OPINIÃO

Por que seu imóvel não vende?

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Quem trabalha no mercado imobiliário já deve ter visto muito negócio sendo desperdiçado por um simples detalhe. Às vezes por um desentendimento na negociação, com um lado puxando muito pra baixo e outro muito pra cima, e outras por problemas no próprio imóvel. É natural que o proprietário que está colocando seu imóvel à venda espere uma boa liquidez, sem demandar muito esforço. Acontece que, quando falamos de imóveis usados, a realidade nem sempre atende às expectativas com tanta facilidade. 

Aquela ideia de “a primeira impressão é a que fica” casa muito bem com a compra e venda de imóveis. O comprador, quando faz uma visita, está em busca do encantamento e qualquer pequeno detalhe pode potencializar o seu interesse pela compra ou, na pior das hipóteses, surtir o efeito contrário. Ele pode fazer uma proposta abaixo do valor anunciado ou até mesmo desistir do negócio por entender que o imóvel não é bom o suficiente. Isso acontece repetidamente até o proprietário se dar conta que falta pouco, muito pouco, para que o imóvel se torne atrativo o suficiente para concretizar uma venda. Nesse caso, é preciso deixar os “achismos” de lado e considerar alguns investimentos que possam agregar valor ao produto anunciado.

Como qualquer investimento, benfeitorias para tornar o imóvel mais atrativo devem ser bem calculadas. Primeiro é preciso entender o que anda afastando potenciais compradores. Normalmente são problemas bastante aparentes, como um revestimento antiquado, uma pintura muito extravagante ou até mesmo alguns desgastes do tempo que demonstram falta de cuidado e de manutenção. Estes inclusive são os piores, porque ao perceber uma rachadura na parede, por exemplo, a tendência é cogitar a existência de problemas maiores, que dizem respeito à estrutura do imóvel. Assim como pode ser verdade, também pode ser apenas algo superficial, facilmente resolvido com um trato no revestimento e um retoque na pintura. De qualquer forma, é sempre importante entender melhor o problema e buscar resolvê-lo de fato, na sua origem. 

Outro ponto de atenção são detalhes que expressam muita personalidade. É normal que nestes anos morando no imóvel, o proprietário tenha investido em elementos decorativos que representam bastante a sua identidade. Se for este o caso, o ideal mesmo é revê-los a fim de manter a neutralidade dos ambientes para que o comprador possa se imaginar morando no imóvel. Em toda a busca, especialmente durante a visita, o interessado está imaginando como será sua vida no novo lar, então o objetivo é não atrapalhar esse exercício importante para a tomada de decisão. Um exemplo clássico são os azulejos geométricos na parede da cozinha e nos banheiros. Mesmo voltando à moda, a chance de serem considerados antiquados é bem grande porque, afinal de contas, gosto é algo muito particular de cada um. Não necessariamente você precisa sair trocando tudo antes de anunciar o imóvel para venda, mas se esse está sendo o maior impeditivo para efetivar uma venda, com certeza valerá dedicar uma atenção especial.

Identifique o que está travando a venda e dê o devido valor ao seu próprio levantamento. Assim como pode demandar uma revisão no valor ofertado, uma análise realista e detalhada pode revelar o potencial de boas reformas no destrave da venda de um imóvel.

O processo de venda precisa ser pensado de maneira estratégica. Quanto mais controle você tiver sobre a situação, até mesmo sobre os pequenos detalhes, mais natural ele irá parecer e, consequentemente, mais rápido e mais efetiva será a venda do seu imóvel.

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