Na recente estada do deputado Paparico Bacchi (PL) no gabinete do prefeito Maurício Soligo (PP), empreendedorismo e projetos de infraestrutura da cidade de Getúlio Vargas e interior entraram na pauta. Na oportunidade, o prefeito anfitrião, que estava na companhia do vice-prefeito Elgido Pasa (PP) e do vereador Sérgio Lima (PTB), falou sobre a continuação do asfaltamento no Bairro Santa Catarina. E também do primeiro quilômetro da estrada que liga a sede do município ao Rio Toldo. Dos cinco distritos do município, que neste ano completa 87 anos, Erebango, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto se emanciparam. Os dois primeiros em 11 e 20 abril de 1988, respectivamente, e o último em 28 de dezembro de 1995. Com a conclusão das obras da ERS-475, entre Getúlio Vargas e Charrua, o Distrito de Souza Ramos foi contemplado pelo asfalto. Já os 20,5 quilômetros que separa o Distrito de Rio Todo de Getúlio Vargas irá receber seus primeiros mil metros de pavimentação.
II - Desde o início da colonização até a inauguração da RS-135, no alvorecer da década de setenta do século passado, era a principal via entre Erechim (atual Getúlio Vargas) e Paiol Grande (atual Erechim). O Rio Toldo viveu naquelas décadas o período áureo do seu desenvolvimento. A localidade está localizada no meio do caminho entre a sede dos dois municípios, a pouco mais de 20 quilômetros de cada um deles. Se os seus moradores podem percorrer em pouco mais de quinze minutos a RS-477, asfaltada há anos, até Erechim, o mesmo não ocorre com os residentes nas localidades dos quilômetros 5, 13, 16 e 20, e ainda da Linha Castilhos até Getúlio Vargas. Há anos, a empresa permissionária da linha de ônibus entre a cidade e o Distrito do Rio Toldo, encerrou o serviço. E nenhuma outra se habilitou, havendo apenas o transporte escolar. A importância econômica das propriedades rurais da área em questão pode ser comprovada nas imagens do satélite do Google Maps. E nos blocos dos produtores rurais.
III - A boa nova, que consta no plano de governo apresentado na eleição do ano passado pela chapa majoritária reeleita, ocorre no mês de aniversário do Distrito, que vai completar 55 anos na próxima segunda-feira (25). Quando do 35º ano de sua criação, o vereador Darci José Demarchi teve aprovado o projeto para denominar duas avenidas e sete de suas ruas. Além do autor do projeto, os colegas Cleonice Forlin e Vilson Doro integraram a comissão de trabalho. O Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas foi convidado, como era de praxe, para apreciar as indicações da comunidade e as biografias apresentadas. Aos trabalhos se juntaram duas professoras da Escola Estadual Rio Toldo e três lideranças locais. Os processo tramitaram entre junho e setembro de 2001, quando o projeto foi aprovado pela Câmara. Uma sessão solene realizada pelo Poder Legislativo, no dia do aniversário do Distrito, no Salão Comunitário do Rio Toldo, reuniu os familiares dos homenageados, autoridades e comunidade.
Curtas:
# O poder executivo de Sertão irá quitar nesta sexta-feira, as verbas rescisórias dos servidores demitidos em função da Emenda Constitucional 103/2019.
# O recente desligamento de servidores da prefeitura de Sertão, já aposentados, provocou reações diversas nas redes sociais.
# Os recursos indenizatórios são na ordem de R$1.050.00,00 e os pagamentos individuais podem chegar a R$70.000,00.
# Como em Sertão e tantos outros municípios, o governo de Ipiranga do Sul também teve que cumprir a decisão do STF, e no início de setembro desligou servidores que se aposentaram até 13 de novembro de 2019.
# Roberto Argenta, diretor presidente da empresa Calçado Beira Rio, esteve em Sertão na segunda-feira (18).
# Ele foi recebido pelo prefeito Edson Luís Rossatto (MDB), pelo vice-prefeito Volmir Bocalon (MDB) e pelo secretário municipal da Administração.
# O grupo empresarial comandado por Argenta, e que atualmente conta com cerca de 08 mil funcionários, está prospectando novos locais para empreendimentos.
# A rádio corredor vem noticiando ao longo da semana, que o empresário ficou impressionado com o potencial encontrado no município de Sertão, que além da localização estratégica junto a RS-135 conta com um parque industrial em expansão.
# A programação alusiva aos 87 anos do município de Getúlio Vargas e do Natal Espírito que Contagia, já foi concluída e está pronta para ser divulgada.
# A abertura deverá ocorrer no dia 05 de dezembro, no Calçadão da Praça Flores da Cunha, e a realização da Rústica Cidade de Getúlio Vargas.
# A tradicional solenidade de entrega do Troféu Destaque Econômico, realizada pelos poderes Legislativo e Executivo, está programada para a noite do dia 14 de dezembro, no Salão de Atos do Centro Administrativo.
# A programação ao longo da semana que antecede ao Natal será marcada por shows que contemplam todas as idades.
Dito & Feito
O carro elétrico já é uma realidade na vida de muitos e a tendência é de crescimento. Atendendo as demandas da comunidade local e regional, o Posto Oliveira, instalado na esquina da Av. Severiano de Almeida e da Rua Alexandre Bramatti, no centro de Getúlio Vargas, já oferece uma infraestrutura de recarga a veículos e motores movidos a eletricidade. O primeiro serviço foi prestado na manhã de quinta-feira (21). Adilson Oliveira, que adquiriu numa concessionária de Porto Alegre um automóvel Jac, 100% elétrico, se deslocou de Erechim para Getúlio Vargas especialmente para recarregar as baterias do veículo. Apontado como fundamental na redução dos impactos ao ambiente, diminuindo a emissão de poluentes, os veícu