Não importa quantos pratos acompanhem a ceia de Ano Novo, o tradicional está sempre lá: lentilha, carne de porco e uma variedade de frutas. Mas como todo bom costume, sempre há uma história por trás dessas superstições centenárias. Entenda por quê você prepara e come esses pratos em todo Réveillon.
Porco/Leitão
O porco está sempre andando e fuçando para frente, por isso há uma crença de que é um animal que representa a prosperidade, que vai ajudar no progresso do ano que inicia. Além do mais, a gordura abundante remete à fartura.
Lentilha
A lentilha é vista como um símbolo de boa sorte e riqueza. Acredita-se que deve ser o primeiro alimento a ser consumido, logo após a meia-noite, para assegurar que não falte dinheiro à família, os grãos remetendo ao formato de moedas.
FRUTAS
Uva
A fruta mais tradicional da ceia. É conhecida por garantir a prosperidade e boa sorte, sendo necessário comer pelo menos 12 uvas, uma para cada mês. Uma tradição antiga diz que a doçura de cada uva determinará como será cada mês: se a quinta uva for mais doce, por exemplo, isso indica que o mês de maio será um bom mês.
Melancia
Acredita-se que a melancia é símbolo de fartura e prosperidade e por ser uma fruta muito suculenta, é utilizada inclusive nas regiões mais secas da África como fonte fonte de água, e por isso é símbolo da vida.
Romã
Símbolo de fertilidade e fartura, a romã é considerada uma planta mágica, antigamente cultuada em civilizações do oriente pelos seus poderes de atrair riquezas para aqueles que a cultivam. Representa também o nascimento e a abundância.
Nozes e castanhas
Trazidas por imigrantes árabes ao país, esses frutos são conhecidos por garantir fartura e são geralmente consumidos como petisco, para dar aquela enganada no estômago até a hora da ceia.
O que não comer!
Aves
Nem pense em colocar na ceia de Ano Novo carne de frango, peru ou qualquer tipo de ave. Esses animais ciscam para trás e indicam retrocessos e atrasos.
Frutas com espinhos
Evite frutas espinhentas, como o abacaxi, pois estas indicam sofrimento e dificuldades no ano que virá.