Definir o conceito de beleza é difícil. Para alguns, beleza é estar com o cabelo arrumado, rosto maquiado, roupa nova. Para outros, a beleza está mais para um estado de espírito. Já para Camila Lima, a beleza é sua profissão. Maquiadora e designer de sobrancelhas, ela passa os dias dando vida ao que cada cliente tem de melhor e espalhando sorrisos por aí. Apesar disso, se define como uma mulher normal, simples, que como tantas outras busca conciliar a vida pessoal com a profissional. “Acredito que somente com o equilíbrio dessa relação é que alcançamos a felicidade”, comenta. E olha que essa não é uma tarefa fácil. Já que tenho duas lindas filhas – de seis e oito anos – que demandam atenção, cuidado e carinho, coisas que não podem faltar e que não abro mão já que a maternidade sempre foi um desejo para mim. Para essa tarefa conto com a ajuda do maridão, que há duas décadas me acompanha e tem sido um grande parceiro”, conta.
O sucesso como maquiadora, no entanto, não teria acontecido se Camila tivesse seguido na primeira profissão que escolheu. Sua primeira escolha foi Farmácia Industrial, profissão na qual trabalhou por muitos anos. Mais tarde, como um processo natural, foi que surgiu a oportunidade de fazer uma pós graduação em Cosmetologia e Estética. Mas por que a mudança tão radical? Camila garante que não vê a mudança como uma ruptura, já que na sua opinião, o curso de Farmácia abre outros horizontes de atuação além do atendimento laboratorial, produção de fármacos ou mesmo assistência direta a pacientes. “Há todo um caminho que pode ser direcionado para área da estética. Aliás, no próprio estágio da faculdade optei por uma indústria de cosméticos; é claro que a responsabilidade era outra, mas a busca de propiciar um melhor cuidado e um ganho de auto estima para os clientes esteve sempre ali. Por isso acho que a certa altura o que houve foi mais uma canalização de foco do que qualquer outra coisa, busquei especialização na área de cosmetologia e a partir daí consegui agregar minhas paixões, o contato direto com os clientes e o trabalho com a beleza”, explica.
Amor e qualificação como diferenciais
Hoje a profissional acredita que a formação em Farmácia foi e é algo que contribui muito para a qualidade do seu trabalho como maquiadora e designer de sobrancelhas e o que possibilita o atendimento singular de cada cliente que deposita confiança em suas mãos. Aliado a isso, Camila também acredita que fazer parte de um time de primeira linha - ela integra a equipe de profissionais no Regison Cabeleireiros - possibilita uma experiência única aos clientes, que devem sim “se sentir” desde o momento que pisam no salão até a hora em que deixam nosso espaço. “Acho que outro diferencial que eu tenho e também um ponto essencial, ainda, é a busca que faço por constante atualização e qualificação, mas não aquela que serve apenas para preencher espaços vazios na parede, mas sim que sirva de instrumento para o aprendizado de técnicas e novidades que realmente possam trazer o que há de melhor para o nosso público, não esquecendo jamais da qualidade do material utilizado, seja no design e micropigmentação de sobrancelhas, seja na realização das makes”, ressalta.
Segundo ela, o mundo da beleza é muito dinâmico e técnicas e tendências surgem e mudam à velocidade da luz. Isso faz com que essa preocupação com a formação seja fundamental. “Em todas as áreas, mas especialmente nessa, o profissional que se acomoda não se sustenta, é repelido naturalmente do mercado. Vivemos uma verdadeira revolução tecnológica, Facebook, Instagram, Youtoube e outras tantas redes sociais modificaram também o consumidor, que hoje sabe com maior segurança o que deseja e a partir daí testa o profissional, o que é bom, já que exige desse um dinamismo maior, tornando impossível sentir-se numa atividade monótona”, comenta.
No mundo da beleza
Camila sabe também da responsabilidade e da pressão que é trabalhar nesse mundo da beleza, mas uma coisa é inegável: ela ama o que faz. “É maravilhoso e compensador perceber o quanto um pequeno detalhe pode modificar a auto-estima de alguém. Uma sombrancelha bem desenhada e definida opera milagres, devolve sorrisos, encanta, assim como o contrário. Um batom, cílios fartos e uma bela maquiagem transformam, empoderam, não mudam a essência de ninguém, mas com certeza trazem uma leveza, uma segurança capaz de abrir portas inimagináveis apenas ao revelar algo que sempre esteve ali, por vezes escondido. Procuro sempre no meu trabalho fazer valer o prolongamento da personalidade e do estilo de vida de cada pessoa”, destaca.
Para ela, a parte mais gratificante está em fechar a agenda no fim do dia tendo a certeza de que trabalhou com amor e, mais do que isso, que cada trabalho realizado foi capaz de transformar e trazer felicidade a alguém. “A auto-estima é algo que move o ser humano, que o impulsiona para o enfrentamento de desafios do dia-dia, de modo que quando você percebe ter sido capaz de trabalhar isso, realmente é muito gratificante”. O resultado é que mais do que clientes, Camila tem ao seu lado amigas. “Há uma interação, uma relação de confiança que caminha paralela ao procedimento e que também é muito estimulante, na medida em que possibilita ter a certeza de que estamos no caminho certo”, finaliza.
Dicas para evidenciar a beleza
E já que o assunto é beleza, Camila deixou algumas dicas de maquiagem e cuidado com as sobrancelhas para quem quer destacar ainda mais sua verdadeira beleza:
Não precisa ter tudo, só o principal
“O mercado da beleza oferece uma gama enorme de produtos com promessas milagrosas e às vezes as pessoas acabam exagerando na dose. Realmente, o menos e mais....sempre. Não precisamos de quantidade e sim qualidade. Um produto de qualidade vale mais que três produtos da promoção. Uma base da cor exata da sua pele, nem mais clara, nem mais escura, um bronzer, seja ele mais rosado ou mais marron, um rímel e um batom ou gloss da sua cor preferida, já são o suficiente para você realçar sua beleza. Mas não podemos deixar de ressaltar que cada pessoa é única, com gostos e ideias proprias e isto deve ser respeitado”.
Identique seus pontos fortes
“Acho que o mais difícil não é a compra dos produtos para a elaboração da make e sim sabermos identificar nossos pontos fortes para destacá-los e é neste momento que entram os cursos de auto maquiagem, que ajudam as clientes a se conhecerem melhor”.
Sobrancelhas bem feitas são fundamentais
“As sobrancelhas são pecas fundamentais para a harmonia do rosto de qualquer mulher. Só entendemos a real importância disto quando passamos a cuidar delas, para tanto, a visita a um design de sobrancelhas todo mês ou a cada 20 dias, dependendo de cada caso, é altamente aconselhável. Atualmente podemos contar com as maravilhas alcançadas através da micropigmentação ou dermopigmentação. Independentemente de como é chamada, esta técnica revolucionaria tem apresentado trabalhos cada dia mais naturais. Sobrancelhas falhadas, sem formato adequado ou com poucos pelos já não são mais problema. Faço diariamente atendimentos avaliando sobrancelhas para posterior micropigmentação e sempre chegamos a um denominador comum: vale muito a pena”.