O gosto da tradição gaúcha

Há mais de 35 anos, a Churrascaria Planalto preserva e cultiva as tradições gaúchas

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

O ano era 1982. Um casal de Arroio do Meio, no interior gaúcho, fez as malas e decidiu que Passo Fundo seria o destino e o lugar de uma nova vida. Carlos e Olinda Muttoni trouxeram para o município um negócio que é tradição da família: uma Churrascaria. E isso não é modo de dizer, já que, na época, familiares do casal trabalhavam no ramo em diversos estados brasileiros. Na década de 1980, faltava Carlos abrir o seu próprio negócio.

E não demorou muito para isso. Pouco depois de chegarem a Passo Fundo, a vontade de empreender e de preservar uma das maiores tradições do Rio Grande do Sul fizeram Carlos e Olinda abrir a Planalto, que segue no mesmo lugar desde a inauguração: no km 1 da ERS-153, no bairro Jerônimo Coelho.

Desde então, Carlos e Olinda se dedicaram ao negócio, que prosperou e continuou sob administração da família. No entanto, depois de uma longa caminhada de trabalho e crescimento da Churrascaria, “Seu” Carlos resolveu que era hora de descansar. Das duas filhas, apenas uma decidiu tocar a empresa adiante. Carla Muttoni Spalding chegou com 7 anos em Passo Fundo, junto com os pais. É ela agora quem administra a casa.

Antes de se dedicar ao mundo do churrasco, Carla formou-se em administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e chegou a trabalhar em outras áreas. No entanto, o amor pelo negócio criado pela mãe e pelo pai falou mais alto e, em 2010, ela assumiu a gestão total da empresa. “Eu tive dois exemplos muito grandes: a postura do meu pai em relação aos negócios e a força de vontade da minha mãe em relação ao trabalho. Levo isso sempre comigo. A determinação que minha mãe tem em trabalhar e a visão de negócios do meu pai são os valores que eles me deixaram de herança”.

Carla é mãe de duas meninas, Júlia, de 15 anos, e Laura, de 12. Ela diz que as meninas já participam da vida da Churrascaria e preferem estar lá quando não têm outros compromissos. Dessa forma, o amor pelo negócio continua, de geração em geração. Quem participa também de forma ativa na Planalto é o marido de Carla, com quem está casada há 18 anos.

O jeito ‘família de ser’ foi outro ponto herdado dos pais. Os 15 funcionários fixos e mais os 30 que trabalham nos finais de semana são a segunda família de Carla. O tratamento entre eles nunca foi diferente disso. “No momento em que eu comecei, eu comecei com a família Planalto. Não era nem a Churrascaria, mas sim a família. De lá para cá, fui modificando o que me incomodava, mantendo as coisas boas e, desde então, estamos nesse processo de modificação e crescimento”, conta.

Para continuar nesse processo de crescimento, a empresa passa, há cerca de dois anos, por reformas na estrutura. Segundo Carla, ainda virão outras para selar a Churrascaria Planalto como referência em churrasco e tradição gaúcha na cidade. “Eu trabalho de segunda a segunda e amo de paixão o que faço. Gosto de inovações, gosto de trabalhar com coisas diferentes, com o inusitado”, comenta ela.

 

O DIFERENCIAL DA PLANALTO

Por estar sempre atenta às novidades do mercado e com vontade de prestar o melhor serviço ao cliente, Carla decidiu por implementar no calendário da Churrascaria eventos e ações comemorativas a cada mês do ano. “Por exemplo, em março temos o mês da mulher e nele trabalhamos todo o cardápio voltado ao mundo feminino, desde drinks essenciais até brincadeiras. Maio é o mês das mães. Então realizamos ações voltadas a elas. Em agosto, a comemoração do Dia dos Pais; Em setembro, realizamos a abertura da Semana Farroupilha; em outubro, a programação é para as crianças; E em dezembro, encerramos o ano, com a data mais próxima do Natal”, diz a empresária.

 

Sobre setembro, o mês que relembra a Revolução Farroupilha, a programação é especial. “No dia 4 é feita a abertura da Semana Farroupilha e trazemos invernadas artísticas, assamos um ‘costelão’ durante 12 horas, há um gaiteiro que anima o almoço e o jantar dos clientes”. Mesmo sem data comemorativa, os funcionários do estabelecimento são um diferencial no atendimento: eles trabalham com a vestimenta tradicional do gaúcho, um jeito de manter viva e sempre ativa a cultura gaúcha.

 

CARINHO PELO CLIENTE

 

Carla acredita que, apesar de o mundo caminhar para um sistema mais ‘self-service’, onde o consumidor realiza o próprio atendimento, o que torna as pessoas mais próximas é o contato. “Herdei isso do meu pai e tenho certeza que é o que garante o diferencial oferecido pela Planalto. Concretizado na atenção e carinho que nossa equipe dispensa aos clientes  ao servirmos as mesas”. 

Ela ainda comenta que o servir a mesa é um comportamento que deve passar uma energia boa ao cliente, mesmo que ele esteja em um dia ruim ou com preocupações na cabeça. “Os nossos funcionários são treinados para servir o cliente da melhor maneira possível. Aqui ele é cuidado, tratado com respeito, muito bem-vindo e pode almoçar ou jantar tranquilo. É um momento só dele”, finaliza. 

 

CHURRASCARIA PLANALTO

 

Rod RS-153, Km 1, s/n - Jerônimo Coelho, Passo Fundo

Telefone(54) 3314-1714

 

Aberto todos os dias ao meio dia e de terça à sexta-feira a noite.

 

Facebook: Churrascaria Planalto 

Gostou? Compartilhe