OPINIÃO

2022 - ano eleitoral

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As Câmaras Municipais de Vereadores realizaram, nas últimas sessões de dezembro, as eleições dos integrantes das mesas diretoras para o segundo ano da legislatura 2021-2024. Além de conduzirem suas casas legislativas, seus integrantes terão uma intensa agenda no período da campanha eleitoral, que vai culminar com as eleições marcadas para o dia 02 de outubro, quando os brasileiros vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. E, também, em eventual segundo turno no dia 30 do mesmo mês. As convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher os candidatos aos cargos executivo e legislativo devem ocorrer entre 20 de julho e cinco de agosto. A janela partidária, quando os deputados estaduais e federais poderão trocar de partido, programada para ocorrer entre três de março e primeiro de abril, terá reflexo nas bancadas da Câmara e Assembleias. E também nos municípios.


Composições das mesas diretoras nas Câmaras

# O vereador Alex Schimelfenig (MDB) vai presidir a Câmara de Erebango em 2022. Integrou a chapa, eleita na sessão do dia 13 de dezembro, os vereadores Leandro Jevinski (MDB) como vice-presidente, Osmar Carlos Marinho (MDB) 1º secretário e Alcindo Luís Fernandes Leite (PP) 2º secretário.

# O Poder Legislativo de Estação elegeu, na sessão do dia 27 de dezembro, a mesa diretora para o exercício 2022. Presidente: vereador Anderson Thomas (PSDB); vice-presidente: vereador Ramires dos Santos (MDB); 1º secretário: vereador Vilson Luís Triques (PV); 2º secretário: vereador Solano Martinello (PTB).

 # Destaque nacional pela proporção de vereadoras eleitas (sete, das nove vagas) em 2020, o Legislativo de Floriano Peixoto será presidido, neste ano, pela vereadora Marília Sanzovo Vitali (MDB). Vereadora mais votada (8,11% dos votos válidos), Marília terá como colega de mesa diretora Denilson Pauletti (MDB) na vice-presidência, Solange Ploia Lorenzi (PP), 1ª secretária.

# Em 2022, a Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas será presidida por Dinarte Farias (PP). Eleito para sua primeira legislatura, o vereador Sérgio Batista Oliveira de Lima (PTB) foi eleito vice-presidente. Também integram a mesa diretora os vereadores Domingo Borges de Oliveira e Jeferson Willian Karpinski, da bancada do PP.

 # O Poder Legislativo de Ipiranga do Sul será presidido, neste ano, pela vereadora Gisele Paim (MDB). A eleição da mesa diretora e das comissões permanentes foi realizada na última sessão plenária de dezembro. O vereador Jolmar Tonello (MDB) é o vice-presidente, e Sérgio Rodighiero (MDB) e Gilberto Luís Carteri (MDB), 1º e 2º secretários, respectivamente.

 # A Câmara Municipal de Sertão será presidida, neste ano, pelo vereador Zenir Miguel De Gregori (PP). Também integram a mesa diretora os vereadores Danilo Cadore (PP) na vice-presidência, e Adenilson Silva Góes (PSB) e Paulo Vicente Orso (PP) nos cargos de 1º e 2º secretários, respectivamente.  

Gostou? Compartilhe