Entre uma conversa no telefone para decidir os últimos detalhes da inauguração do novo espaço do Misô e uma troca de olhares com o pai, Verni José Dias, o jovem empresário Luan Chagas Dias, de 26 anos, começa a contar sua história com o mundo dos sushis. Ele trabalhava como técnico em radiologia e abandonou a faculdade de Arquitetura para se dedicar integralmente ao restaurante. Hoje, além de proprietário, Luan é sushiman é do Misô.
A história da família Chagas Dias com a mais famosa comida japonesa começou em julho de 2014 quando Luan entrou de sócio no Misô. Alguns meses se passaram e os pais de Luan, para ajudar o filho, também entraram na sociedade.
Dali em diante, a família começou a trabalhar junto. O restaurante é referência em atendimento e qualidade para Passo Fundo e região. “O tamanho do sushi e o bom atendimento são os diferenciais do Misô”, diz Luan.
Já Verni acredita que o sucesso do restaurante está ligado ao atendimento. “Os clientes me falam no caixa: 'vocês são top, continuem assim', então isso nos motiva a continuar e ampliar o nosso espaço para atender melhor”, comenta.
A mãe de Luan, Jane, que é gerente do Misô e também trabalha na cozinha no preparo dos pratos quentes, diz que quando tudo começou, há cerca de três anos, era tudo novidade, pois ela não trabalhava com restaurantes até então. “É cansativo mas é muito prazeroso também”, comenta Jane.
Ingrediente Tradicional
A origem do nome misô remete à um importante ingrediente da cozinha japonesa. O 'miso' ou 'missô' é feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com a mistura de sal. Como resultado, surge uma pasta usada para dissolver em água quente vegetais e legumes. Outro nome dado ao ingrediente é pasta de soja.
Ambiente Diferenciado
Quem conheceu o antigo Misô, na rua Moron, sabe que o ambiente era diferenciado. Haviam papéis que revestiam as mesas com explicações sobre os pratos disponíveis no local. Dicas de bebidas e curiosidades também podiam ser vistas por quem sentava-se à mesa para degustar as iguarias
Novo endereço
Para melhor atender a demanda de sushi lovers de Passo Fundo, a família resolveu apostar em uma mudança de endereço. “Mudamos para dar mais visibilidade para o Misô, para que pessoas que antes não iam no antigo endereço possar estar e ter uma experiência diferente comendo os sushis”, fala Luan.
Após planejamento e muita discussão, Luan e os pais, com espírito empreendedores, foram para um espaço localizado na Rua Fagundes dos Reis, onde, segundo eles o Misô estará mais próximo do centro da cidade.
Jane acredita que o sucesso do restaurante, ainda localizado na Rua Moron, foi o impulso necessário para a mudança de endereço. “Tanto deu certo lá no outro que hoje estamos em um novo local, para servir melhor o cliente, atender melhor”, reforça a gerente.
No entanto, sem perder à ligação com as origens, o restaurante vai continuar ofertando a tele-entrega de Sushi. “O início era só tele-entrega e vamos manter isso”, diz Luan.
O número de funcionários do estabelecimento também vai aumentar: de 12 para aproximadamente 20 com a mudança de local. Luan ressalta que esse aumento é para dar mais atenção ao público, como uma forma de agradecimento aos clientes pela confiança e credibilidade no sushi.
Nova Fase
Mais um capítulo da história do Misô foi escrito na noite de terça-feira, 05. Rodeado de amigos e clientes, a família inaugurou o novo espaço do restaurante. A nova casa do Misô tem capacidade para ceca de 130 pessoas. Para compor este momento, a família empreendedora criou o projeto Misô Music, que visa proporcionar aos clientes uma experiência diferenciada com a house music, em sintonia com a gastronomia típica do restaurante. Para Luan, o dia foi de muita correria. “Estou feliz, expectativa a mil, que de tudo certo nessa nova fase”, finaliza.