OPINIÃO

Nas malhas da lei

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nas malhas da lei

O título da coluna é uma alusão ao programa de maior audiência da Rádio Sideral na década de setenta do século passado. Desde o advento da imprensa, a pauta policial impulsiona a venda de jornais. Não é diferente em relação ao rádio e a TV, que na grande maioria possuem programas temáticos nas suas grades. O mesmo ocorre com a mídia eletrônica e as redes sociais. Os órgãos policiais mantém assessorias de imprensa que enviam boletins diários às redações. De novo o fato de parte significativa dos registros de imagens e vídeos de acontecimentos relacionados ao tema, é realizado por pessoas da comunidade e compartilhados instantaneamente, muitas vezes ainda antes da chegada da polícia ou dos bombeiros. Não raro os familiares de vítimas de acidentes ficam sabendo do ocorrido por estes meios.


II

A mobilização de Policiais Civis e Militares na manhã de quarta-feira (09), pelas ruas de Getúlio Vargas e Estação, acendeu o farol de alerta. Por certo se tratava de uma operação importante e o número de viaturas das duas corporações corroborou para tal. Por certo a ação havia sido preparada ainda na terça-feira, e por motivos óbvios mantida em sigilo. As especulações acerca da prisão de dois homens em Ronda Alta que transportavam 1.200 litros de agrotóxicos ilegais para Sertão, ocorrida há poucas horas, foram substituídas pela ação em curso. Muito antes da coletiva a imprensa realizada no meio da manhã pelo delegado Jorge Fracaro Pierezan e o capitão Ailton Trindade, informações diversas eram compartilhadas nos aplicativos de mensagens e especulavam até sobre quais as pessoas aviam sido presas.


III

A escolha do nome da operação, batizada de integração, foi justificada pelos agentes públicos. Eles revelaram aos profissionais da imprensa que sete mandados de busca e apreensão haviam sido cumpridos. Três prisões por tráfico de drogas realizadas, com apreensão de maconha e dinheiro falso. E ainda que num terceiro endereço, cerca de cem litros de defensivos agrícolas, armazenado de modo irregular e sem nota haviam sido recolhidos. O nome das pessoas envolvidas, inclusive a que continua sendo procurado por ter reagido a tiros uma abordagem policial no inicio do ano, não foram revelados por motivos legais. No final da tarde, todas as atenções se voltaram para o acidente ocorrido no Km 64 da RS 135 envolvendo duas carretas, um caminhão e um automóvel.


Curtas:

# Surpreendente o número de atendimentos realizados no mês de fevereiro pela Secretaria Municipal de Saúde de Estação e suas Unidades Básicas de Saúde.

# No mês mais curto do ano, foram 951 atendimentos médicos e 107 atendimentos odontológicos.

# De igual modo 443 exames e consultas fora do município, e 190 viagens com pacientes.

# E ainda 2.861 atendimentos de enfermagem, 1.751 atendimentos pelos Agentes de Saúde, e 1160 conversas com o titular da pasta.

# De acordo com o IBGE a população estimada do município de Estação no ano de 2021 era de 5.924 pessoas.

# Situação idêntica, respeitando o número de habitantes, ocorre nos demais municípios, e os números revelam a faina dos gestores públicos com a área.

 # Além da extensa agenda diária a frente da administração do município, o prefeito de Getúlio Vargas vem cumprindo com afinco as funções de presidente da Amau.

# No sábado (05) o prefeito Maurício Soligo (PP) participou da abertura da programação alusiva aos 30 anos de Barra do Rio Azul.

# Na quarta-feira (09) o presidente da Amau participou de um encontro da Famurs e Emater/RS em Não-Me-Toque.

# Na pauta da reunião realizada na Casa da Família Rural, espaço da Emater, na Expodireto, as políticas públicas voltadas a agricultura familiar.

 # Um pedido de providência e dois projetos de lei entraram na pauta da sessão realizada na noite de quinta-feira (10), na Câmara de Getúlio Vargas.

# O pedido do vereador Aquiles Pessoa da Silva (PP) para que o executivo instale uma parada de ônibus no Bairro Monte Claro, foi aprovado.


Dito & Feito:

Centenário comemora neste mês de agosto seu 30º aniversário de emancipação. A programação oficial será aberta pelo prefeito Genoir Marcos Floreck (PL) neste domingo (11), durante a Festa das Escolas Municipais.

O calendário festivo segue até o próximo dia 19 de março, quando será aberta a colheira da safra de soja, inaugurações de obras públicas, exposição de máquinas e equipamentos adquiridos pela administração e homenagem a personalidades políticas locais. 

Gostou? Compartilhe