Que criança não gosta de um doce, certo? O problema é que a disponibilidade de opções cada vez menos saudáveis, tem transformado os pequenos em grandes consumidores de alimentos ricos em gordura, açúcar e outras substâncias prejudiciais à saúde. Incentivar uma alimentação saudável é difícil, mas não impossível. Para ajudar, a nutricionista Patrícia Folle separou algumas dicas.
Controle as guloseimas: Controlar não significa que você deve proibir o consumo. A proibição leva a criança a procurar em outros lugares. O ideal é não oferecer todos os dias, querer agradar a criança com uma balinha não é nada indicado.
Evite comprar alimentos industrializados com freqüência: Se não tiver como fugir, evite comprar em excesso. Opte por embalagens pequenas e em pouca quantidade. Vale lembrar a importância de mostrar para as crianças que o saudável também é gostoso.
Ensine-os a comer de forma saudável na escola: Quando der dinheiro para a criança comprar o seu próprio lanche, a gama de opções é muito grande e ela pode se atentar às opções não saudáveis. Procure conversar a respeito das escolhas por alimentos mais indicados, desafie-a a identificar alimentos ideais para que consigam fazer uma boa escolha.
Incentive o consumo de frutas e verduras: Tenha sempre na mesa mais de uma opção de salada e verduras e dê preferência por diferentes cores. A cor influencia muito na escolha, pois torna o prato mais divertido e atrativo. Em relação às frutas, mantenha-as sempre frescas e limpas na geladeira para facilitar o consumo. Uma ótima dica é, à noite, fazer a “hora da fruta”, descascar e cortar algumas opções de frutas e todos comerem, tornando aquele momento bem divertido. Use frutas que possam comer sozinho sem ter que cortar como uvas, morangos, cerejas e gomos de laranjas. Bananas, maçãs e peras podem ser cortadas em pedacinhos, para facilitar. A salada de frutas, além de ser bem variada, é sempre sucesso entre a criançada. Frutas secas como ameixa, passas de uva e damascos também são uma boa pedida!
Façam as refeições à mesa: Ter o momento em família é muito importante para as crianças verem o que todos estão comendo e que aquilo é bom, além de educar a criança em notar o que está comendo. Evite deixá-la comer em frente à televisão ou no quarto.
Água de coco: A água de coco, além de trazer diversos benefícios para a nossa saúde, é uma boa pedida para fazer parte dos lanches saudáveis do seu filho, pois ela é natural e contém poucas calorias.
Água: A maioria das crianças se acostuma a matar a sede com sucos ou refrigerantes em vez de água. Acostume o seu filho, desde cedo, a ter esse hábito saudável.
Iogurte: Os iogurtes sempre fazem parte dos menus de lanches saudáveis das crianças. Eles são uma importante fonte de cálcio e vitaminas, essenciais na fase de crescimento. Porém, tente evitar os iogurtes cheios de açúcar e ingredientes artificiais.
Cenouras baby ou tomates cereja: verduras pequeninhas é uma ótima opção para constituir lanches saudáveis para as crianças. Por serem pequeninho e divertido, eles adoram!
Bolo de maçã e banana
Ingredientes
4 maçãs com casca
2 bananas
3 ovos
1/2 xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farinha integral
1 xícara de aveia
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa rasa de canela em pó
1 xícara (chá) de nozes picadas (opcional) ou 1 xícara de ameixa seca (opcional)
Modo de fazer
Tire o centro das maçãs e pique em cubos duas delas. Reserve. As maçãs que sobraram, coloque no liquidificador, junto com as bananas, açúcar, óleo e ovos. Coloque essa mistura em um recipiente, junte as farinhas, por último, o fermento. Em uma assadeira untada e enfarinhada, coloque o restante das maças cobertas com a canela e caso quiser use também as dicas dos opcionais. Coloque a massa por cima e asse durante cerca de 40 minutos, no forno pré aquecido médio (180º C aproximadamente).
Dica: Você pode assar em formas de cupcakes e congelar. É uma ótima opção para colocar na lancheira. Um dia antes do consumo, coloque na geladeira e em oito horas o bolo estará perfeitamente descongelado!