Ponto de encontro das famílias atualmente, as novas salas de TV ganharam um toque de modernidade, mais arejadas, com decoração caprichada e muitas vezes integradas ao living. Por isso, a ambientação de uma sala de TV requer harmonia entre os móveis e o espaço, pois ela é o cartão de visita da sua casa.
De acordo com a arquiteta Graciele Sandri, para montar sua sala de forma harmônica e sofisticada, antes de tudo é preciso estudar o ambiente, buscar a melhor forma de aproveitamento do espaço. “Ao decorar sua sala, foque no seu objetivo para que busque opções de móveis de acordo com o que você pretende. Se prefere um ambiente mais sutil, mais clean, busque uma decoração minimalista com móveis não muito coloridos e com certo padrão de cores”, comenta.
Já se a ideia é algo irreverente com estilo mais “jovem”, a dica da arquiteta são as decorações cheias de cores são ideais, mas é preciso usar as cores com certa moderação. “Um ambiente muito colorido fica desarmonioso e com muita informação desnecessária deixando a sala não tão agradável aos olhos”, ensina.
Dicas para decorar sua sala
- O sofá é a principal escolha deste espaço, por isso é importante escolher um modelo de jogo de sofá que seja confortável, afinal ele será muito usado nesse ambiente e as pessoas precisam ficar bem acomodadas. Os modelos são variados e entre eles os que são reclináveis e retráteis são os mais procurados para a sala de TV.
- Para decidir a localização da TV é preciso identificar a maior parede do ambiente e colocá-la na parede oposta e preferencialmente sem iluminação direta. Dessa forma, você otimiza o espaço para sofás maiores, permite que as pessoas fiquem de frente para ela e evita problemas com reflexo na imagem. A altura da TV é a que fica alinhada com os olhos de uma pessoa adulta sentada no sofá. E a distância entre o sofá e ela dependerá do tamanho da TV e da sala. A televisão embutida na parede ou painel é a melhor forma de aproveitamento de espaço, pois não há necessidade de algum móvel ou bancada para apoiar ela.
- A mesa de centro é outro item fundamental para ajudar na decoração e servir como apoio para os possíveis “comes e bebes” que sempre rolam nesse ambiente. Se possível, uma mesa lateral complementa a proposta com eficácia.
- Os puffs também são uma ótima escolha para decorar e permitem muitas funções no seu uso. Podemos utilizar para acomodar pessoas, mesa de apoio e também para apoiar as pernas na hora de assistir TV.
- Os tapetes vão delimitar a área da sala. Por isso, a dica é optar por um tapete que vá do sofá até a estante, cobrindo o máximo do piso da sala. Isso trará a sensação de amplitude ao ambiente. Além de decorar e deixar o ambiente muito mais acolhedor, melhora a acústica.
- Na iluminação, dê preferência para luzes amarelas, pois deixa o ambiente mais confortável e aconchegante. Além de tudo, um ambiente bem iluminado também traz a sensação de ser maior. Abajures e se possível iluminação dimerizada também são bem vindos.Isso vai dar um charme a mais para sua sala de TV.
- Nas paredes, invista em nichos e prateleiras para decorar e apoiar os objetos decorativos. Não atrapalham na circulação e é uma forma de ganhar espaço. Também vale apostar em quadros, papéis de parede e painéis para compor a decoração do ambiente.