Chatos que se acham
Sociáveis e interagentes, somos naturalmente influenciáveis. Uns mais e outros menos, vamos da turma do Maria vai com as outras aos que não dão ouvidos a ninguém. Vestimos inspirados por personagens de filmes ou telenovelas e vivemos o constante revezamento de modismos. Ora, se somos influenciáveis, os influenciadores também existem desde os primeiros registros sobre a humanidade. Palpiteiros primatas já se intrometiam na vida dos outros. À época ainda não se autointitulavam influencers, mas as pulgas já disputavam espaço com os chatos. Saltando lascas de pedras e acendendo o fogo chegamos à internet. Então essa nova tribuna ampla, geral, irrestrita e um pouco sem lei abriu espaço para todos os egos. Dentre esses, os insufláveis que logo se transformaram em influencers. Há influenciadores com embasamento, geralmente experts em suas áreas.
Mas a maioria dos novos orientadores da humanidade representa a pobreza da alma, sugando pobres incautos que navegam pelo emaranhado das redes sociais. Temos tantos influencers que já penso em me transformar num influenciador de influenciadores. Ou montar um curso intensivo para influencers. O perigo é quando surgem influencers de política e, então, a coisa fica osca mesmo. Grande parte desses não surgiu, foi implantada. Usam nomes geralmente falsos, se autointitulam alguma coisa e afirmam absurdos. Jogam no time do se colar colou, mas plantam e regam as suas mentiras. Com provas fictícias e um espetáculo de falcatruas, mentem na cara dura. E, mesmo que sejam desmentidos, a mentira já foi pulverizada. Qual a importância de um influencer se não necessitamos de nenhuma influência? Então, ainda vigora o velho conselho materno quando saíamos de casa: ‘cuidado com as más-influências’.
Fascínio pelos aviões I
A exposição “No Ar” é um sucesso no Passo Fundo Shopping. A mostra é do Aeroclube de Passo Fundo e está encantando grandes e pequenos. Mas o fascínio das crianças está naquele indisfarçável brilho no olhar. Tem até um avião de verdade, além de réplicas e aquele tradicional clima de hangar. Quem prestigiar o espaço poderá concorrer a voos panorâmicos na proposta ‘Piloto Por Um Dia’, onde terá a oportunidade de cumprir a rotina de um aluno, com bate-papo na sala de briefing e acompanhar a inspeção da aeronave antes de um voo sobre a cidade.
Fascínio pelos aviões II
Aos finais de semana, das 14 às 19 horas, a Escola de Educação Afetutti comanda a recreação infantil. Enquanto isso, um staff do Aeroclube permanece no local para conversar sobre a sua Escola de Aviação Civil. De acordo com o Comandante Wellington Tisian, coordenador de instrução do Aeroclube, o espaço recebe muitos visitantes da região. A exposição permanece no Passo Fundo Shopping até o próximo dia 27. Excelente oportunidade para as crianças de todos os tamanhos conhecerem um pouquinho sobre aviação. É bom para que no futuro não saiam por aí falando bobagens sobre avião, aviação e, principalmente, aeroporto.
Nova rodoviária
Em breve, teremos mais uma rodoviária em Passo Fundo. Ainda está em obras, mas já recebe muitos visitantes e até virou ponto turístico. É o novo TPS - terminal de passageiros, do Aeroporto Lauro Kortz. Além de aviões, também estarão em operações ônibus para Chapecó e Porto Alegre. Os horários serão aleatórios, dependendo das condições do vento ou da neblina. Sim, para evitar decepções, é bom lembrar que, sem alargamento da pista, prosseguiremos sofrendo com os cancelamentos de voos. Então, quem não tem avião caça com ônibus.
Oportunistas inoportunos
“Uma visita desnecessária e no momento errado”. A expressão é atualíssima e vale para recentes intromissões em locais bem próximos ou bem distantes.
Trilha sonora
De 1976, Luiz Melodia – Congênito