O calor segue intenso e para suportar as altas temperaturas a regra é manter-se hidratado. Mas além da água, que deve ser consumida sem moderação, existem outras bebidas que podem ajudar a espantar o calor. Sucos de frutas, águas saborizadas, café geladas são boas alternativas. O cuidado, no entanto, é fundamental para não transformar uma simples bebida em uma vilã da dieta e da saúde. Por isso, com a ajuda da nutricionista Patrícia Folle, separamos algumas dicas para preparar bebidas deliciosas, refrescantes e, claro, saudáveis.
Suco de Fruta
O título “suco de fruta”, inevitavelmente, remete à ideia de uma opção de bebida saudável, natural. Deve ser consumido com moderação e de preferência preparado sem açúcar, já que ele aumenta a carga glicêmica e o índice glicêmico do suco - se for ainda o refinado, há o acréscimo apenas de calorias no suco, sem nenhuma vantagem nutricional.
O ideal, de acordo com a nutricionista, é utilizar uma porção da fruta e diluir o suco apenas com um pouco de água. Outro cuidado importante é não coar a bebida, para manter a quantidade de fibras. “As polpas de frutas são outra opção, mas verifique na embalagem se o produto contém apenas a fruta congelada, sem aditivos químicos (corantes, aromatizantes, acidulantes)”, explica.
Vantagens dos sucos de frutas
Os sucos de fruta natural têm a capacidade de acelerar o metabolismo, são ótimas fonte de energia antes do treino, melhorando o desempenho na atividade, auxiliam no controle da temperatura corporal, melhoram o processo digestivo, auxiliam no bom funcionamento dos rins e mantêm a pele saudável e hidratada e fornecem vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo.
Porém, nada de produtos de caixinha, industrializados. “Eles contêm uma grande quantidade de açúcar, ou adoçantes nas versões light e diet, e aditivos químicos, que estressam o organismo e levam ao acúmulo de toxinas, atrapalhando o seu funcionamento”, ressalta Patrícia.
Dica: Se você não consegue fugir do suco artificial, analise o rótulo e verifique os ingredientes utilizados no produto. “O primeiro ingrediente da lista é sempre o que está em maior quantidade e, geralmente, é o açúcar”, ensina.
Água Aromatizada
Nem todo mundo tem o hábito de ingerir ou beber água. Por isso, a água aromatizada tem se tornado uma opção saudável saborosa. Sem açúcar, ela tem pouquíssimas calorias, apenas as que estão presentes nas frutas, legumes, verduras ou ervas usados para aromatizar a bebida e a nutricionista garante que são poucas calorias. “A água aromatizada é indicada como hidratantes diuréticas, uma vez que favorecem a eliminação de toxinas e permitem os mais extraordinários sabores”, destaca.
Cuidado: Alguns refrigerantes que dizem ser água aromatizada industrializada não são saudáveis. Possuem aditivos químicos (corantes, aromatizantes, acidulantes, conservantes).
Água de coco
É uma ótima opção! Rica em nutrientes e sais minerais, considerada um isotônico natural, contém vitaminas C e do complexo B. Saborosa, refrescante e um excelente reidratante. O único cuidado que se deve ter é com algumas das opções industrializadas que possuem aditivos químicos, além de um sabor nada semelhante ao original.
Dica: Existe água de coco envasada em caixa, que devido ao processo de extração exclusivo possui os mesmos benefícios que a natural.
Chá gelado
O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes ou pedaços de frutas e segundo Patrícia é uma opção saudável, pois possui baixo valor calórico, tem a capacidade de hidratar o corpo, refrescar e é diurética.
No entanto, é preciso ficar de olho nas versões prontas que, apesar de práticas, podem ser armadilhas. “Os chás em saquinhos não têm tantos benefícios quanto os que são feitos diretamente com a erva e alguns tipos apresentam açúcar na composição, portanto, devem ser evitados”, comenta.
Outro cuidado é evitar o uso de açúcar refinado. O indicado e mais saudável é o uso de açúcar mascavo ou mel, mas cuide com a porção para não ficar calórico.
Cuidado: Se consumido em excesso, mal conservado ou mal preparado, pode causar prejuízos à saúde.
Café gelado
Essa versão gelada da bebida está conquistando paladares e ganhando receitas incrementadas nas cafeterias, mas, apesar de saborosas, algumas combinações como açúcar, chantili ou chocolate podem deixar a bebida muito calórica.
Cuidado: Refrescância sim, hidratação não. Devido à substância estimulante presente no café, a cafeína funciona como uma espécie de diurético no organismo. Deve ser consumida com moderação, pois, pode desidratar.