Ser saudável é belo!

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quem hoje em dia não se preocupa com a estética de seu corpo?

Já parou para pensar em como anda a saúde estética de seu corpo?

Parecem-lhe a mesma pergunta? Pois há uma diferença gritante entre as duas questões!

Ao ver apenas a estética como objetivo principal, sem medir esforços para alcançar os corpos ideais impostos pela mídia, as pessoas estão esquecendo de analisar o contexto geral, que envolve pele, órgãos, cabelo, unha, vitalidade, felicidade, sono e demais partes que compõe o belo, pois, do que adianta uma pessoa definida em músculos ou magérrima e com uma pele opaca, sem brilho, desidratada, um rosto com olheiras, um cabelo fraco e quebradiço?

Um bom profissional, ao tratar o emagrecimento de seu cliente, deve observar, que não lhe fará bem uma prescrição dietética com alta restrição calórica, assim como quando atuar na nutrição esportiva, não ultrapassar os limites de proteínas e fazer restrições severas em quaisquer que sejam os nutrientes essenciais orientados pelos órgãos internacionais da área da saúde.

Se deve observar sempre, que neste plano alimentar se encontrem compostos antioxidantes para prevenir o envelhecimento precoce, assim como, trabalhar através da alimentação a termogênese deste paciente. A alimentação deve conter muitos aminoácidos essenciais e vitamina C para prevenir a flacidez e evitar perda de massa muscular.

Podemos prevenir o processo natural de envelhecimento com alguns nutrientes presentes no cardápio, como com as vitaminas A, D, E e C que encontramos em frutas cítricas, castanhas, cereais integrais, leite, iogurte, fígado, gema de ovo, folhosos escuros, e também em alguns oligoelementos como selênio, magnésio e zinco presentes nas nozes, leguminosas, carnes vermelhas, entre outros.

A flacidez também é prevenida pela alimentação, quando a mesma é rica em proteínas e vitamina C, uma vez que a vitamina C é responsável  por auxiliar na síntese de colágeno, e este por fim é quebrado pelo excesso de gorduras e açúcares da alimentação. Outro fator muito importante a ser lembrado é a hidratação, pele hidratada previne flacidez, outro ponto é entender que o excesso de sol prejudica a renovação do colágeno, aumentando assim a flacidez.

Para tratar a temida celulite deve-se manter o intestino em perfeito funcionamento, pois a disbiose intestinal promove produção de toxinas que aumentam a permeabilidade intestinal e por consequência ocorre a entrada de macromoléculas que deixam o sistema imune estressado e gerando como consequencia processos inflamatórios no corpo (celulite),  para corrigir isto precisamos consumir muitas fibras e probióticos.

A nutrição capilar esta ligada diretamente ao estilo de vida, carência de ácidos graxos estimula aparecimento de caspa, deficiência de cálcio é o responsável pelo cabelo frágil e quebradiço, deficiência de zinco e restrição alimentar se relacionam a queda de cabelo, os regimes restritivos geram também fios enfraquecidos, opacos e rarefeitos. Os temidos fios brancos podem ser gerados pela falta de  cobre.

Caindo por terra esta idéia errônea de separar a estética da saúde, vem em grande e constante crescimento a Nutrição Estética, exigindo cada dia mais de seus profissionais o estudo e aperfeiçoamento dos avanços produzidos na área.

É evidente, o que esta busca pelo belo a todo custo vem gerando, cada dia mais infelicidade, não aceitação, baixo estima, ansiedade, mal humor, pessoas sem brilho, sem vida, sem amigos e sem amores! Vamos entender que beleza é um todo, é bem estar físico e psíquico. Alimentar-se bem gera alegria e, lembra-se: pessoas felizes são sempre mais belas!

Ana Luísa Broch Randon – Nutricionista - Pós graduada em Nutrição clínica Estética e em Nutrição Esportiva

Gostou? Compartilhe