OPINIÃO

Uma instituição centenária

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A solenidade realizada na manhã do último sábado (12) marcou os cem anos da instalação do Colégio Santa Clara. Para marcar a efeméride, a Escola de Educação Básica Ideau - Santa Clara recebeu autoridades municipais e regionais, e pessoas ligadas à instituição, no auditório do educandário instalado no número 215 da Rua Jacob Gremmelmaier, no centro da cidade de Getúlio Vargas. O reitor Flávio Barro fez uma reflexão sobre a longevidade da instituição e da importância da educação para a igualdade social e da boa distribuição de renda. Em nome da comunidade, o prefeito Mauricio Soligo (PP) falou acerca da iniciativa da congregação religiosa, que lançou as sementes em campo fértil, e do papel da instituição de ensino que deu continuidade ao trabalho iniciado no longínquo ano de 1922.


II - O descaso do poder público com a educação foi, nos anos iniciais da Colônia Erechim, o centro da preocupação das famílias. As dificuldades enfrentadas no período eram superadas pelo trabalho e a rápida ocupação dos lotes rurais e urbanos. Mas a educação formal da juventude estava restrita às chamadas aulas públicas, que atendiam a demanda com regularidade mínima. E foi neste clima de insatisfação que teve início um movimento de emancipação do chamado Oitavo Distrito do município de Passo Fundo. As condições econômicas do projeto de colonização, aliado à estrutura de transporte e comunicação garantida pela ferrovia, telégrafo, telefone e correio, eram indicativos do progresso. No dia 30 de abril de 1918, Antônio Augusto Borges de Medeiros, então presidente do Rio Grande do Sul, assinou o decreto de criação do município de Erechim, com sede em Paiol Grande, rebatizado de Boa Vista do Erechim.


III - O ano de 1918 foi o marco divisor da história da educação local. Para responder pela paróquia Imaculada Conceição, a Diocese de Santa Maria nomeou um religioso da ordem dos Capuchinhos. Desde sua chegada, Frei Gentil de Caravaggio colocou todo o vigor para que a vida de seus paroquianos fosse menos penosa. Além de mobilizar a comunidade para que fosse criado um hospital, Frei Gentil, que mais de meio século depois foi homenageado com o nome de rua, não mediu esforços para a instalação de uma escola. O desafio foi aceito pela Ordem das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. No ano de 1921 desembarcaram na plataforma da Estação Erechim (atual Estação), as irmãs Isabel Von Arx e Querubina Seib. No primeiro dia de fevereiro de 1922, os 130 alunos matriculados compareceram para o primeiro dia de aula. Desde então, gerações receberam, e continuam a receber, a educação formal, alcançando o conhecimento científico e humano.


Curtas

# A Aralp, com forte presença global na área de tecnologia e inovação, inaugura, nesta segunda-feira (21), em Erechim, seu mais novo centro de desenvolvimento.

# A empresa multinacional, com matriz situada em Pune, cidade localizada no oeste do estado indiano de Maharashtra, desenvolve soluções em automação para diversos setores da indústria, agronegócio, logística e sistemas de inteligência artificial.

# A planta, que vai entrar em operação em Erechim, irá atender a demanda da América Latina como centro de tecnologia 4.0 e FMS.

# A Sooro Renner, que possui suas indústrias em Marechal Cândido Rondon (PR) e Estação (RS), bateu recorde de faturamento e participação de lucros em 2021.

# A divulgação dos resultados e as expectativas para o exercício 2022 estão sendo publicados na imprensa.

# Em 2021, a Sooro Renner, que conta com seu centro de distribuição em Campinas (SP) e exporta parte da produção para países como Paraguai, Chile e Filipinas, superou a barreira das 60 mil toneladas.

# Com investimentos que superam os R$ 25 milhões em 2021, a empresa distribuiu, no ano passado, mais de R$ 5.000.000,00 entre seus colaboradores.

# A Câmara de Estação realizou sua terceira sessão ordinária de 2022, na noite de segunda-feira (14).

# Na sessão anterior, o vereador Anderson Thomas (PSDB) deu posse a suplente Zélia Fátima Schimelfenig (PP).

# A vereadora do Progressista permanece no cargo até o próximo dia quatro, quando o colega Robson Alves dos Santos (PP) retorna às funções legislativas.

# O prefeito Mauricio Soligo (PP) recebeu, na última sexta-feira (11), a visita do major André Konigonis, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar.

# O subcomandante do 13º BPM, major Maurício Detoni, e o comandante da 3ª Cia da BM de Getúlio Vargas, capitão Ailton Trindade, integraram a comitiva.

# Na pauta do encontro, realizado no gabinete, a atual situação da Brigada Militar no município e região.

# Na sessão do Legislativo, ocorrida na noite anterior, foi aprovado, por unanimidade, o requerimento do vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias (PP), sugerindo que o título honorífico de “Cidadão Benemérito” do ano de 2022 seja concedido ao tenente Lindomar Antônio Tabaczeniski.


Dito & Feito

O deputado estadual Gilberto Capoani (MDB) cumpriu um roteiro pela região na última terça-feira (15). O parlamentar iniciou o périplo pelo município de Centenário, aonde dialogou com autoridades locais no encontro realizado no gabinete do prefeito Genoir Marcos Florek (PL). Na oportunidade, o prefeito anfitrião entregou o calendário da programação

da semana do município de Centenário, que comemora seu trigésimo aniversário em março. Capoani também esteve em Áurea, Três Arroios, Severiano de Almeida e Mariano Moro

Gostou? Compartilhe