OPINIÃO

Seca: para enfrentar a crise

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A estiagem é uma das maiores preocupações dos municípios gaúchos. Dados da Defesa Civil divulgados na manhã de quinta-feira (03) indicam que 384 das 497 cidades do RS já decretaram situação de emergência em decorrência da seca. Este número corresponde a 77% das unidades administrativas. Uma audiência pública para tratar da situação foi promovida na quarta-feira (02), pelo Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai e pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária. No encontro realizado no Ginásio da Igreja São Pedro, a presença do presidente da Amau, Mauricio Soligo (PP), prefeito de Getúlio Vargas, e dos colegas prefeitos de Benjamin Constant do Sul, Gaurama e Itatiba do Sul. De igual modo agricultores familiares de toda a região. O dirigente da Amau, informou que a entidade enviou um ofício ao presidente da Famurs para que a mesma articule e apoie um movimento em defesa da agricultura familiar. Soligo revelou a dificuldade dos gestores municipais em relação aos decretos de emergência e alertou a necessidade da Defesa Civil do RS considerar além do impacto humano o impacto financeiro causado pela falta de chuva. Disse também, que o setor primário é o carro chefe da economia da maior parte dos municípios e que somente em Getúlio Vargas as perdas chegam a R$82 milhões.


II - O assunto também foi à pauta de audiência pública realizada na manhã de terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O encontro marcou a primeira agenda oficial do novo presidente da Assembleia, deputado Valdeci de Oliveira (PT), empossado ao cargo na noite anterior. Com a participação de entidades vinculadas aos pequenos agricultores, a reunião serviu para discutir a organização de estratégias e ações conjuntas para o enfrentamento da estiagem prolongada. Os dirigentes das entidades presentes relataram que até o momento não houve por parte do governo estadual e federal um diálogo a altura da realidade enfrentada e dos efeitos advindos da seca. Os pequenos produtores têm defendido a necessária liberação de recursos para o segmento e políticas públicas que sejam permanentes para o setor. Uma audiência com o governo do estado e a organização de uma missão oficial da Assembleia Legislativa a Brasília para articular junto ao governo federal, Câmara dos Deputados e Senado para a liberação de recursos que atendam a urgência das demandas foi uma das ações deliberadas. A realização de um seminário estadual, reunindo produtores rurais, técnicos, especialistas e gestores públicos para tratar do tema também foi abordada.


# O prefeito Maurício Soligo (PP), foi eleito por unanimidade presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau).

# Ele substitui o colega Paulo Polis (MDB), de Erechim, e terá como 1º vice Nilton Valentini (Cidadania), de Benjamim Constant do Sul, e 2º vice Clailton Brum (PTB), de Viadutos.

# Soligo é o segundo prefeito de Getúlio Vargas a presidir a Amau neste século XXI, sendo o anterior Dino Giaretta (PT), no ano de 2006.

# Desde sua fundação, ocorrida em nove de outubro de 1970, outros quatro prefeitos de Getúlio Vargas presidiram a entidade que agrega 32 municípios do Alto Uruguai Gaúcho.

# Foram eles: Ignácio Dallagnol (1973), Darcy José Peruzzolo (1977), Júlio Jorge Oleksinski (1983) e Aldino Beledelli (1996).

# O primeiro presidente da Amau foi o prefeito Severino Orso, de Sertão, eleito na assembleia de fundação.

# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas realizou na noite de quinta-feira (03) sua primeira sessão ordinária de 2022.

Quatorze projetos de lei do executivo entraram na pauta da sessão presidida pelo vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias (PP).

# Os projetos 02 e 08/2022 autoriza o município firmar convênio com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim e Hospital São Roque, respectivamente.

# Com a casa de saúde de Erechim o convênio de mútua colaboração com repasse de recursos financeiros para realização de consultas e cirurgias eletivas.

# Com o hospital local o convênio é para atendimento ambulatorial de urgência e emergência.

# Já o projeto 0042/2022 autoriza o executivo a alterar a Lei 5.928/2021 que dispõe sobre a reestruturação do Plano de Classificação de Cargos Públicos Municipais.

# O vice-prefeito Elgido Pasa (PP) está à frente do governo municipal desde a manhã de terça-feira (1º).

# A transmissão do cargo ocorreu no gabinete do Centro Administrativo e o prefeito Maurício Soligo (PP) retorna ao posto na próxima sexta-feira (11).

# Depois de quinze dias de férias o prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) reassumiu o cargo no dia primeiro de fevereiro.

# O vice-prefeito Alciones Domingos Conte (PP) fez o relato do trabalho realizado no período e destacou o apoio recebido do secretariado e dos servidores.


O centenário de nascimento de Leonel de Moura Brizola foi lembrado em todo o país no último dia 22 de janeiro. Natural do povoado de Cruzinha, interior do município do atual município de Carazinho, foi uma das mais importantes lideranças políticas do Brasil e seu legado permanece vivo no imaginário popular e nos livros de História. Sua última estada em Getúlio Vargas ocorreu em 2008 quando o ex. governador do RS e do RJ concorreu a vice-presidente da república. 




Gostou? Compartilhe