OPINIÃO

Praça Flores da Cunha

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A hora é agora

A comunidade de Getúlio Vargas está sendo chamada para a audiência pública sobre a revitalização da Praça Flores da Cunha. O convite foi feito pela assessoria de comunicação social através das redes sociais, na manhã de quarta-feira (06). Na audiência, marcada para às 14 horas da próxima terça-feira, dia 12 de março, na Câmara de Vereadores, a arquiteta e urbanista contratada pela prefeitura de Getúlio Vargas vai apresentar o projeto. Os integrantes do Conselho Municipal do Turismo apreciaram o trabalho e o cronograma de sua execução no encontro realizado na semana passada. A manutenção da calçada portuguesa ou calçada-mosaico, com os detalhes no formato de corrente, recebeu a aprovação no referido encontro.


II - Com os recursos provenientes de emenda já disponíveis, e a contrapartida da municipalidade, a execução dos trabalhos deverá ser realizada em dois momentos. O primeiro, que precisa atender o calendário eleitoral, será realizado no primeiro pavimento da Praça, o do chafariz e coreto, com seu início neste mês ou em meados de maio. O segundo, nos demais pavimentos, após os festejos do aniversário do município, Natal e Ano Novo. Na revitalização anterior também aconteceram audiências e foi apresentado o projeto, mas a retirada das árvores da espécie ligustro, originária da China e plantadas no início da segunda metade do século passado e de outras mais, causou celeumas. Os plátanos canadenses plantados na época cresceram e no momento em que a coluna está sendo escrita, revelam que o outono está em curso.


III - Na última intervenção ocorrida no logradouro também foram retiradas as cercas-vivas e os ciprestes que outrora formavam os arcos entre os passeios. Os ciprestes ornamentais levam de 10 a 20 anos para atingir a maturidade e vivem outros 30 ou 40 anos. É enorme o apreço da população pela praça localizada no coração da cidade de Getúlio Vargas. Seus dez mil metros quadrados foram reservados pelos agrimensores que chegaram em 1909, para abrir as primeiras ruas. Após 1918 foi batizado de 30 de abril, data da emancipação de Erechim, que desagradou os moradores locais. Em 1933 o logradouro passou a se chamar Praça Flores da Cunha, em homenagem ao interventor federal que governava o RS e que no ano seguinte assinaria o decreto da criação do município.


IV - Nos primeiros doze anos de existência a municipalidade não investiu na praça, mesmo porque deveria haver outras demandas mais urgentes. Foi somente a partir da segunda eleição para prefeito, vice-prefeito e da Câmara, em 1947, que a Praça Flores da Cunha recebeu a atenção devida. O projeto e a execução das obras que deram o formato existente, em quatro pavimentos cortados em forma de “x” por passeios, ocorreram na primeira administração do prefeito Plácido Scussel. Ao longo de sete décadas e meia, as administrações realizaram as manutenções e obras no local que é ladeado pelas atuais Ruas Dr. João Carlos Machado, Irmão Gabriel Leão, Jacob Gremmelmaier e Avenida Borges de Medeiros. Inclusive dos monumentos, que agora devem receber a atenção devida. O verdadeiro interesse pelo tema poderá ser mensurado pelo número de presentes na audiência.


# A vereadora Inês Aparecida Borba (MDB) apresentou um pedido de informação sobre a falta de remédios nas Unidades Básicas de Saúde.

# Estreante no Poder Legislativo de Getúlio Vargas, a vereadora da bancada de oposição também questionou a administração quanto a previsão da chegada dos medicamentos.

# Na sessão realizada na noite de quinta-feira (07), quatro projetos de lei enviados pelo Executivo entraram na pauta.

# Sugestão para a criação de lei municipal para concessão de auxílio financeiro a atletas e equipes que representam o município foi apresentada pelo vereador Jeferson Willian Karpinski (PP), ao governo Soligo/Pasa (PP).

# O vereador governista, que presidiu a Câmara em 2021, aponta que o auxílio irá facilitar os atletas que representam o município em competições regional, estadual, nacional e internacional.

# E, ainda, suprir despesas dos mesmos com transporte, estadia, taxa de inscrição e alimentação.

# Na sessão presidida pelo vereador Zenir Miguel de Gregori (PP), realizada na segunda-feira (04), entraram em pauta cinco projetos de Lei e dois decretos do Executivo sertanense, um pedido de informação e um de providência e três indicações.

# Por unanimidade os vereadores de Sertão aprovaram a Lei 2.752/22 do Executivo, que adota a denominação “Terra das Altas Produtividades Agropecuárias”.

# De igual modo, o pedido de informação do vereador Danilo Cadore (PP) referente aos terrenos do Parque Industrial de Sertão.

# Na última sessão da Câmara de Vereadores do município de Estação entrou em pauta o projeto de Lei 014/22.

# O projeto do Executivo que institui gratificação especial e jetons a servidores que desempenham atividades junto ao Conselho Municipal de Previdência, foi aprovado por todos os presentes.


A delegada Nadine Tagliari Farias Anflor dispensou a solenidade de filiação ao PSDB agendada para o final da tarde da última sexta-feira (01), em solidariedade a colega Laline Almeida Larratea baleada no mesmo dia, durante operação realizada na cidade portuária de Rio Grande.

O fato foi registrado pela jornalista Rosane de Oliveira

na sua coluna de ZH de sábado (02). Convidada pelas lideranças de oito partidos, a ex-chefe de Polícia decidiu se filiar ao PSDB do governador Eduardo Leite, que

renunciou ao cargo e busca se qualificar para concorrer

à presidência da República. Para a colunista de ZH, Nadine anunciou que já fechou uma dobradinha com a deputada estadual Any Ortiz, do Cidadania, que formou uma federação com o PSDB.


Gostou? Compartilhe