Férias é sinônimo de descanso, de sair da rotina e, o melhor de tudo: de viajar! Para quem quer frio intenso ou que busca sol e calor, há opções de destinos que atendem a todos os gostos e públicos, desde viagens em família, roteiros românticos para casais ou mesmo badalação para grupos de amigos. Ainda há tempo de agitar as férias e, para isso, não precisa ir muito longe: os destinos de inverno mais procurados estão muito próximos do Brasil, nas altitudes da América do Sul, nas montanhas do Chile e da Argentina; enquanto que as opções mais quentes estão localizadas no país, no Nordeste brasileiro.
A diretora da CI Intercâmbio e Viagem de Passo Fundo, Bruna Breitenbach comenta que as famílias tem optado pelas duas versões, seja no calor ou no frio, desde que possam aproveitar as férias para sair da rotina. “No Chile, temos a região central de Santigo, Viña del Mar e Valparaíso, opções para esquiar e contemplar a paisagem exuberante, com a possibilidade de estender a viagem visitando os Lagos na região Sul ou o Deserto do Atacama, ao Norte do país”, referencia ela, destacando outros destinos. “Na Argentina, temos a tradicional Buenos Aires, um destino bastante procurado principalmente pelos gaúchos; e, também, Bariloche, um destino completo que é procurado tanto por famílias, como para casais ou grupos de amigos”, comenta. A facilidade em visitar a América do Sul nesta época do ano, segundo Bruna, se dá pelo aumento na oferta de vôos de Buenos Aires para Bariloche e na oferta de promoções de passagens aéreas para o Chile. “Estes se tornaram destino populares”, pontua.
Bariloche
A Argentina tem um quê de Suíça graças a San Carlos de Bariloche, ou apenas Bariloche, que carrega fama de Alpes suíços da América Latina. Fundada em 1902 por europeus com influência de alemães e suíços, o vilarejo vip é badalado, mas também acessível para muitos turistas. Dona de paisagens exuberantes compostas por lagos e montanhas de picos nevados, Bariloche é pioneira na prática de esportes de inverno no Hemisfério Sul. Com opções para todas as modalidades do esqui, a cidade também oferece belas paisagens e uma deliciosa gastronomia patagônica.
Bariloche foi o destino escolhido por Bruna em uma das suas férias de inverno. A experiência, segundo ela, foi incrível e enriquecedora. “Foram muitas emoções num destino que depois descobri por mim mesma que atrai a todos os perfis: galera de escola que está por se formar, jovens adultos a fim de esquiar e curtir a noite e também os casais e famílias que optam por fazer uma viagem bem turística e conhecer os diversos pedaços de paraíso distribuídos pela região dos Lagos, em plena Patagônia Argentina”, conta ela.
Santiago do Chile
A aventura está em toda a parte também em Santiago do Chile, destino altamente requisitado por brasileiros na América do Sul. Com paisagem cheia de parques e morros que servem de mirantes, a cidade oferece várias opções de lazer e muitas descidas. Para todos os níveis de esquiadores e entusiastas, no coração da região dos Andes está a maior estação de esqui da América do Sul. Valle Nevado, a cerca de uma horinha de Santiago, fica a 3.205 metros sobre o nível do mar e tem 9.000 hectares de superfície esquiável, distribuídas em cerca de 40 km de pistas. Para não ficar só no contato com a neve, a cidade tem um centrinho agitado e cheio de opções urbanas.
Destinos quentes
Para quem foge do frio, as praias do Nordeste são as preferidas. Conforme Bruna, quando se trata de família, a opção é por resorts que oferecem infraestrutura completa. “A região de Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados, por ter resorts e hotéis com infraestrutura de lazer, animadores, entretenimento e possibilidade de realizar vários passeios. Próximo a Salvador, há a Costa do Sauípe e a Praia do Forte que também agradam e Fortaleza, no Beach Park, que garante a diversão da família toda”, aponta.