OPINIÃO

Labore Ad Victoriam

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com atraso de mais de seis décadas, a administração de Getúlio Vargas padronizou o uso do Brasão Municipal. O documento está disponível no site da Prefeitura de Getúlio Vargas. A nova assinatura visual já está em uso na documentação produzida no gabinete e nas sete secretarias. Para realizar os estudos, a administração contratou os serviços de Bruno Souto Rosselli, mestre em design e professor da Univates e Feevale. Os originais do Brasão, elaborado pelo Irmão Marista Honório Danilo, nome religioso adotado por João Cândido Bairros, que integra o acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas, serviram como base para o estudo encomendado pela administração do prefeito Mauricio Soligo (PP). O vencedor do concurso lançado em 1959, na administração do prefeito Ernesto Bergamini e do vice-prefeito Darcilo Giacomazzi (1955-1959), foi oficializado pela Lei nº 355, de 29 de dezembro de 1960, assinada pelo prefeito Otilo Borgmann.


II - Por motivos diversos à aplicação não padronizada, as distorções das imagens e cores do Brasão persistiram ao longo das décadas. Além da padronização, o símbolo do município, que neste ano vai completar 88 anos, realça a história local e os elementos expressivos de sua identidade, evolução, costumes e tradições. Os estudos do Irmão Bairros, que ilustra o centro da Bandeira do Município emancipado em 18 de dezembro de 1934, levou em conta o estudo da heráldica e sua representação. E foi assim justificada pelo seu criador: "Escudo português clássico, porque o consenso de nossos heraldistas é o melhor indicado para nossas cidades. Além disso, na heráldica brasileira, ele evoca a origem de nossa raça, para cuja formação contribuiu o português como elemento primordial.”


III - A descrição original: “escudo clássico, esquartelado em campos de duas cores: azul (blau) e vermelho (goles). Em chefe - no quartel direito em campo azul um machado e uma enxada cruzadas, em ouro, sustentando uma espiga de milho de sua cor; no quartel esquerdo, em campo vermelho, três pinheiros e uma tora em sinople (verde); em ponta, no quartel direito, em campo vermelho, uma ponte e um rio, ambos em prata: no último quartel em campo azul, o símbolo do comércio em prata, centrando uma roda dentada em ouro”. No ano em que o religioso da congregação Marista criou o Brasão, o município comemorava suas bodas de prata e a colonização oficial do território havia sido iniciada há 50 anos. Os elementos representados no Brasão permanecem atuais. O rio, parte dele canalizado no início da década de setenta do século passado, faz parte do cotidiano. De igual modo, as pontes, em menor número. Rumo ao centenário, “trabalhando para a vitória”.


# A delegada Nadine Farias Anflor, chefe de Polícia do RS, confirmou que é pré-candidata à Assembleia Legislativa.

# Cortejada por lideranças políticas de diferentes matizes ideológicas, ela deverá anunciar, nos próximos dias, a escolha da sigla.

# A notícia foi bem recebida em toda a região e dentre os mais entusiasmados na candidatura da policial ao Palácio Farroupilha está o prefeito Mauricio Soligo (PP), atual presidente da Amau.

# Criado em março de 2019, o Programa Farmácia Solidária está espraiado pelas diferentes regiões do RS.

# O projeto de Lei da deputada estadual Fran Somensi (Republicanos) alcançou rapidamente os objetivos de auxiliar no tratamento de saúde por meio de acesso gratuito de medicamentos.

# Eficiente e sem custo aos cofres públicos, os medicamentos são provenientes de doações de amostras grátis de consultórios médicos, da comunidade e diferentes instituições da sociedade civil.

# Nesta sexta-feira (18), a deputada Fran Somensi vai cumprir agenda em três municípios da região.

# No início da tarde a parlamentar visita a UBS Central de Getúlio Vargas, às 14h30min a de Erebango e às 16h30min a de Paulo Bento.

# O prefeito Orlei Giaretta (MDB) e o vice-prefeito Odair Malacarne (PP) receberam os colegas de Getúlio Vargas, Estação, Charrua, Erebango, Ipiranga do Sul e Sertão.

# No encontro realizado em Floriano Peixoto na noite do último dia 10, os gestores relataram suas principais ações realizadas desde o início de seus governos.

# Com vínculos históricos e características socioeconômicas muito semelhantes, a iniciativa para trocas de informações dos prefeitos e vice-prefeitos foi avaliada como positiva.


Dito & Feito:

A vereadora Giseli Paim (MDB), presidente do Poder Legislativo de Ipiranga do Sul, foi recebida pela colega Ana Oliveira (MDB), da Câmara de Erechim. Na visita, realizada na última sexta-feira (11), a anfitriã relatou as ações empreendidas

em 2021, quando presidiu a casa legislativa, dentre as quais o projeto do Memorial do Legislativo. Também recebeu o convite e confirmou sua participação no evento que terá como tema “A importância da representatividade feminina na política - trajetória, lutas e políticas públicas”, a ser realizada em Ipiranga do Sul, numa data a ser definida.

Gostou? Compartilhe