OPINIÃO

Com os burros n’água

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A distância entre Getúlio Vargas e Charruas é de 25 quilômetros e pode ser percorrida na velocidade permitida em 23 minutos. As obras de pavimentação asfáltica do primeiro quilômetro entre as sedes dos dois municípios, foram concluídas no apagar das luzes do século passado. Entre o trecho inicial, junto ao Bairro São Cristóvão, realizado no governo de Antônio Britto (MDB - 1995 - 1999), e a conclusão e inauguração das obras da ERS - 475, na administração de Yeda Crusius (PSDB - 2007 - 2011), se passaram mais de dez anos. Até o início da década de setenta do século passado, quando da inauguração da RS-135 entre Erechim e Passo Fundo, a estrada era a principal ligação do Alto Uruguai com as demais regiões do RS.

II - Com uma população de 3.214 habitantes (2020 IBGE) e uma área de 198,7 Km², Charrua vai completar 30 anos em março próximo. Parte do seu território fez parte do município de Getúlio Vargas até o ano de 1955, quando foi incorporado à Tapejara. Até 1938, o antigo Distrito de Getúlio Vargas se chamava Sete de Setembro, e desde então adotou como topônimo a palavra tupi-guarani que significa “instrumento de trabalho”. Diferentemente do que ocorreu com as emancipações dos Distritos de Erebango, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto, e também do Bairro Estação Getúlio Vargas, a perda de Charrua para Tapejara, ocorrida há mais de 65 anos, teve reações contrárias conforme noticiou o semanário O Município de Getúlio Vargas na sua edição de 25 de junho de 1955.

III - “Em perigo a integridade territorial do município - plebiscito dia 10”, foi o título dado à matéria publicada na capa do jornal editado por José Antônio Zaar. Um questionamento acerca do possível desmembramento do Distrito de Charrua para o futuro município de Tapejara, a ser decidida no plebiscito programado para o dia 10 de julho, ocupou o primeiro parágrafo. O redator informa que uma comissão capitaneada pelo prefeito Ernesto Bergamini, havia estado em Porto Alegre na tentativa de buscar uma solução legal para evitar a perda do Distrito. De igual modo, da intranquilidade dos charruense quanto à mudança, e o registro que duas reuniões haviam sido realizadas na mesma semana em Charrua Baixa e Charrua Alta, com o intento de evitar a vitória do sim.

IV - O diretor do jornal integrava o comitê local contrário à mudança, e sua posição ficou patente no segundo parágrafo da reportagem: “Quanto ao possível desmembramento de Charrua tem dado motivos de intranquilidade aos charruense, que de forma alguma desejam desintegrar-se de Getúlio Vargas quanto mais pertencer a um município como será o de Tapejara com um futuro um tanto negro para seus habitantes, sem possibilidade de prosperar, a julgar-se pelo seu comércio e indústria insignificantes fatores essenciais para o progresso de uma comunidade”. O intento das lideranças locais e do diretor do semanário não se concretizou e Charrua passou a ser Distrito de Tapejara, emancipada de Passo Fundo, e instalado no dia primeiro de outubro de 1956. Também não se confirmaram as previsões de “um futuro um tanto negro para seus habitantes”, e o desdém para o comércio e a indústria da hoje dinâmica e próspera Tapejara.

 

Curtas:

# Faltam menos de onze meses para o primeiro turno das Eleições Gerais programada para o primeiro domingo de outubro.

# Serão eleitos presidente e vice-presidente da República, 27 governadores e vice-governadores de estado e do Distrito Federal, 27 senadores e 513 deputados federais, bem como deputados estaduais e distritais.

# O segundo turno do pleito do próximo ano está marcado para o dia 30 de outubro.

# As convenções para a escolha dos candidatos sequer foram marcadas, mas é grande a movimentação nos bastidores.

# Na região da Amau, que é formada por 32 municípios, a coordenadoria do PT vem realizando debates internos para definir as pré-candidaturas a Assembleia e Câmara Federal.

# O ex-deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan deve ser a aposta do PT para a Câmara Federal.

# Outras duas lideranças do PT regional, Alderi do Prado e Anacleto Zanella, estão sendo sondados para disputar uma vaga ao Palácio Farroupilha.

# Na manhã desta sábado (06) o PSDB reúne correligionários da região no Blue Open Hotel, em Erechim.

# O MDB regional, que conta com a representação do deputado Gilberto Capoani na Assembleia, também se prepara para a convenção.

# A vereadora Ana Oliveira (MDB), presidente da Câmara de Erechim, confirmou em recente entrevista que é sim pré-candidata a deputada estadual.

# Pelas ondas da Rádio Cultura revelou que conversou com o deputado Capoani, que se recupera bem de uma cirurgia, sobre o assunto.

# Liderança proeminente do MDB no norte do RS, Ana Oliveira foi à vereadora mais votada de Erechim em 2020.

# No pleito de 2016 ela concorreu à prefeita do maior município do Alto Uruguai e obteve 23.807 votos, 12 a menos do que Luíz Francisco Schmidt (PSDB), eleito com 23.819 votos.

 

Dito & Feito:

O final de semana foi de reencontro para os Embaixadores e Embaixadoras da confraria Getúlio Harvard. Pelo terceiro ano consecutivo getulienses que residem em diferentes cidades do RS, SC e SP retornaram para matar a saudades da terrinha e confraternizar. A programação preparada pelo comitê capitaneado por Sérgio De Nardi foi aberta na noite de sexta-feira (29) com Happy hour no Agro Bier, em Estação. O jantar na noite seguinte foi no Restaurante do Mano, e o encontro de domingo no Piquete Rincão Gaúcho do Acampamento Farroupilha. O churrasco ficou a cargo da equipe do Neuri Esberci e a sobremesa especialmente preparada pelo sorveteiro e confrade Gilmar Zadra.

Gostou? Compartilhe