OPINIÃO

É hora de aproveitar a “safra” de locações

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dezembro chegou e com ele um período bastante conhecido pelos passo-fundenses. As festas de final de ano fomentam o comércio de bens e serviços enquanto um número expressivo de estudantes e trabalhadores iniciam a busca por moradia na cidade. Depois de um período atípico, de aulas suspensas, ensino remoto e home office, a expectativa para locação de imóveis é grande, tanto por parte das imobiliárias quanto pelos proprietários que estão com imóveis vazios.

Embora a busca por imóveis maiores ou mais em conta tenha segurado as locações durante a pandemia, a falta de estudantes foi inevitavelmente sentida nos últimos períodos letivos, aumentando ainda mais as expectativas para os próximos meses. Imóveis menores, com um perfil mais adequado ao público universitário, agora retomam o espaço de destaque que tradicionalmente sempre ocuparam entre os meses entre dezembro e março, gerando boas oportunidades de locação para kitnets e apartamentos de 1 dormitório, por exemplo.

Acontece que a demanda e a tipologia não são suficientes para garantir uma locação. O proprietário precisa estar atento também às condições de moradia que o imóvel oferece. Estamos falando de um público cada vez mais exigente que, mesmo inexperiente no mercado imobiliário, sabe bem o que quer: conforto, praticidade e condições para manter seu estilo de vida. Então a primeira preocupação do proprietário que quer incluir seu imóvel no radar dos estudantes é prestar atenção à manutenção do imóvel. Parece bastante óbvio, mas às vezes ele carece de uma repaginada que pode ser feita de forma bastante simples, com a renovação da pintura e a substituição de acabamentos que foram se desgastando com o tempo. Optar pela neutralidade é bem importante nessa hora. Cores pesadas ou papéis de parede muito chamativos além de darem a impressão do imóvel ser menor, ainda podem interferir na tomada de decisão de um potencial inquilino.

 Quem tem uma reserva extra e quer investir um pouco mais, pode optar por móveis planejados. Quem chega à cidade, seja para estudar ou trabalhar, procura opções de imóveis mais completos justamente pela praticidade que oferecem. Imóveis mobiliados ainda estão em falta em Passo Fundo, então investir na mobília dos principais ambientes é um ponto muito favorável para a locação. Só não dá pra considerar mobília aquele sofá que não serve mais, aquela geladeira que foi substituída em casa ou qualquer outra coisa do tipo. Mobiliar um imóvel visando um retorno financeiro com locação é investir numa mobília bem planejada que otimize espaços e valorize o imóvel, não deixando no imóvel itens que podem ser vistos como um estorvo. Mesmo com o orçamento mais restrito, é possível pensar na mobília, ainda que básica, de cômodos como banheiro, cozinha e dormitório. Mais do que aproveitar uma demanda que existe, dependendo do investimento é possível obter um rendimento ainda maior com o valor de aluguel.

 É preciso lembrar que a "safra" de locações acima da média é momentânea. Passado os primeiros meses do ano, o mercado tende a voltar à normalidade, com uma procura de aluguéis mais acomodada. Então a principal dica é aproveitar agora as oportunidades que o mercado oferece para colocar seu imóvel em destaque entre os mais procurados para locação em Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe