OPINIÃO

CONSUMIDORES DESCONTENTES: 3,3 milhões de reclamações

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Os campeões de reclamações de consumidores em 2021 no Brasil foram os bancos, as financeiras e as administradoras de cartão de crédito. O dado foi obtido por meio de pesquisas realizadas nas plataformas Consumidor.gov.br e Sindec, conforme divulgação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio de levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Isso não chega a ser surpresa, os consumidores em geral sabem que essas instituições dão dor de cabeça o ano inteiro. Foram 3,3 milhões de reclamações em 2021, o que permite dizer que os direitos dos consumidores estão sendo desrespeitados por estas organizações que têm o controle de negócios que envolvem milhões de pessoas. É preciso que os órgãos de defesa do consumidor adotem medidas efetivas de controle e fiscalização, com aplicação de punições e sanções que obriguem bancos, financeiras e administradoras de cartões de crédito a ter mais respeito com o direito dos consumidores. Na lista de reclamações, o setor de bancos atingiu 29% das reclamações, seguido por operadoras de telecomunicações (21%), comércio eletrônico (7,4%), transporte aéreo (7,1%) e empresas de pagamento eletrônico (4,5%).


Páscoa: Ovos com brinquedos exigem cuidados

Uma atração a mais no período de Páscoa, data que deve movimentar o comércio, é a venda de ovos de chocolate com brinquedos. Os Procons de todo o país intensificam os alertas nesta época em relação aos cuidados que o consumidor deve ter ao comprar estes produtos. O principal cuidado diz respeito à faixa etária de cada criança. As embalagens devem conter informações precisas sobre o brinquedo, permitindo que os pais possam garantir a segurança dos filhos. Os ovos devem conter selos que indiquem que o brinquedo foi testado e não coloca em risco a segurança, a vida e a saúde das crianças. Não é incomum a ocorrência de casos de crianças que são vítimas de sufocação e engasgamento por conta de peças soltas dos brinquedos.


Peixes

Outro produto com grande saída nesse período pré-Páscoa é o peixe. É tradição o consumo de peixes na Sexta-Feira Santa. Todos os cuidados devem ser adotados na aquisição desse produto, em razão dos riscos que peixes sem procedência podem gerar. O peixe precisa estar bem conservado e resfriado. Os Procons dão as seguintes dicas para a compra de peixes: 1º) acompanhar a pesagem do peixe fresco e exigir que o produto seja embalado diante do consumidor; 2º) exigir que os peixes estejam em balcões frigoríficos ou com gelo por cima e estar expostos em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e de insetos; 3º) exigir o uso de luvas descartáveis pelo feirante ou funcionário do estabelecimento comercial; 4º) exigir que o peixe seja pesado sem a presença do gelo, pois quem compra deve pagar pelo peixe, não pelo gelo; 5º) exigir que o balcão não esteja superlotado, pois isso impede a circulação do ar frio e compromete a qualidade. O produto deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a -18°C, e o resfriado abaixo de 0°C; 6º) nas compras de peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto em uma balança do estabelecimento; 7º) no caso de pescado ou frutos do mar com bastante gelo, observe na hora do preparo se ele rende a mesma quantidade que está habituado a consumir; 8º) não adquira bacalhau com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinais que indicam a presença de bolor ou deterioração. 

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