Um olhar mais humano

A médica gastroenterologista Angelina Dantas Costa trabalha para melhorar o atendimento de pacientes com doenças inflamatórias

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O entusiasmo em ajudar as pessoas é parte intrínseca da personalidade de Angelina Dantas Costa. Essa especificidade, aliada ao fascínio pelas ciências biológicas, a curiosidade quanto ao funcionamento do corpo humano e o interesse por assuntos científicos fizeram ela pensar sempre em medicina. Hoje, formada e especialista em gastroenterologia, a médica ainda lembra da época de criança quando colocava as bonecas lado a lado para consulta-las.

Desde pequena já dava indícios que queria seguir nessa área. Aos poucos, o tempo foi passando e os sonhos de criança se transformaram na determinação de seguir na área da saúde. Após fazer dois anos de cursinho, ingressou na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Formou-se em 2011 e após concluir a residência em clínica médica, no início de 2014, no Hospital Pompeia de Caxias do Sul, optou pela especialidade em gastroenteorologia e ingressou na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), nesta especialidade. Já aprovada, veio a Passo Fundo e desde então atua no Hospital da Cidade (HC).

A residência médica teve um papel fundamental no amadurecimento da profissional e na escolha da área que ela queria seguir. Angelina conta que a vida é muito intensa no hospital depois da formatura. Ao longo da faculdade sustentava o desejo de se especializar em oncologia, mas com o dia-a-dia do hospital, mudou de ideia. A gastroenterologia representou a diversidade na rotina - por unir o trabalho hospitalar, o ambulatório e a dinâmica dos exames - e trouxe a tona o sentimento de conseguir ajudar os pacientes.

PROJETOS FUTUROS
Mesmo formada e especialista, a rotina de estudos nunca saiu dos planos de Angelina. Para 2017, tem objetivo de se especializar ainda mais, desta vez em doenças inflamatórias do intestino. Já começou a planejar um curso no exterior para o segundo semestre do próximo ano na Europa ou América do Norte. Em parceria com a colega e médica coloproctologista Ornella Cassol, está engajada no projeto de abertura de um ambulatório especializado em Doenças Inflamatórias Intestinais (Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é tratar o paciente de forma mais individualizada e futuramente com enfoque multidisciplinar.
“ Passo Fundo é um pólo médico de referência em diversas especialidades e precisamos batalhar para que o paciente seja atendido da forma mais completa possível. No hospital (HC) temos um ambulatório de gastroenterologia que atende pacientes com uma infinidade de doenças. Na residência, percebi que os pacientes com doença inflamatória intestinal demandam um tempo e atenção significativos, por se tratarem de doenças crônicas mais complexas e graves. Por isso, direcionamos os pacientes com Retocolite e Crohn do nosso serviço para um dia específico e pretendemos expandir esse ambulatório como referência para essas doenças na região.”

MAIO ROXO
No Maio Roxo, escolhido como o mês da conscientização das doenças inflamatórias intestinais no mundo inteiro, as médicas Angelina e Ornella coordenaram uma palestra educativa aberta à comunidade no hospital da cidade. A palestra abordou o impacto das doenças nos aspectos físicos e psicológicos, enfatizando o cuidado multidisciplinar da doença: gastroenterologista, coloproctologista, nutricionista, psicólogo, psiquiatra. O engajamento da atividade e a boa receptividade foram a comprovação, para a médica gastroenterologista, de que ela está no caminho certo.


OLHO
“pretendo ajudar os pacientes, aliando conhecimento cientifico ao cuidado humano

Gostou? Compartilhe