O calendário eleitoral de 2022, aprovado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está sendo seguido à risca pelas agremiações partidárias. A obrigatoriedade do registro de pesquisas eleitorais entrou em vigor no primeiro dia do ano. Entre os dias três de março e 1º de abril, os deputados federais e estaduais vão poder trocar de partido para concorrer às eleições programadas para o dia dois de outubro, sem perder o mandato. Dois de abril é o prazo final para que todas as legendas e federações partidárias obtenham os registros dos estatutos no TSE. Na mesma data, há exatos seis meses do pleito, todos os candidatos devem ter domicílio eleitoral na circunscrição em que irão disputar as eleições. Este será o úl-timo dia para que presidente da República, governadores e prefeitos que pretendam concorrer a outros cargos em 2022, renunciem aos respectivos mandatos.
II - Os eleitores também devem estar atentos ao calendário. No dia quatro de maio vence o prazo para que os mesmos realizem operações de transferência do local de votação e revisão de qualquer informação constante do Calendário Eleitoral. Quem tem mais de 18 anos e ainda não possui título tem até este dia para solicitar a emissão do documento pelo sistema TituloNet. Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, que pretendam votar em outra seção ou local de votação, deverão informar à Justiça Eleitoral entre os dias 18 de julho e 18 de agosto. A nomeação dos eleitores que farão parte das mesas receptoras de votos e de justificativa vai ocorrer entre os dias cinco de junho e três de agosto. As convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher os candidatos acontecem entre os dias 20 de julho e cinco de agosto. Já a solicitação dos registros dos candidatos encerra em 15 de agosto. No dia seguinte está autorizada a realização de comícios, distribuição de materiais gráficos e caminhadas, entre outros.
Curtas:
# O ex-deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) esteve em Getúlio Vargas na quarta-feira (09).
# Pré-candidato ao Palácio Farroupilha, Sossella visitou amigos, correligionários, empresários e órgãos de imprensa.
# Em abril de 2001, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral reverteu a cassação de Sossella por suposta coação de servidores comissionados para participar de um jantar de apoio durante o pleito de 2014.
# Determinado a retornar à Assembleia Legislativa, da qual foi presidente no ano de 2014, Sossella está entusiasmado com a possível candidatura de Romildo Bolzan Júnior (PDT), ao Palácio Piratini.
# Ivar Pavan (PT), outro ex-deputado e presidente da Assembleia Legislativa, é pré-candidato a deputado estadual e conta com o respaldo da regional do partido.
# Deputado estadual em quatro legislaturas, Pavan foi secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo no governo Tarso Genro (PT).
# Ivar Pavan, que iniciou sua trajetória no movimento sindical como fundador e coordenador da Fundação Hospitalar de Aratiba, não disputou cargo eletivo em 2018.
# Após inúmeras reuniões, o PT indicou o nome do vereador Anacleto Zanella como pré-candidato a deputado federal.
# O deputado estadual Gilberto Capoani (MDB), eleito para seu primeiro mandato no ano de 2006 com mais de 40 mil votos, também é pré-candidato.
# Com a decisão de Capoani de disputar seu quinto mandato ao Palácio Farroupilha, a vereadora Ana Oliveira (MDB), de Erechim, vai adiar sua candidatura para 2026.
# O Republicanos do Alto Uruguai vai trabalhar para a reeleição da deputada Fran Somensi à Assembleia Legislativa.
# No seu primeiro mandato, a parlamentar é a autora do bem sucedido projeto da Rede de Farmácias Solidárias, que vem se espraiando por todo o RS.
# Diferentemente dos últimos três verões, quando, na sua grande maioria, os parlamentares descansaram com a família nas belas praias do Brasil e do Caribe, este está sendo dedicado às “bases”.
# Aproveitando o recesso dos deputados estaduais e federais e os senadores, que ao final de 2022 encerram o mandato de oito anos, percorrem seus redutos pavimentando a reeleição.
# Os que lograram êxito em 2018 e ingressaram na Assembleia e na Câmara Federal com o discurso da renovação, deverão adotar um novo discurso.
# Muitos deles esperam contar com a contrapartida das emendas parlamentares destinadas aos municípios e do apoio dos gestores e legisladores locais.
Dito & Feito:
“O presente e o futuro do emprego no Brasil.” Este será o tema da palestra-almoço promovida pela Associação
Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie), a ser ministrada por Onyx Lorenzoni (DEM), ministro do Trabalho
e Previdência Social. O evento, que tem como parceiro o Conselho de Desenvolvimento de Erechim (Coder), está programado para o dia 21 de fevereiro, a partir das 12h, no Salão de Eventos do Polo de Cultura da Accie.