OPINIÃO

O segredo de Linha Segredo – Final

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

De Linha Segredo (interior de Arvorezinha) para Estrela, depois para Passo Fundo, e, daqui, metaforicamente, para o mundo; quer seja dando cursos ou por intermédio dos seus ex-alunos, eis a trajetória do Professor Ironi Gozzi de Andrade, que, ao fazer da luta em defesa do idioma pátrio uma bandeira de vida, construiu uma respeitável carreira no ensino da Língua Portuguesa.

Uma vez concluída a formação do Ginásio Normal, habilitação de professor-técnico agrícola, pela Escola Normal Rural Estrela da Manhã, em 1971, Ironi Andrade veio para Passo Fundo. A intenção era prestar vestibular para o curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo.

Havia a promessa, que não se concretizaria, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arvorezinha pagar o curso, em troca de trabalho depois de formado. Corria o ano de 1972 e os planos mudaram. Arrumar um emprego e cursar Letras? Direito? Ironi, na época, achava-se mais afeito às ciências exatas (matemática) do que às humanas. Mas, em 1973, dando azo a uma espécie de prestação de contas consigo mesmo, pela luta que travara contra o semianalfabetismo que quase o condenara à morte cultural, assumiria, contratado pelo magistério estadual, como professor de inglês e português, no município de André da Rocha (à época, distrito de Lagoa Vermelha). De lá vai para Sananduva e, finalmente, em meados de 1976, retorna para Passo Fundo. Desta feita para ficar.

De volta a Passo Fundo, Ironi Andrade, além do magistério estadual, inicia como professor de português em “cursinhos” pré-vestibulares (Michigan e Integral) e passa a dar aulas em escolas particulares. Inova no método de ensinar a Língua Portuguesa. Entende que há uma lógica na Língua Portuguesa, que não estava contemplada nas gramáticas tradicionais. Cria o seu próprio método. Retoma o curso de Direito na UPF, que, entre paradas e recomeços, concluiria na década de 1990.

O ano de 1989 é um marco na carreira do Professor Ironi Andrade. Em agosto daquele ano criou o Curso de Português, Redação e Oratória Prof. Ironi Andrade, atualmente denominado Sistema Educacional Ironi Andrade. Nas últimas três décadas, por adotar um método exclusivo de ensino da Língua Portuguesa, que se fundamenta no uso do raciocínio, ao invés de decoreba de regras inúteis, a marca Ironi Andrades transcendeu os limites de Passo Fundo e chegou além das fronteiras nacionais. Atualmente, abarcando também projetos na área editorial e no campo da Educação à Distância (EaD).

O livro “Crônicas - A infância e a juventude de uma pessoa ambiciosa”, do Professor Ironi Andrade, escrito durante o “enclausuramento” da pandemia da Covid-19, é o primeiro de uma trilogia que o Mestre da Língua Portuguesa se propôs publicar. Talvez lhe seja o mais caro. Pela dedicatória, nas palavras dele, para Inesinha (o seu grande amor e inseparável parceira) e aos filhos Franciele e Rodrigo (a luz dos seus dias).

E por remexer no passado. Depreende-se. Na sequência, virá um volume sobre a vida profissional, com foco na criação e no uso do revolucionário método de ensino criado por ele. E, completando a tríade, um tomo que tratará da repercussão (positiva, ou nem tanto) da sua descoberta. Aguardemos, pois!

Mais além do professor de escol, há um Ironi Andrade extremamente humano, idealista, dedicado à família, abnegado por tudo que faz, envolvido com causas sociais (Casa de Apoio, Biblioteca do Chicão, etc.), que vibra a cada conquista dos ex-alunos, torcedor fanático do Grêmio e do Gaúcho e apreciador de churrasco com os amigos.

Nossas boas-vindas ao Professor Ironi Andrade aos quadros da Academia Passo-Fundense de Letras. No dia 12 de fevereiro próximo, ele e mais oito novos acadêmicos (Roque Gilberto Annes Tomasini, Luciana Marinho Albrecht, Cleuza Rejane Ochôa, Silvana Alba Scortegagna, Eládio Vilmar Weschenfelder, Aleixo da Rosa, Patricia Godoy Ritter de Bairos e Djiovan Vinicius Carvalho) tomarão posse no Sodalício das letras locais. É a nossa Academia de Letras se qualificando na defesa do idioma pátrio. E quanto ao segredo de Linha Segredo? Ei-lo: PERSEVERANÇA!


______________

PROMOÇÃO DO COLUNISTA: O livro “Ah! Essa estranha instituição chamada ciência” está disponível em versão Kindle na Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/B09Q25Q8H8/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=JG0A69JMZ2UF&keywords=Ah%21+Essa+estranha+institui%C3%A7%C3%text&sprefix=ah+essa+estranha+institui%C3%A7%C3%A3o+chamada+ci%C3%AAncia%2Cdigital-text%2C221&sr=1-1

Quem adquirir a versão Kindle, querendo, GANHARÁ UM EXEMPLAR DO LIVRO IMPRESSO SEM QUALQUER CUSTO (apenas a despesa postal para os de fora de Passo Fundo). Promoção limitada a 500 exemplares.

Gostou? Compartilhe