OPINIÃO

Uma praça, muitas histórias

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A repercussão acerca da revitalização da Praça Flores da Cunha, pautada na última coluna, revela a importância que o logradouro tem para a comunidade de Getúlio Vargas. Na primeira reunião realizada com os integrantes do Conselho Municipal do Turismo, o prefeito Maurício Soligo (PP) anunciou que a recuperação será em etapas. A decisão é mais do que acertada e deve ter sido levado em conta que além dos seus 10 mil metros quadrados, a praça está distribuída em três patamares e conta com inúmeros ambientes, dentre os quais o espaço do chafariz, ladeado pelo busto do patrono do município e sua carta testamento. No centro da praça o monumento da cuia e a placa com a histórica frase “Ou desta jornada se volta com honra ou não se volta”, dita e repetida durante a chamada Revolução de 1930.


II - Com a restauração das calçadas portuguesas previstas ainda para este ano, as obras vão se estender até 2024, quando o município estará completando 90 anos. Os valores dos recursos garantidos até o momento já foram registrados neste espaço. A ideia da administração municipal em submeter os projetos técnicos, que vão levar a assinatura da arquiteta Mariane Schirmbeck Horn a comunidade, recebeu aplausos. Além do paisagismo, tipo de vegetação, iluminação, fonte do chafariz, piso, placas indicativas, videomonitoramento, pintura, coreto, canteiros, pracinha de brinquedos, entre outros, foi anunciado nesta semana que a cobertura do calçadão e seu piso serão recuperados ou substituídos. O marco zero, que por décadas ficou escondido, deverá receber uma placa informativa com dados históricos.


III - No apagar das luzes do século passado, um clube de serviço local convidou profissionais para que elaborassem um projeto para a Praça Flores da Cunha. Eles chegaram a ser apresentados à comunidade, mas nenhum deles foi implementado. Na oportunidade o arquiteto Mauro Kohlrausch solicitou a este escriba um histórico do logradouro. A pesquisa junto as fontes disponíveis resultaram no artigo que intitulei “Uma Praça chamada 30 de Abril”. Sim este era o nome da praça, ou ao menos do espaço reservado ainda em 1909 pelo engenheiro Severiano de Souza e Almeida para a mesma. O nome do logradouro, em homenagem a data de emancipação do município de Erechim, que teve sua sede instalada em Paiol Grande, era considerada uma afronta à comunidade local. Em outubro de 1933 o prefeito nomeado Amintas Maciel, aceitou o pedido das lideranças do 2º Distrito e alterou para Praça General Flores da Cunha, que era então o interventor federal no RS.


# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas aprovou por unanimidade o projeto de Lei Legislativo que dispões sobre a denominação de ruas no Loteamento Felicita do Bairro Santa Catarina.

# Foram homenageados com nome das Ruas: Dr. Gessé Luiz Granella; Olina Maria Rigo; Eduardo Pereira; Mario Freitas Arruda; Dorvalino Rigo; Celso Airton Beck; Guilherme Vicenzi, e Ambrósio Falkoski.

# Ainda uma das ruas recebeu o nome “das Hortênsias”, e do total de nove apenas uma mulher foi homenageada.

# Elas ainda cabem nos dedos das duas mãos, mas aos poucos vão recebendo a devida homenagem pelo trabalho prestado ao longo de suas vidas.

# A ex-vereadora Cleonice Forlin (MDB), que foi presidente da Câmara por mais de uma vez, e que tem duas correligionárias na atual legislatura, levantou esta bandeira inúmeras vezes.

# Os dirigentes dos partidos da aliança que reelegeu Maurício Soligo (PP) e Elgido Pasa (PP) nas eleições do ano passado foram convidados para uma reunião no gabinete.

# Na oportunidade os anfitriões apresentaram o Programa Avança + Getúlio Vargas, que objetiva modernizar a administração do município de Getúlio Vargas e facilitar o acesso a informações à comunidade.

# O referido programa prevê o incentivo a geração de emprego e renda através de ações de auxílio a empresas para instalação e manutenção das atividades.

# No encontro que contou com a presença da secretária Tatiane Giaretta, titular da pasta da administração, as ações estratégicas para 2021 - 2024, que levam em conta o plano de governo e as promessas de campanha, foram apresentadas.

# Soligo e Pasa também apresentaram aos dirigentes dos partidos as ações realizadas nestes primeiros dez meses de governo.

# Presentes Dejanir Rodrigues (PDT), Italo Marcon (PSD), Ramão Pedroso do Prado (PSL), Gilberto Zanellato (DEM), Ricardo Novelli (Republicanos) e Pedro Tomelero (PTB).


Dito & Feito:


O deputado estadual Paparico Bacchi (PL) apresentou na noite de quarta-feira (13), em Estação, o projeto Município Empreendedor. A iniciativa vai dar suporte legislativo aos gestores dos municípios para ações voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas de

incentivo às atividades econômicas, tanto na área urbana quanto rural. O encontro, realizado no CTG Tropilha da Serra, reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, e lideranças locais e regionais

Gostou? Compartilhe