Não é exagero afirmar que a sétima arte vive seu período de apogeu. Feita pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, a primeira exibição cinematográfica pública do mundo vai completar 126 anos no dia 28 de dezembro. Do cinema mudo ao cinemascope, que impulsionou a lotação das salas de projeção, passando pelas videolocadoras, chegando à atualidade com a distribuição digital (Streaming), nunca se produziu tanto. Sony Picture, Warner, Disney, Universal, 21st Century Fox e Paramount, as primeiras seis no ranking mundial, sofrem a boa concorrência do cinema francês, italiano, espanhol, iraniano, indiano e argentino, para ficar também em meia dúzia. E o Brasil não fica para trás, e segue conquistando, a cada dia, seu lugar cativo no cenário mundial. O eixo Rio - São Paulo segue, por motivos diversos, na vanguarda. Mas a unidade da federação, que se orgulha do Festival de Cinema de Gramado, que em agosto último realizou sua 49ª edição, não fica atrás.
II - Programado para estrear nas telonas em 2022, o longa-metragem Barão Hirsch - O judeu de Quatro Irmãos vai contribuir ainda mais no reconhecimento do cinema rio-grandense e brasileiro. Notabilizado pela produção do longa-metragem A verdadeira história do come-gente e Sem saída, a nova produção do cineasta Osnei de Lima começou a ser gestada há mais de uma década, durante estudo sobre o atual município de Quatro Irmãos, que por mais de meio século foi a sede de um dos empreendimentos da Jewish Colonization Association (ICA). Com a finalidade de salvar a vida de milhares de judeus, que no final do século XIX e início do seguinte sofriam perseguições no leste europeu, o presidente da ICA deu início a uma série de projetos de colonização, dentre os quais o de Philippson (1904) e Quatro Irmãos (1909), no centro e norte do RS, respectivamente. Após avanços e recuos, e também muita pesquisa e estudos, o roteiro foi finalizado.
III - Em função da pandemia da Covid-19, as filmagens vêm ocorrendo num ritmo menor. A equipe de produção está se esmerando para levar ao público uma história que marcou a vida de milhares de pessoas, que tiveram como única opção deixar para trás o sofrimento e as lágrimas e construir um novo amanhã em novas terras. E justamente por estes e tantos outros predicados que os convites para exibir o filme em Israel, Estados Unidos, Alemanha já foram recebidos por Osnei. No elenco, que conta com Daniela Albuquerque, apresentadora da Rede TV, estão Narjara Turetta, Camilo Bevilacqua, Giuseppe Oristanio, Anselmo Vasconcelos, Alcione Mazzeo, Patrícia Vilela, Reinaldo Gonzaga e Cássio Pandolph. A participação especial ficará por conta de Andor Stern, único brasileiro sobrevivente de Auschwitz.
Curtas:
# Uma audiência realizada na quarta-feira (01), no Palácio Piratini, poderá ter repercussão altamente positiva para Getúlio Vargas e região.
# Acompanhados por lideranças locais, o prefeito Mauricio Soligo (PP) e o deputado Paparico Bacchi (PL) participaram de uma audiência com Artur Lemos, secretário chefe da Casa Civil do governo do Estado.
# Na pauta do encontro a estadualização da estrada geral que liga a cidade de Getúlio Vargas ao Distrito do Rio Toldo.
# A iniciativa do deputado do PL atende também a demanda dos prefeitos Genoir Marcos Florek (PL) e Antonio Jorge Slussarek (PP), de Centenário e Áurea, respectivamente.
# Ao longo do século passado, as comunidades que hoje integram os municípios de Centenário e Áurea, e do Rio Toldo, tinham a cidade de Getúlio Vargas como referência para seus negócios.
# A contar da pavimentação asfáltica com Erechim, o eixo se deslocou para aquele município, situação que deverá se equilibrar se houver de fato a estadualização da estrada geral.
# Outra boa nova da semana para os municípios da Amau é o pagamento dos atrasados da Secretaria da Saúde com os municípios, referente aos anos de 2014 a 2018.
# O anúncio do pagamento de R$ 13 milhões em parcela única foi confirmado ao prefeito de Centenário, que é vice-presidente da Amau, e ao diretor do Hospital Santa Terezinha.
# O PL já colhe os frutos da entrada do presidente da República nas suas fileiras e, segundo Cláudio Pagliosa, presidente da sigla em Erechim, a previsão é de crescimento.
# Além do maior município do Alto Uruguai gaúcho, o partido presidido por Valdemar da Costa Neto vai se espraiar por outros tantos.
# A rádio corredor dá conta que o ex-prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, deverá acompanhar o ministro Onix na troca do DEM pelo PL.
# Além do deputado Paparico, que deverá ser candidato a reeleição para a Assembleia Legislativa, o PL já anunciou a pré-candidatura de Marcos Lando à Câmara Federal.
# A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão realizada na noite de quinta-feira (02), o projeto de lei do Executivo que institui o Programa de Fornecimento de fraldas descartáveis no município de Getúlio Vargas.
# Também entrou na pauta o projeto de lei que autoriza o Executivo a celebrar acordo, por escritura pública, de desapropriação amigável com Angelo Todero e Luiz Catto, destinado a ampliação do Distrito Industrial.