OPINIÃO

Teclando - 18/05/2022

No entrevero do clima com o tempo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No entrevero do clima com o tempo

Esfriou. Estamos em época de frio. Aqui no Rio Grande do Sul o clima é classificado como temperado subtropical, onde as quatro estações do ano são bem características. Este ano já suportamos um insuportável calorão batendo nos 40ºC. Passamos por forte estiagem e, esses dias, quase viramos sapos de tanta chuva que caiu. Agora enfrentamos uma onda de frio. Reclamamos do calorão há alguns meses, reclamamos do frio desses dias. E não adianta nada reclamar. Sempre é bom lembrar que essas variações são normais, enquadradas dentro das nossas bem conhecidas condições climáticas. Mas, não bastassem esses extremos do clima, a Dona Meteorologia às vezes nos prega umas louqueadas do tempo.

Neste outono, por exemplo, parece que nos surrupiou o tradicional veranico de maio. E como desgraça pouca é bobagem, o pessoal da MetSul, que até pode parecer a ‘MetSusto’, alertou para um ciclone que pode chegar por aqui como um furacão. E isso não é brincadeira, pois os extremos do tempo podem ser bem mais cruéis do que as variações climáticas. E os alertas meteorológicos servem exatamente para que haja precauções. Já para enfrentar o nosso clima, temos armas conhecidas. O frio está aí, abrindo a porteira para o inverno chegar. No começo a gente estranha, mas vai acostumando. Pinhão na chapa, sopa de ossobuco e, é claro, não pode faltar um trago de graspa para esquentar. Enfim, com o clima podemos lidar. Mas com as adversidades do tempo não se brinca.

Aeroclube I

A promoção “Nos Céus”, realizada pelo Aeroclube de Passo Fundo, ganhou reconhecimento oficial. Por intervenção do vereador Michel Oliveira, a realização entra no calendário oficial de eventos do município. “Nos Céus” será num final de semana, provavelmente em setembro, com uma série de atividades: voos panorâmicos, acrobacias aéreas, paraquedismo, visitação aos hangares e explanações dos instrutores. Fico feliz quando é reconhecida a importância do Aeroclube. É um bom caminho para desmistificar e informar sobre aviação.

Aeroclube II

Como bem sabemos, Passo Fundo já teve muitas comissões para tratar sobre a questão aeroporto. Infelizmente, sequer um piloto integrou tão distintos grupos. Pois bem, logo teremos novas comissões para tratar sobre os novos e os insolúveis problemas do Aeroporto Lauro Kortz. Então, para que não voltem a priorizar conforto em detrimento da segurança operacional, é necessário preparar o pessoal para participar dessas comissões. Sugiro que o Aeroclube elabore um cursinho intensivo, algo básico como Introdução às Ciências Aeronáuticas. Quem passar pelas aulinhas, certamente não falará besteiras e terá uma noção sobre as forças que atuam sobre um aerofólio.

Stalin Passos

Na segunda-feira, morreu Stalin Passos, personagem icônico de Itapema em Santa Catarina. Morei lá por mais de dez anos, fiz grandes amizades e absorvi bem as peculiaridades locais. Quem conhece Itapema, certamente já ouviu falar em Stalin Passos. Era respeitado como advogado famoso, polêmico e até rotulado como coronel pela sua forte influência. Na verdade, era um sujeito brilhante com a parede forrada por diplomas superiores. Por ser nativo, defendeu seus conterrâneos e sempre deu uma mãozinha para que também crescessem na vida. Tive o privilégio de boas conversas com o Dr. Stalin. Meu abraço à Tati, Vica, Felipe, Escobar e tantos outros familiares.

A ignorância à tona

Me dá náuseas ouvir música sertanejo ou equivalente quando entro em algum estabelecimento. E não aceito que isso ocorra em Passo Fundo, a literária cidade universitária. Será que estou ficando velho? Ou ser grosso e ignorante está na moda?

Trilha sonora

Para compensar um pouco o péssimo gosto reinante, nada melhor do que os violinos de uma boa orquestra:

Percy Faith - A Summer Place

 

Gostou? Compartilhe