Depois de três meses sem feriados nacionais no Brasil, o Dia da Independência do país chega para quebrar esse ciclo. Neste ano, a data de 7 de setembro cai justamente em uma sexta-feira. Perfeito para quem quer curtir o inverno viajando, não é mesmo?! Assim, é possível prolongar o fim de semana e ter um descanso, mesmo se você não tem direito a férias neste período, turistando em lugares pertinho daqui. Por isso, separamos algumas sugestões de destino gaúchos ideais para viajar com amigos, família ou até mesmo curtir a própria companhia. Já vale a pena se programar!
Gramado
Quando o assunto é turismo no Rio Grande do Sul, Gramado é uma das primeiras cidades a vir à cabeça. Não é à toa, o passeio é mesmo imperdível, ainda mais para casais - a cidade tem um ar bastante romântico. Colonizada por alemães e italianos, o destino é perfeito para apreciar o charme do inverno gaúcho com arquitetura, paisagem e gastronomia de tirar o fôlego, em uma cidade que parece ter sido tirada de um filme.
Bento Gonçalves
A cidade é uma ótima opção para os amantes de vinho e espumantes, já que é conhecida justamente por suas inúmeras vinícolas. A colonização italiana fica evidente nos detalhes locais, como a gastronomia, a arquitetura, as tradições e o charme propriamente europeu. Vale a pena também reservar um tempinho para o passeio de Trem Maria Fumaça, em um caminho cheio de histórias marcantes que contam como foi a chegada dos imigrantes italianos na Serra Gaúcha. O passeio preserva viva as tradições de nossos antepassados com muita música, teatro e degustação de comidas e bebidas.
São Miguel das Missões
O pequeno município de São Miguel das Missões, com apenas cerca de oito mil habitantes, é uma boa opção para quem não quer visitar os já clássicos destinos da Serra Gaúcha. Lá, está localizado o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo: um conjunto de ruínas antigas, que representa um dos principais vestígios das Missões Jesuítas no Guarani. O espaço foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983. À noite, de terça-feira a domingo, um espetáculo de som e luz apresenta a história do lugar. O sítio conta ainda com o Museu das Missões, que abriga estátuas de imagens sacras feitas pelos índios Guarani.