OPINIÃO

Floriano Peixoto que um dia foi Coxilha Seca

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ao iniciar a década de noventa do século passado, o RS contava com 333 municípios. Desde então até o momento presente o mapa político da unidade da federação mais meridional do Brasil saltou para 497, um acréscimo de 160 em três décadas. Todos os distritos elevados a município passaram pelo crivo legal e seus habitantes chamados ao plebiscito. Estudos sobre a evolução social e econômica dos municípios criados a partir da Constituição de 1988, apontam resultados surpreendentes, com melhoras significativas. O município de Floriano Peixoto, criado por força de lei no dia 28 de dezembro de 1995 e instalado oficialmente no alvorecer do ano de 1997, se encaixa perfeitamente no enunciado. Até o ano de 1949, quando o município de Getúlio Vargas completava seu décimo quinto aniversário, a administração do prefeito Plácido Scussel criou o Distrito de Floriano Peixoto.


II - Seu relevo, que tinha como núcleo central Coxilha Seca, passou a ter como patrono o segundo presidente da República, que em 15 de novembro daquele ano completava seis décadas, foi forjado pelos pioneiros e seus descendentes. Desde o início da colonização ocorrida a mais de 110 anos, o carro chefe da economia local está assentado na produção primária. As videiras, muitas delas de cepa italiana, se adaptaram com o clima e solo e a produção de uva e vinho ainda abastece toda a região. O associativismo teve nos imigrantes poloneses, alemães e italianos, e nos migrantes que deixaram as chamadas colônias velhas pelas novas, rendeu bons frutos. Além de integrarem o quadro societário da Cooperativa de Produção de Banha Santana e da Cooperativa Viti-Vinícola Serrana, os produtores de Floriano Peixoto tiveram sua própria entidade. Eles também integraram a lista dos primeiros associados da Cotrigo, fundada em 04 de agosto de 1957, e das cooperativas de crédito Sicredi e Cresol.

 

III - Com uma população estimada em 1.709 habitantes (IBGE-2021), e um território de 168,5 quilômetros quadrados, Floriano Peixoto está entre os municípios que são referência na qualidade de vida. O empreendedorismo na cidade, pode ser mensurado pelo número de empreendimentos comerciais e de prestação de serviço. No interior, pela diversificação e produtividade. O turismo vem recebendo o incentivo do poder público e de órgãos como Emater/RS-Ascar, Accias, Sindicato Rural e Sutraf. A ligação asfáltica foi imprescindível. A educação conta com uma rede municipal de excelência, e a Escola Estadual Campos Sales oferece também o ensino médio. A cultura conta com o incentivo público, e grupos de dança e canto evidenciam o regionalismo e a herança étnica de sua população. O Centro de Convivência, Unidades Básicas de Saúde, Centro Esportivo Municipal, Biblioteca Pública são alguns dos inúmeros espaços que atendem através de profissionais qualificados à comunidade da cidade e interior. Há motivos de sobra para celebrar mais um aniversário.


Curtas:

# Vale a pena dar uma parada para observar o histórico edifício localizado na esquina das ruas Cândido Cony e Salgado Filho, no centro de Getúlio Vargas.

# O projeto de restauração do endereço que passa abrigar a Atualle é da equipe da Mais Arquitetura e Engenharia, capitaneada por Marília Salgado Bianchi.

# Em estilo Art Déco, surgido na Europa no início do século passado e que viveu seu período áureo no Brasil nos anos 40 e 50, é um dos mais bem preservados em Getúlio Vargas.

# O tradicional ponto foi por décadas a loja e oficina do saudoso Dinarte Farias, que residia no pavimento superior com a esposa Eva e filhos.

# A regional do PT Alto Uruguai confirmou no início desta semana, que Ivar Pavan é pré-candidato a deputado estadual.

# Com o apoio de todas as correntes do partido a decisão foi oficializada na última sexta-feira (19), durante um evento que contou com a presença do deputado Edegar Pretto.

# O parlamentar que cumpre seu 3º mandato na Assembleia tem 50 anos é pré-candidato ao governo do Estado.

# Os Progressistas de 38 municípios da região Norte do RS estiveram reunidos no último dia 18, em Getúlio Vargas.

# Na pauta do encontro realizado no auditório da Unideau, com as presenças de empresários, deputados federais e estaduais, o plano de governo da pré-candidatura do senador Luís Carlos Heinze ao Piratini.

# No encontro realizado no histórico educandário instalado no número 225 da Rua Jacob Gremmelmaier, foi formalizada a união da região em apoio à pré-candidatura do deputado Sérgio Turra a Câmara Federal.

# O prefeito Maurício Soligo (PP), que cumpre seu 2º mandato, deverá ser eleito presidente da Amau no próximo ano.

# Em sua 31ª edição a Revista Amanhã destaca as “500 maiores do Sul” de 2020, publicada em 2021.

# No ranking da tradicional publicação editada em Porto Alegre estão a Olfar Alimentos e Energia, Sponchiado Participações S.A., e Peccin S.A.

# E ainda a Plaxmetal Indústria de Cadeiras Corporativas S.A, e Cavaletti Cadeiras Profissionais, todas de Erechim.

Dito & Feito:

A eleição da direção da OAB/RS para o triênio 2022/24 ocorrida na segunda-feira (22), a maior de sua história, teve 48.198 profissionais registrados. Para presidir a OAB/RS foi eleito o advogado Leonardo Lamachia. Para a Subseção de Getúlio Vargas foi reeleita a advogada Juliane Piazzetta Giacomazzi.

 

 

Gostou? Compartilhe