OPINIÃO

110 anos de história

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O feriado de quarta-feira (08), alusivo a Imaculada Conceição, consta no calendário oficial do município de Getúlio Vargas desde sua instalação, no ano de 1935. Mas a festa da Padroeira remonta a 1911, ano da instalação da primeira Paróquia no Sertão do Alto Uruguai, que estava sendo colonizada por iniciativa do governo do Estado, e também por empresas particulares. Seu primeiro vigário foi o padre Alberto Scheuermann. Além das famílias católicas estabelecidas na então sede da Colônia Erechim, o religioso da congregação dos Palotinos atendia toda a vasta região, que se estendia até as margens dos rios Pelotas e Uruguai. A devoção à Imaculada remonta a metrópole portuguesa, que desde o dia oito de dezembro de 1147 consagrou a nação ibérica a Santa. Não por acaso, um grande número de comunidades católicas no Brasil lhes são dedicadas.


II - Com a transferência do padre Alberto, ocorrida no ano de 1916, assumiu a Paróquia o padre Luíz Priuli, que foi substituído dois anos depois pelo Frei Gentil de Caravaggio. As memórias de Fortunato Giacomel, religioso da congregação dos Capuchinhos e que adotou o nome de Frei Gentil, revelam as dificuldades daquele período. Nos finais de semana o trabalho pastoral era realizado na sede da Paróquia e nos demais dias ele percorria, a cavalo, as picadas que ligavam onze comunidades. Estas estavam distribuídas desde a Estação Coxilha até Marcelino Ramos, e de Nonoai ao Rio Ligeiro. No ano de 1923, quando a região foi sacudida pela Guerra Civil, que colocou em campos opostos os seguidores de Assis Brasil ao governo de Borges de Medeiros, o Frei, hoje homenageado com nome de rua, teve destacada atuação, mediando às relações entre os dois campos e intercedendo pela população.

III - A história da Paróquia Imaculada Conceição, que neste ano completou 110 anos, é riquíssima. Da primeira igreja, destruída por um vendaval no ano de 1914, existem raros registros. A primeira Festa de Santo Antônio foi realizada no mesmo ano da chegada de Frei Gentil. Ele registrou, no seu livro de memórias, que o resultado da festa foi utilizado para o pagamento das dívidas deixadas pelo seu antecessor. Ao longo de sua existência, a Paróquia contou com a dedicação de inúmeros padres. Um deles foi Monsenhor João Batista Farinon, que esteve à frente da Paróquia entre os anos de 1924 e 1953. Estas três décadas foram de muitos avanços no campo socioeconômico, que garantiu a autonomia política e administrativa do município que no próximo dia 18 irá completar 87 anos.

 

Curtas:

# A assessoria de imprensa da prefeitura de Getúlio Vargas divulgou, na tarde de terça-feira (07), nota de esclarecimento sobre contratação de vídeo institucional.

# Esclarece que o registro de preço realizado na modalidade de licitação permite que a administração fique desobrigada a contratar ou adquirir os itens em sua totalidade no período.

# Que apenas contrate o necessário, se houver demanda, eliminando, deste modo, licitações contínuas, não sendo obrigatória a reserva orçamentária prévia, somente no momento da compra dos itens para o período desejado.

# E frisa que até o momento nada do referido recurso foi utilizado, com previsão de que nem 5% deverão sê-lo.

# Cópia do documento do Pregão Presencial Registro de Preços nº 135/2021, publicado num jornal local e no Diário Oficial, e disponível no site da Prefeitura, foi postado nas redes sociais.

# O prefeito Maurício Soligo (PP) recebeu, na manhã de terça-feira (07), a visita do procurador do RS, Rogério Garcia Mesquita.

# A vestida do coordenador da 18ª Procuradoria Regional de Erechim, teve por objetivo aproximar ainda mais as ações de interesse do município e do Estado.

# Acompanharam o encontro, ocorrido no gabinete, os procuradores do município de Getúlio Vargas, Milton Serafini, e Lucas Ricardo Dal Bosco.

 # O secretário geral da Coordenadoria do MDB Alto Uruguai, vereador Fifo Parenti, integrou a comitiva de lideranças do RS que esteve em Brasília nesta semana.

# A delegação gaúcha participou, na quarta-feira (08), do lançamento da pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) para a Presidência da República.

# Eleita em 2014 pelo Mato Grosso do Sul, para seu primeiro mandato como senadora, ela é formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e teve destacada atuação na CPI da Covid.

# No evento, ocorrido num hotel da capital federal, a pré-candidata a presidente afirmou que o país precisa de uma "nova arquitetura política" e que esta deve ser a missão dos "democratas" do MDB e dos demais partidos.

# As entidades promotoras do Fórum Norte Gaúcho realizaram, na terça-feira (07), uma reunião de avaliação dos dois eventos realizados neste ano.

# O VII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e VIII Fórum Norte Gaúcho do Milho ocorreram de 28 a 30 de abril; e o VIII Fórum Norte Gaúcho da Soja realizado de 25 a 27 de setembro, ambos no formato online.

# Uma equipe da maior emissora de televisão da Polônia está na região do Alto Uruguai, aonde realiza uma série de matérias que serão exibidas em 2022.

# Além de Erechim, as tomadas e entrevistas foram realizadas nos municípios de Áurea e Carlos Gomes.

 

Dito & Feito:

A desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira foi eleita para ser a próxima presidente do Tribunal de Justiça do RS no biênio 2022/2023. A eleição ocorreu na segunda-feira (03) e ela será a primeira mulher a assumir o cargo na história da corte. Em sistema de votação virtual participaram 136 desembargadores. Iris Helena recebeu 71 votos e seu colega de-sembargador Tasso Caubi Soares Delabary 63 votos. Dois votos foram em branco. A posse está programada para a primeira semana de fevereiro de 2022. Natural de Pelotas, Iris Hele-na terá como colegas de gestão o desembargador Alberto Delgado Neto, eleito 1º vice, o de-sembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, 2º vice, e a desembargadora Lizete Andreis Sebben, 3ª vice. O desembargador Giovanni Conti foi eleito corregedor-Geral da Justiça.

 

Gostou? Compartilhe