Beleza além do tempo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Até quando uma mulher consegue se olhar no espelho e se sentir bonita? Cremes, cirurgias, maquiagem, procedimentos conseguem retardar e até disfarçar as ações do tempo, mas é preciso concordar que se sentir bonita é muito mais um estado de espírito do que uma imagem refletida. Prova disso são as pacientes do Residencial Angels Bosque. São senhoras já em idade avançada, com alguma doença e que precisam de cuidados especiais. Apenas um detalhe, já que apesar de tudo ainda conseguem manter uma rotina de vaidade que inclui manicure a cada 15 dias, cabeleireiro e, claro, o bom e velho batom.

De acordo com uma das sócias do residencial, Simone da Silva Juvenaci, que também é enfermeira, há uma preocupação muito grande e fazer com que elas ainda se sintam bonitas. Boa parte dessa preocupação, aliás, parte das próprias pacientes. “Nós temos pacientes aqui que cuidam a data de fazer a unha - a gente tem uma manicure que vem a cada 15 dias fazer a unha delas. Elas se preocupam com isso. Nós temos uma cabeleireira que vem para cortar e pintar o cabelo. Não é porque elas estão internadas aqui que a gente vai deixar sem pintar o cabelo ou fazer a unha. Quando a gente pode a gente maquia elas, usa perfume, deixa elas escolherem a roupa, as que têm condições. É importante que elas ainda tenham essa autonomia na vida dela”, destaca. Para ela, esses cuidados não fazem bem apenas para as pacientes, mas também para quem as visita e quem convive com elas diariamente. “Acho que isso melhora de alguma forma a vida delas”, complementa Simone.

“Eu consigo me sentir bonita quando uso uma pintura, mas acho a beleza também é interior, às vezes mais interior do que exterior”.

Dalva Maria de Sousa

 

“A primeira coisa que uma moça quer é ser bonita, agradar todos os rapazes. Isso é vaidade.  Ainda consigo me sentir quando eu me pinto. Eu sou muito orgulhosa, gosto de me sentir bonita e vaidosa. A mulher nunca deve se achar feia, porque ela se achando feia acabou seu mundo”

Nair Poma Tomasini

 

“Acho beleza fundamental, todo mundo deveria se sentir bonito. Eu ainda consigo me sentir bonita e me cuidar, devagar, mas consigo. Eu acho importante até para enfrentar a doença porque eu sempre gostei de me maquiar, desde nova. As meninas cuidam da gente, passam batom”.

Denise Teresinha Andreola

 

“Beleza é estar bem arrumada, mas agora é mais difícil. Hoje as meninas passaram batom e acho isso muito importante porque antes quando eu podia eu sempre passava, agora são elas que cuidam de mim. Isso faz eu me sentir bonita”.

Rosalina de Fátima Gonçalves

Gostou? Compartilhe