Paixão em educar

A Escola Bom Pastor carrega uma história que traduz o amor pelo ensino e dá boas-vindas à sua casa nova

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Bom Pastor abriu oficialmente as portas de sua nova casa. A Escola, que carrega orgulhosamente o compromisso com a educação e o desenvolvimento das crianças, foi fundada em 1992, oferecendo inicialmente a Educação infantil e, 25 anos depois, passou a atender crianças que frequentam do 1° ao 2° ano do Ensino Fundamental, chegando no ano de 2018 com mais uma novidade: agora atenderão também crianças do 3° ao 5° ano, além do berçário, que recebe bebês a partir dos 3 meses de idade. O comprometimento com as famílias fica claro na ênfase dada às necessidades das crianças, buscando envolver-se efetivamente com suas rotinas, organização e hábitos saudáveis, respeitando suas identidades.

A Bom Pastor oferece turno integral, no qual os alunos podem passar manhã e tarde se dedicando à aprendizagem e também à sociabilização com os colegas. A Escola proporciona um ambiente seguro, pensado para acolher, ensinar e estimular os alunos, fazendo jus à missão da instituição, que tem como objetivo garantir uma educação progressista, potencializar a autonomia responsável e formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade humanizada e sustentável, crendo na interação entre as experiências vividas pelos estudantes e a mediação dos conhecimentos sistematizados, tudo isso aliado a um ensino personalizado, permitindo, dessa forma, o desenvolvimento completo dos estudantes.

Uma das garantias do sucesso no desempenho da Bom Pastor é o foco nos cinco valores que acompanham desde sempre o crescimento da Escola, sendo eles:

  1. Inovação, visando novidades na área educacional e tecnológica, qualificando ainda mais a aprendizagem;
  2. Autonomia, criando estratégias de ensino que potencializem a autonomia de pensar, de agir e de se relacionar de forma responsável e consciente;
  3. Conhecimento, mediando experiências vividas pelos estudantes e interagindo diretamente com habilidades e competências fundamentais para o desenvolvimento dos conhecimentos sistematizados;
  4. Afetividade, cultivando relações de afeto através de sentimentos e atitudes que desenvolvam valores para a formação integral do aluno;
  5. Interação entre família e escola, com uma parceria que gera uma interação respeitosa e solidária no desenvolvimento das ações educacionais da escola.

A instituição não mede esforços ao oferecer atividades e esportes que vão além do tradicional. A Diretora Daiane Henrich afirma, convicta: “Buscamos, com todo este investimento, integrar cada vez mais a educação e o conhecimento, mudar metodologias, personalizar a aprendizagem e dinamizar o ensino”. Entre as aulas, o estudante entra em contato com atividades que incluem musicalização, informática, inglês, educação física e estimulação com psicomotricidade - ou seja, a integração das funções motoras e psíquicas para um melhor desenvolvimento do sistema nervoso -, capoeira, expressão corporal e oficinas de artes e reciclagem. Além de todas essas atividades, que contribuem enormemente para o progresso dos alunos e cria uma consciência coletiva, além de incentivar o gosto pela cultura, a Bom Pastor ainda oferece a possibilidade do aluno de participar de um grupo de danças tradicionalistas, ballet, natação e futebol - não vai faltar atividades para os pequenos! Algumas mães, que aguardavam ansiosas pelam saída dos filhos na entrada da Escola, contaram que as crianças se adaptaram muito bem. “É uma escola que abraça a gente com carinho”, afirma Andreia, mãe de um dos estudantes de apenas 4 anos.

Uma grande preocupação dos pais na hora de decidir qual escola vai acolher seus filhos é a segurança e a Escola Bom Pastor prioriza esse quesito: a segurança é uma preocupação constante, sendo investido continuamente em processos que garantam a tranquilidade da comunidade educativa. Andreia conta que a Escola cumpre seu papel “tanto na parte estrutural quanto na emocional”, sendo complementada por Eneli, mãe de um estudante de 3 anos, que afirma: “Eu visitei outras escolas e achei essa a melhor, foi onde eu me senti segura de deixar meu filho”. Por isso, se o estudante chegar atrasado ou, por alguma eventualidade, precisar sair antes do término das atividades, a escola deverá ser comunicada através da Agenda Escolar do Estudante, ferramenta essencial que a Escola incentiva o aluno a manter sempre consigo, pois facilita e é um dos principais recursos na comunicação entre família e Escola. Dessa forma, não é permitido que o aluno saia sozinho ou sem autorização, contando com a supervisão de porteiro e câmeras de segurança, além disso, o uso do uniforme é obrigatório, tanto dentro da escola quanto em atividades externas que envolvam a instituição, para que seja possível fazer a identificação dos estudantes e até evitar que eles acabem perdidos em meio a outras crianças.

E as atividades não se restringem apenas ao ano letivo: do início de janeiro ao início de fevereiro, os pais podem contar com uma Colônia de Férias, garantindo que os estudantes permaneçam ativos mesmo durante o recesso de verão, além do mais, a atividade também é uma boa forma de adaptação aos alunos que estão para iniciar pela primeira vez na Bom Pastor, se ambientando ao local e também conhecendo os profissionais que estarão diariamente envolvidos na sua educação, o que acaba também tranquilizando a família.

E as novidades não param por aí: os planos para 2019 já estão em curso e a Escola Bom Pastor pretende incluir alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental em sua estrutura, expandindo ainda mais seus trabalhos e garantindo, com muito amor e dedicação, a formação de cidadãos cada vez mais completos.

Gostou? Compartilhe