OPINIÃO

Pare, olhe e escute

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As ruas da cidade de Getúlio Vargas foram projetadas pelo Cel. Severiano de Almeida e os agrimensores da Comissão de Terras no apagar das luzes da primeira década do século passado. Prevendo o rápido desenvolvimento econômico da comuna que se formava às margens do Rio dos Índios, o projeto buscou o que havia de mais moderno Os quarteirões de dez mil metros quadrados, cortado por largas vias públicas, permitiram a edificação de residências e prédios públicos e comerciais, e a livre circulação de pessoas e veículos de carga e passageiros. Nas décadas seguintes, as ruas, avenidas e os passeios públicos da urbe foram pavimentados e na virada do milênio, quando o município completava 66 anos, o crescimento dos bairros levou o poder público a ampliar suas infraestruturas.

II - Mesmo com o crescimento do número de veículos verificado nos últimos vinte anos o fluxo do trânsito é considerado excelente. Já em relação ao estacionamento, principalmente nas ruas centrais, a situação ainda é considerada satisfatória. A sinalização para os motoristas e pedestres são adequadas. As faixas de segurança respeitadas pelos motoristas, e são raros os acidentes e atropelamentos. As adequações dos passeios públicos estão em curso e a acessibilidade através de rampas é uma realidade. O mesmo ocorre em relação a vagas de estacionamento para idosos e pessoas com necessidades especiais. Mas, em relação a este último quesito, é frequente o desrespeito de alguns motoristas, que não se encaixam nas normas, estacionarem nestes espaços.

III - A segunda-feira (11) amanheceu com chuva e, talvez por este motivo, as vagas exclusivas localizadas em frente à Câmara de Vereadores foram ocupadas indevidamente em momentos diversos. O fato chamou a atenção deste escriba que constatou o mesmo em outros logradouros. Pode passar despercebido, mas é preciso reconhecer que a situação é grave. Falta de educação? Certeza da impunidade? Empatia zero? Creio que os três. Em recente conversa com o capitão Ailton César Trindade soube que, por lei, o município é responsável pela fiscalização da parada, circulação e estacionamento dos veículos, cabendo ao Estado fiscalizar a CNH e os veículos. E, também, que Getúlio Vargas, e pelo menos outros 400 municípios do RS, mantém convênio com o Detran e a Brigada Militar, que respondem pela totalidade da fiscalização. Então, mãos a obra! Multa e guincho aos infratores!


CURTAS

# A audiência pública para apresentação discussão da primeira etapa de revitalização da Praça Flores da Cunha foi remarcada para a próxima terça-feira (19).

# Na reunião que será realizada na Câmara de Vereadores, com início às 18h, o projeto será apresentado pela arquiteta Makeli Maschen, contratada pelo município.

# Aprovado pelos integrantes do Conselho Municipal do Turismo, o projeto está aberto para receber sugestões do público presente na audiência.

# O ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico Ademar José Rigon (PP) assumiu a vaga de vereador na terça-feira (12).

# Ele foi empossado em dezembro último na vaga do então presidente da Câmara, vereador Jeferson Willian Karpinski (PP) que assumiu o executivo de Getúlio Vargas por três dias.

# O vereador Rigon permanece no poder legislativo até o próximo dia 29, durante licença do vereador Pastor Domingo Borges de Oliveira (PP).

# Na sessão ordinária que acontece no início da noite desta quinta-feira, o vereador Ademar Rigon vai apresentar uma sugestão ao executivo.

# A criação de uma lei que conceda desconto sobre o pagamento do IPTU em 20% para pagamento antecipado em cota única, para o imóvel que tenha regularizado sua calçada de acordo com as normas da ABNT NBR 9050.

# A iniciativa vem ao encontro do que já prevê o Código de Obras Municipal, e servirá de estímulo para que a médio prazo boa parte dos passeios públicos estejam dentro das normas.


Dito & Feito:

Com o tema “Empoderamento Feminino” o MDB Mulher de Getúlio Vargas realizou um encontro na última sexta-feira (08). As vereadoras anfitriãs Dianete Dalla Costa e Inês Magrini receberam as colegas vedoras Andreia Pereira e Marília Vitali (Floriano Peixoto), Eliana Zanivan (Charrua), e Laides Gaboardi Ferronato (São Valentim). De igual modo as lideranças partidárias, Mariele Vobito (Secretária de Educação de Floriano Peixoto), a Presidente do MDB Mulher de Getúlio Vargas Viviane Castelli Castelan, Deliane Assunção Ponzi (ex-vereadora, assessora do deputado federal Márcio Biolchi e Coordenadora Regional do MDB Mulher Alto Uruguai), o vereador Paulo Dall Agnol (Getúlio Vargas) e Adriel Ferreira (ex-vereador de Getúlio Vargas, vice-presidente do MDB Diversidade e Inclusão de Erechim e Assessor da vereadora Ana Oliveira). Convidada para o evento a vereadora Ana Oliveira, que coordenou a regional do MDB, foi. secretaria de Saúde e da Assistência Social, duas vezes vice-prefeita, e cumprindo seu segundo mandato no legislativo erechinense, centrou sua fala na temática proposta. Os presentes foram convidados relatar acerca de seus trabalhos junto as comunidades aonde atuam. 


Gostou? Compartilhe