OPINIÃO

IDESE - Ipiranga do Sul é o quarto no ranking estadual

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Três municípios da região da Amau figuram no ranking dos dez melhores Indicadores de Desenvolvimento Socioeconômico do Rio Grande do Sul. O índice calculado pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE/RS), vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento, Governança e Gestão, foi divulgado no dia cinco de janeiro e calculado com base em dados relativos às áreas da educação, renda e saúde, tendo como referência o exercício de 2019. Desde o início da série histórica, em 2013, Carlos Barbosa não aparece na liderança do índice no RS. O município serrano ficou em segundo lugar (0,890), atrás de Água Santa (0,892). Na ordem seguem Aratiba (0,871), Ipiranga do Sul (0,867) e Veranópolis (0,854), na terceira, quarta e quinta posição do ranking. O resultado foi comemorado pela administração do município conhecido nacionalmente como Berço Nacional do Plantio Direto.


I I

O prefeito Marco Antônio Santa (PTB), que em 2019 era vice-prefeito, afirmou que ao alcançar a quarta posição entre os 497 municípios gaúchos é resultado do trabalho sério e do comprometimento das administrações, que priorizam o investimento na educação e saúde. O gestor aponta também a importância dada ao setor primário, responsável pela elevação da renda das famílias. Sana destacou o comprometimento e os esforços dos secretários e servidores da municipalidade. Prefeito nas administrações 2013 – 2016, e 2017 – 2020, Mário Luís Ceron (PTB) destacou, através de suas redes sociais, o desempenho do município na avaliação do IDESE. O atual Coordenador Regional de Saúde dividiu com seu vice-prefeito e atual mandatário o salto da vigésima primeira posição ocupada no terceiro ano da década passada para a quarta alcançada em 2019.

 

Recursos para o turismo regional

Municípios da região da Amau receberam no primeiro dia útil de 2022 recursos para o desenvolvimento do turismo. Os investimentos a serem aplicados para a qualificação e promoções turísticas devem impulsionar a retomada do setor, duramente atingido desde o início da pandemia da Covid-19. Oriundos da Consulta Popular, os recursos na ordem de R $250 mil devem fortalecer a integração regional do turismo. Foram contemplados vinte municípios da região norte do Estado: Aratiba, Áurea, Campinas do Sul, Centenário, Entre Rios do Sul, Erechim, Erval Grande, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paulo Bento, Ponte Preta, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos. A Secretaria de Estado do Turismo, capitaneada por Ronaldo Santini (PTB), natural de Lagoa Vermelha, assinou no mês de dezembro oito parcerias em diferentes regiões para o fomento do turismo, num total de R $1,5 milhão para investimentos em novas rotas.


Curtas:

# Na penúltima coluna de 2021 este escriba errou ao apontar Maurício Soligo (PP) como o mais jovem prefeito eleito de Getúlio Vargas.

# A correção foi do ex- prefeito Darcy José Peruzzolo, que quando eleito em 1976 contava com 35 anos.

# Oito anos antes da primeira eleição de Peruzzolo, no pleito municipal de 1968, Odacir Klein foi eleito prefeito de Getúlio Vargas.

# Klein tomou posse em 1969, ano em que completou 26 anos, e governou o município até 1973.

# Em pleno AI-5 (ato institucional nº 5) o MDB do município de Getúlio Vargas registrou duas candidaturas a prefeito: a do jovem Odacir Klein e a do produtor Octávio Ciro Boff.

# A Arena por seu turno, disputou o pleito com três candidatos a prefeito: Josephat Belle (Arena 1), Artur Francisco Bortolini (Arena 2), e Arlindo Balbinot (Arena 3).

# A estiagem que atinge frontalmente o RS com impactos na atividade primária trouxe a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ao RS na quarta-feira (12).

# Teresa Cristina (DEM) foi recebida em Santo Ângelo pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).

# No encontro realizado no auditório da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI). Produtores e representantes de entidades rurais apresentaram a situação da safra à ministra e à equipe.

# Rui Valença, coordenador da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contraf), destacada liderança sindical da região do Alto Uruguai, participou do encontro.

# Na oportunidade Valença entregou a Marcio Madalena e a Guilherme Ribeiro, secretário da Agricultura Familiar e presidente da Conab, a pauta emergencial com propostas e reivindicações da agricultura familiar e camponesa.

# A agenda seguiu na quinta-feira (13) em Chapecó (SC), Cascavel (PR) e Ponta Porã (MS), unidades da federação que a exemplo do RS já contabilizam os prejuízos causados pela estiagem.


Dito & Feito:

Floriano Peixoto, como a grande maioria dos municípios da região, tem como carro chefe da economia o setor primário. Para avaliar os efeitos da seca e encaminhar ações para minimizar a crise, o prefeito Orlei Giaretta (MDB), o vice-prefeito Odacir Malacarne e equipe, realizaram uma reunião no último dia cinco. Participaram do encontro representantes do Sutraf, Ascar/Emater, Creral, Sicredi e Cresol. 

Gostou? Compartilhe