sobretudo, deixe a criança ser criança. Ela só terá vantagens em aprender outra língua nessa fase da vida se fizer isso naturalmente, sob a orientação de profissionais afetuosos e bem preparados, de forma prazerosa e lúdica.
Texto organizado por Denise Sperry com base em recentes artigos sobre ensino de inglês para crianças. Denise Sperry é Diretora pedagógica e sócia proprietária da Escola Sunflower; professora de língua inglesa com vasta experiência em todos os níveis de ensino (básico, intermediário e avançado) e em todas as faixas etárias (crianças, adolescentes e adultos), sendo também TeacherTrainer.