Os cabelos para uma mulher podem representar a auto-estima e a beleza. Na eterna busca pela juventude, diversas mulheres recorrem aos salões e a procedimentos estéticos para esconder os fios brancos e rebeldes que aparecem na cabeça. Para muitas, a chegada dos cabelos brancos pode ser sinal de que o relógio biológico está mais adiantado, que a idade já bate à porta. Para outras, os fios brancos são sinal de liberdade.
Transformação
A jornalista Fabíola Formigheri conta que desde os 12 anos os cabelos brancos já eram vistos. “Quando eu terminei o ensino médio, eu tinha o cabelo comprido, na cintura, e as pessoas me perguntavam onde que eu tinha feito luzes brancas, pois naquela época não existia, era inteiro o meu fio branco”, lembra. Aos 20 anos, a jornalista começou a pintar os cabelos, para tentar esconder cabelos brancos, mas diz que por não querer estar muito tempo envolvida em salões de beleza, pois teria que voltar ao cabeleireiro com uma certa frequência e também por não querer ser loira, decidiu apenas por descolorir para castanho claro.
Depois, optou pelo ruivo. No entanto, mesmo que ela pintasse de qualquer cor o cabelo, sempre haveria o contraste com a raiz branca com o restante do cabelo. Começou então o processo de Fabíola para deixar os fios brancos e naturais tomarem conta da cabeça. “Comecei a ver que o branco já estava com mais aceitação e fiquei curiosa para saber como era o meu fio na realidade, o que eu sou era o que estava debaixo da tinta. Então eu vou tentar ver quanto de branco eu tenho”. Ela platinou o cabelo e para a própria surpresa gostou do resultado, gostou de estar loura. Foi deixando o cabelo crescer e passando um shampoo específico. Há cerca de um no Fabíola está nesse processo de transformação e precisou cortar as madeixas.“Fazem dez dias que tirei a tinta que ainda restava no cabelo e estou com ele todo natural, estou curtindo muito”.
Aceitação
Etelvina da Rocha Schmidt, de 51 anos, tem cabelo branco desde a adolescência. Com aproximadamente 15 anos os primeiros fios que destoavam da coloração original apareceram. A funcionária pública conta que, em determinadas épocas já pintou os cabelos para cobrir os fios brancos, mas hoje não faz mais isso. Etelvina destaca que dependendo do shampoo que utiliza para lavar os cabelos, os fios ficam mais escuros ou mais claros. “As vezes as pessoas dizem para eu pintar os cabelos mas eu digo: ‘Eu não me meto no jeito que vocês usam o cabelo de vocês, me deixem com os brancos!’ Eu adoro meus cabelos!”, diz.
O que diz o especialista
O cabeleireiro Manno Escobar diz o cabelo branco, por não ter melanina, precisa ser mais hidratado. A dica, é sar uma boa máscara, pelo menos uma vez por semana e bons produtos. Também é indicado um matizador, mas o uso não deve ser frequente, pois o cabelo pode ficar muito ressecado após o uso.
Mas, Manno destaca que as duas dicas fundamentais são manter um corte e uma maquiagem no rosto.
O que dizem os médicos
O embranquecimento dos cabelos, segundo a dermatologista Ana Cristina Dengo, é natural e fisiológico e acompanha o processo de envelhecimento dos seres humanos.No entanto, ela diz que as causas ainda não são totalmente compreendidas do porque esse processo ocorre.
Como no caso de Etelvina e Fabíola, que experimentaram esse processo de forma prematura - antes dos 45 anos - os fatores podem estar ligados a doenças de base ou ainda hereditários. "A canície [como é chamado o processo de embranquecimento dos cabelos] prematura pode ser consequência de algumas doenças como o hipotireoidismo e o vitiligo, pode ser causada por deficiência de vitamina B12 ou zinco ou ainda por medicações, como a cloroquina e alguns quimioterápicos. Entretanto, a maioria dos casos parece ser de origem genética e sem associação com problemas de saúde", diz.