“Love is in the air”. A famosa frase em inglês, “o amor está no ar” pode referir-se ao amor que Kárem Ascenço Ceolin tem pelo inglês, que, influenciada pela mãe, mesmo sem ser fluente, sempre gostou da língua. “Minha mãe sempre brincava de falar inglês conosco e eu brincava de dar aulas. Ela nos incentivou muito”, conta.
Kárem cursou Letras com especialização em inglês na Universidade de Passo Fundo (UPF) e, em 1991, começou a dar aulas, inicialmente para o ensino fundamental, séries iniciais e, logo em seguida, quando se formou, já partiu para o ensino do idioma. Em 2011 estudou na Milner School of English em Londres. De 2012 a 2016 frequentou as aulas na LTC também em Londres e, em 2017 na LSI. Para 2018, já está inscrita, juntamente com seu grupo de intercambistas para as aulas de inglês na escola Edward Language School.
Natural de Três Passos, cidade do interior gaúcho, a professora, aos dez anos fez morada em Passo Fundo após seu pai, que é militar da reserva, ser transferido para a cidade.
Mãe de dois filhos, Lucas de 20 anos e Arthur de 17, Kárem deu aulas nos colégios Menino Deus e Notre Dame, e, neste último, permaneceu no quadro de professores por mais de quinze anos. Em 1994, ela passou em um concurso público do Estado e conciliou as aulas em colégios particulares com o público. Atualmente é professora titular de Língua Inglesa do Colégio Tiradentes, da Brigada Militar de Passo Fundo.
No entanto, Kárem sempre quis ter a sua própria escola de inglês, onde pudesse se dedicar ao idioma pelo qual é apaixonada desde criança. “Eu tinha um sonho de abrir uma escola e aí, em 1996, nas horas em que tinha folga das escolas do Estado e do colégio particular, eu comecei com a Open Way, na época era só uma sala pequena com um banheiro e aos poucos foi crescendo”, relembra.
A Open Way, que atualmente conta com cerca de 100 alunos só na modalidade “Curso de Idiomas”, teve seu início somente com o inglês, mas Kárem percebeu que estimular uma outra língua poderia ser uma forma de presentear seus alunos. “Quem se matricula no inglês, ganha um segundo idioma para aprender. Começamos oferecendo o francês, por ser um idioma charmoso e diferente do que as outras escolas estavam oferecendo e depois inserimos o italiano”.
Hoje, as duas línguas já contam com três turmas cada e a procura pelo ‘plus’ no aprendizado cada vez aumenta mais. Segundo ela, a expectativa é para o ano que vem abrir turmas de alemão.
Open Way prepartório Tiradentes
Com a chegada do Colégio Tiradentes em 2009 na cidade, Kárem viu a necessidade de auxiliar os alunos que desejavam estudar no Colégio Militar e não tinham no município de Passo Fundo uma preparação adequada. Assim, foi criado o Curso Preparatório para ingresso no Colégio, onde foram os pioneiros a preparar alunos tanto para a prova teórica quanto para a prova física.
Todo o suporte necessário é dado aos alunos a cada etapa vencida até chegar a aprovação. O colégio militar tem uma prova concorrida e de acordo com estimativas da instituição, para este ano, são 14 alunos que disputam por apenas uma vaga para cursar o ensino médio. “Temos o curso preparatório desde 2012 e a procura é muito grande, principalmente por estudantes da região. No último concurso, cerca de 50% das aprovações saíram da Open Way, e no ano de 2016, o 1°, 2° e 4° lugares foram alunos Open Way, sendo que todos os anos obtivemos excelentes índices de aprovações.”
O preparatório, assim como toda a trajetória da Open Way, começou pequena e aos poucos foi crescendo. Com muita dedicação dos professores e funcionários, o curso conta com três turmas e cerca de 105 alunos na modalidade.
Ambiente de aula e de família
A família de Kárem também é presente na vida da Open Way. O filho mais velho, Lucas, há cerca de ano tornou-se professor e, paralelo ao curso de medicina na Imed, ajuda a propagar o amor pelo inglês. Já o filho mais novo Arthur, que está concluindo o ensino médio no Colégio Tiradentes e o marido de Kárem, Volnei, que é major da Brigada Militar, são alunos do curso. “Meu marido é e sempre foi meu maior apoiador e incentivador, ajuda pensar, tem olhos clínicos, é empreendedor, está envolvido em todos os acontecimentos da Open Way. Sem ele a Open Way não seria o que é”.
Agência de viagens e intercâmbios
Outro desejo realizado foi a criação e a estruturação da Agência de Viagens: a ‘LA Viagens e Turismo’. O nome da agência foi inspirado nos nomes dos filhos Lucas e Arthur. A agência realiza viagens nacionais e internacionais, individuais ou em grupos. “Já montamos e organizamos vários roteiros para grupos personalizados dentro os quais podemos destacar, Itália, Machu Picchu, Miami, Nova York, Porto Seguro, Natal, Beto Carrero, Capão da Canoa, Buenos Aires, entre outros.”
Para que almeja viajar para os Estados Unidos, Canadá, Austrália, e outros paises, a LA Viagens também oferece auxilio na ‘pré-viagem’: passaporte, visto, tips, programação. “Por ser uma agencia multimarca, trabalhamos com as mais diversas operadoras de turismo do Brasil.”
Descubra a Europa
O intercâmbio “Descubra a Europa” é um projeto de intercâmbio que acontece desde 2011 e o diferencial é que a própria Kárem leva e acompanha o grupo durante todo o período no exterior. “O nosso intercâmbio é de um mês na Europa: ficamos uma semana em Paris, depois duas semanas em Londres com aulas e passeios culturais e terminamos em Edimburgo, na Escócia”. Outro diferencial do intercâmbio da Open Way é que as aulas acontecem na capital: Londres e não em cidades do interior. “Temos muito para ver e fazer em Londres durante os 15 dias que lá estamos”.
Nos finais de semana, o grupo viaja com ônibus fretado ou trem para lugares menores como Cambridge, Bath, Liverpool ou outros, conforme o roteiro montado para cada ano. Ela também salienta que os intercambistas ficam hospedados em casas de família, o que estimula a prática do inglês e o convívio com a cultura local.
Na escola, em Londres, os participantes passam por um teste de nivelamento e ao final do curso recebem um certificado internacional de acordo com o nível de cada um. Os intercambistas são pessoas de oriundas de Passo Fundo e região. O grupo que embarca em janeiro próximo conta com 42 participantes de Passo Fundo, Ijui, Crissiumal, Porto Alegre, Camboriu, Livramento e alguns de Riveira, Uruguai.
Easy Disney Open Way & LA Viagens e Turismo
Outro sonho realizado foi a criação do projeto Easy Disney. Todos os anos, nas férias de Julho, Kárem organiza e conduz grupos até os famosos parques da Disney e Universal em Orlando. “Alunos e famílias que desejam divertir-se são convidados a vir conosco. Levamos somente adolescentes e ou também a família toda, pois nosso lema é ‘Não mande seu filho a Orlando, vá com ele”.
Este projeto oferece um pacote completo com todos os parques de Orlando, jantares, transfers e sobretudo, o que Kárem destaca como o melhor: que é o acompanhamento personalizado. A professora acompanha os grupos desde o início da viagem, o que deixa os pais, que não foram juntos tranquilos. “E os que foram...venha junto e descubra!”, finaliza.