Cada vez mais se encontram fanáticos por musculação. Deixar os músculos definidos e tonificados é só começo. "Há um aumento de gasto calórico durante o exercício e o ganho de massa magra acelera o metabolismo, fazendo o corpo funcionar de maneira mais eficiente", explica o educador físico Otávio Stawinski Junior. E esses benefícios vão além. A musculação...
Acelera o metabolismo
Que tal emagrecer mesmo fora da academia? A musculação torna isso possível, pois o tecido muscular continua gastando energia mesmo quando estamos parados. O mesmo não acontece com o tecido adiposo. Praticar musculação aumenta o tamanho dos músculos e diminui e quantidade de gordura do corpo. Isso faz com que o nosso organismo fique mais eficiente já nos primeiros dias de treino.
Deixa o corpo mais jovem
Tanto homens quanto mulheres começam a perder massa muscular mais acentuadamente a partir dos 30 anos de idade. Esse processo pode causar falta de equilíbrio e diminuir a coordenação motora em idosos que não praticam atividades físicas. Para ficar com as funções do corpo intactas e com a aparência mais jovem, fazer aulas de musculação quatro vezes por semana é o suficiente. Além de barrar o processo de perda muscular, fazer musculação também combate a formação de acúmulo de gordura, processo mais comum depois dos 30 anos de idade e que deixa o corpo com aparência de mais velha.
Perda de gordura e ganho de músculos
Quem está começando a praticar musculação pode ganhar peso. Há um aumento na massa muscular antes da perda de gordura, já que esse tipo de exercício aumenta a circulação e a retenção de líquido nos músculos. Depois de quatro semanas, já é possível notar a perda de gordura. Essa troca, além de propiciar a perda de peso e deixar os músculos mais aparentes.
Protege os ossos
Os músculos servem como um colete para o nosso esqueleto. Quando nossa musculatura está em forma e tonificada, as chances de fratura óssea são menores. Ela também diminui as chances de osteoporose, já que, quando fazemos exercícios intensos, há absorção de cálcio pelos ossos. Ter músculos mais preparados protege as articulações, evitando torções e lesões causadas por outros exercícios.
Trabalham grandes grupos musculares
A musculação trabalhar de maneira intensa grandes grupos musculares, e não apenas músculos específicos. Exercícios como o leg press trabalham um grande número de músculos, gastando mais energia e, conseqüentemente, queimando mais calorias.
Coração mais forte
Quando os exercícios conseguem trabalhar vários grupos musculares, eles melhoram também o funcionamento do coração, protegendo o organismo de doenças cardiovasculares. Exercícios intensos controlam a pressão sanguínea, combatem o colesterol, além de deixar o coração mais ativo e saudável.
Ajuda a fazer amigos
Ir à academia não é apenas bom para o corpo, é bom também para a mente. Como é um lugar onde a maioria das pessoas tem objetivos semelhantes, elas conseguem conversar e trocar experiências.
A grande desculpa....
A maioria das pessoas que nunca praticaram musculação colocam como desculpa o fato de que após alguns meses ou até anos praticando a musculação, e ao interromperem o treinamento, o corpo vai adquirir uma forma flácida e “gelatinosa”, como se houvesse um retrocesso em todo trabalho feito anteriormente. Ora, como tudo na vida, quando paramos de fazer algo em que estamos habilitados para fazer, há um processo natural de regressão, ou seja, se paráramos de praticar musculação, é obvio que nossos músculos voltam a ter o aspecto anterior quando éramos sedentários. E isso acontecerá com qualquer valência física no nosso organismo, como força, flexibilidade, resistência aeróbica e até orientações psicomotoras.
Otávio Stawinski Junior
Educador Físico com pós graduação em treinamento
desportivo, com 25 anos de experiência na Academia Simbiose