Mesa Um
O Bar Oásis é o mais antigo estabelecimento do ramo em atividade na cidade. É ponto referencial no centro de Passo Fundo, mesmo dividindo as citações com a vizinha Catedral. Em frente à Praça, é emoldurado pelos coqueiros da República proclamada por Argeu Santarém. Isso, é claro, quando se observa apenas pelo aspecto material. Contudo, o Oásis tem alma própria, personalidade moldada em mais de 71 anos e características inimitáveis. É no cantinho à direita da porta onde pulsa forte o coração da casa. É a Mesa Um, a mais famosa confraria de Passo Fundo. O grupo ultrapassa os 40 anos de amizade e muitas gargalhadas. Surgiu por abrigar com humor e fraternidade a divergência dos pensamentos políticos. Mais do que uma simples mesa de bar, transformou-se em palco para aulas de história, pegadinhas e uma passarela para o desfile das mais finas ironias.
Um elenco desse quilate não poderia ficar apenas no cafezinho e, assim, surgiram as assembleias mensais dedicadas ao garfo e ao copo. Reuniões memoráveis, sempre aguardadas com muita ansiedade. E, nesse ritmo, a vida seguia na Mesa Um, até que há dois anos a pandemia explodiu e os estilhaços atingiram os hábitos da turma. Como os integrantes já passaram da fase juvenil, a necessária cautela dispersou o grupo. Agora, aos poucos, a turma está retornando. A última assembleia festiva foi realizada em dezembro de 2019! Ora, a ansiedade pelo reencontro é grande. O confrade Nereu Grazziotin garantiu que paraninfará o jantar da retomada. Ocorre que os que paraninfos de cada encontro passam por uma lista de espera, minuciosamente coordenada por Aldo Battisti – nosso convocador oficial. Mas Nereu promete atropelar a lista, com o beneplácito do Aldo. Que seja em breve, pois estamos carentes do maravilhoso convívio da Mesa Um.
ConstruImóveis
Ainda lembro detalhes da 1ª Mostra do Mobiliário de Passo Fundo, em 1987, montada pelo Sinduscon no segundo piso da Caixa Econômica Federal. Em meio aos móveis, a empresa Andretta instalou um ruidoso minibritador. Foi um sucesso. Ali começava a Construmóveis, que evoluiu e foi moldada em muitas edições. Agora, seguindo os próprios expositores, muda um pouco o seu perfil enfatizando o setor da construção e recebe um “i” na identidade: ConstruImóveis. Será no final de setembro, tendo como palco o sempre aconchegante espaço do Salão de Eventos do Bourbon Shopping.
Pedras portuguesas
As cidades brotaram entre as pedras e com pedras ergueram a urbe. Passo Fundo tem o privilégio de contar com a Praça Marechal Floriano enfeitada pelas pedras portuguesas. Elas formam os desenhos com aquelas pedrinhas pretas e brancas que estão nos passeios. Com o tempo o lindo mosaico acabou deteriorado. Agora, em elogiável ação, a Prefeitura está recuperando esse piso histórico. Arrumar aquela calçada até pode parecer uma barbada, mas não é um serviço qualquer. Exige especialistas em calçada-mosaico e são poucos que ainda estão no mercado. Para realizar a tarefa, Luiz Ademir veio de Cuiabá e já está recuperando o piso da mais importante praça de Passo Fundo. Maravilha!
Sem mistura
É bom não confundir política com saúde. Muito menos misturar ou enxergar as doenças pelo viés político. Até porque, doentes políticos fazem mal à saúde.
Com máscara
Obrigatória ou não, continuo utilizando a máscara de proteção. Acho estranho o comportamento de quem se incomoda com isso. Será que também irão nos proibir de lavar as mãos? Ora, apenas sigo as orientações do meu médico, o Dr. Hugo Roberto Kurtz Lisbôa.
Academia de Medicina
Segunda-feira, a comunidade médica de Passo Fundo teve a oportunidade de participar da live com o professor Dr. Antônio Condino Neto. O renomado pesquisador abordou o tema “Atualidades Covid” e teve ampla repercussão no meio. Infelizmente, não pude estar presente na Academia Passo-fundense de Medicina para acompanhar. Agradeço pelo convite e peço desculpas ao presidente, Dr. Arnaldo Porto Neto.
Trilha sonora
Nicole Croisille e Pierre Barouh - Un Homme et Une Femme