OPINIÃO

Consumidor na mira do Score do Serasa

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Muitos consumidores ainda não se deram conta, mas o fato é que o sistema de Score do Serasa é um sistema obrigatório e automático. Não é mais opcional. Assim, o consumidor, querendo ou não, será avaliado pelos estabelecimentos comerciais e financeiros por meio de sua pontuação neste cadastro. O Cadastro Positivo, ou Cadastro do “Bom Pagador” utiliza os dados históricos da vida do consumidor. O objetivo do sistema administrado pelo Serasa é medir o histórico de pagamento do cidadão, a sua pontualidade e o risco de superendividamento. Este sistema é conhecido como Scoring. O Scoring ou simplesmente “score” classifica as pessoas em dois grupos: os que podem pagar suas dívidas e os que não têm condições para honrar o crédito.

 

O QUE É O SCORE DA SERASA?

 

Segundo informações do próprio Serasa, o score de crédito é a nota dada a um consumidor de acordo com o seu histórico de pagador. Nessa pontuação são consideradas uma série de variáveis para avaliar qual é a probabilidade de alguém pagar as contas em dia nos próximos doze meses. Ou seja, verifica se a pessoa tem condições de pagar ou se tende a não cumprir suas obrigações, dando o velho conhecido calote. Esta pontuação influencia na possibilidade de o consumidor ter acesso a diversas linhas de crédito. É por isso que os bons pagadores, na prática, são bombardeados diariamente com propostas de crédito e limites para empréstimos, mesmo quando não querem. O sistema é utilizado por bancos, lojas e empresas em geral, por isso, é importante que o consumidor tenha clareza e informação precisa sobre a sua pontuação para não enfrentar situações delicadas quando utiliza os seus limites de créditos nestes estabelecimentos. Nas análises de crédito o Serasa Score tem um papel fundamental na verificação do risco do negócio. A pontuação é obtida por meio de um modelo estatístico que analisa seis categoriais: comportamento de consultas/consultas para serviço e crédito, crédito contratado, histórico de dívidas, pagamento de crédito, pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito.

 

COMO CONSULTAR O SCORE

 

O consumidor pode acessar a pontuação do seu CPF, que varia entre 0 e 1.000, acessando o link do Score no site do Banco Central do Brasil. Depois de acessar o site, basta preencher o cadastro. Se for o primeiro acesso, é necessário preencher com todas as suas informações. Em seguida, a pontuação aparecerá na tela da plataforma.

 

COMO AUMENTAR O SCORE

 

No site do Serasa consta um Manual sobre o sistema de Score. Neste manual, o consumidor poderá obter dicas importantes para elevar a sua pontuação, ampliando as possibilidades de créditos no sistema financeiro, nas empresas varejistas e em outras. Uma lista de 10 passos e hábitos financeiros que podem elevar a pontuação são apresentados no manual, além de informações sobre as vantagens de ter uma boa pontuação de crédito e dicas de como enfrentar as fraudes nas plataformas da internet ligadas ao crédito. Dentre os passos indicados, destaca-se limpar o nome em caso de negativação, pagar as contas em dia, ter dados atualizados no Serasa e manter o cadastro positivo ativo.


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