A programação oficial dos 87 anos do município de Getúlio Vargas será aberta oficialmente nesta sexta-feira (17). Ela iniciou na noite de terça-feira (14) com a solenidade de entrega do Troféu Destaque Econômico 2021 e segue até a próxima sexta-feira (24), com muitas atrações que vão movimentar o Calçadão e a Praça Flores da Cunha. A tradição de comemorar o 18 de dezembro de 1934, dia em que o governador Flores da Cunha assinou o decreto de emancipação do município que teria como patrono o então presidente da República, se consolidou a partir de 1984. Foi nas festividades do cinquentenário que o poder executivo e as entidades empresariais e sindicais realizaram a feira que originou a Expoincar. Sua sétima e última edição, no ano de 2007, foi realizada nos pavilhões da antiga cervejaria.
II - Da instalação do município ocorrido no dia 24 de março de 1935 até o ano de 1959, a efeméride não foi celebrada. Dentre os motivos, a instalação do Estado Novo em 1937 com o fechamento das Câmaras de Vereadores e a indicação de prefeitos pelo interventor federal no governo do RS. Nenhum dos cinco prefeitos nomeados desde então até 1946, eram naturais da localidade. O jubileu de prata foi marcado pela escolha da rainha e princesas durante baile de gala no salão do Clube Aliança. De igual modo pela realização de um desfile de carros alegóricos, mostrando o potencial dos três setores da economia, com destaque a indústria, uma referência no cenário estadual. Os acontecimentos que marcaram aquele ano de 1959 foram registrados por Daniel Czamanski, precursor do cinema gaúcho. O cineasta teve atuação em 19 longas-metragens e na cobertura de fatos políticos importantes, dentre os quais o Movimento da Legalidade. Os rolos do filme integram o acervo do Instituto Histórico.
III - Dez anos depois, a festa dos 35 anos mobilizou a comunidade. Na programação dos eventos de 1969 a Exposição Comercial e Industrial nas salas de aula e no pátio do Colégio Estadual Antônio Scussel. Desde então, a cada cinco anos, acontece a escolha das soberanas que representam o município nos eventos locais e regionais. Além dos registros fotográficos e jornalísticos das festividades, publicações temáticas. O livro do cinquentenário apresentou inúmeros fatos históricos inéditos, e também resgatou acontecimentos marcantes registrados nas páginas da Monografia do Município de Getúlio Vargas, publicado no ano de 1952 e assinado por Léo Stumpf. Trinta anos depois, com a chancela do poder executivo, a edição do livro Getúlio Vargas 80 anos - a história político-administrativa do município. Dentro de três anos será celebrado o 90º aniversário. Se depender da motivação da administração do prefeito Soligo, será marcante.
# Dois projetos enviados pelo executivo e aprovados na sessão da Câmara de Getúlio Vargas na noite de ontem terão impacto na economia.
# O de número 155 autoriza a estadualização da estrada entre a cidade e a RS-477, importante rodovia que interliga Erechim, Rio Toldo e Áurea.
# Segundo relato do prefeito a este escriba, o governo local irá pavimentar o primeiro dos 17,5 km da estrada e continuará mantendo o trecho até que o Estado assuma.
# A previsão é de que em médio prazo, o trecho seja asfaltado integrando toda a região.
# Outro projeto, de número 156, autoriza o governo a desapropriar áreas de imóveis no Bairro Santa Catarina.
# Em franco crescimento, impulsionado por loteamentos habitacionais, a abertura de uma nova via de acesso ao bairro é uma demanda urgente.
# O deputado Dirceu Franciscon (PTB) e os integrantes de seu gabinete na Assembleia Legislativa, teve destacada atuação na inclusão de seis municípios no Programa Pavimenta do Governo do Estado.
# Com a articulação do assessor de gabinete, Vilmar Antônio Soccol, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Sertão, Áurea e Floriano Peixoto foram incluídos na primeira fase do programa, com investimentos expressivos.
# O Programa Pavimenta, gerenciado pelo Secretário Estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, é comandado por Luiz Carlos Busato (PTB), e busca qualificar a infraestrutura dos municípios.
# A Câmara de Vereadores de Estação aprovou por unanimidade projeto de lei do executivo que dispõe sobre o Programa de Apoio Financeiro a Empreendedores.
# Em função da pandemia da covid-19, a iniciativa da administração vai contemplar a indústria, comércio, prestadores de serviços e agroindústrias locais.
Dito & Feito
O presidente do MDB de Getúlio Vargas participou na quarta-feira (14) da solenidade de posse do Conselheiro Alexandre Postal como Presidente do Tribunal de Contas do Estado. Ivanir Pereira (Vanico) integra o grupo dos históricos do MDB local, tendo sido presidente da Câmara de Vereadores e Secretário Municipal de Obras. Durante várias legislaturas foi assessor parlamentar do
deputado Alexandre Postal, que também presidiu o Palácio Farroupilha. Mesmo depois de ter assumindo o TCE/RS, Postal manteve os fortes vínculos com toda a região do Alto Uruguai.