Já é um clichê dizer que a digitalização do mercado imobiliário é um caminho sem volta. No entanto, sabemos que esse movimento rumo ao mundo digital não acontece de maneira instantânea e generalizada. Enquanto por aí se fala em metaverso, nft, cripto e todas essas terminologias do universo digital, grande parte da população ainda está aprendendo a tornar o uso da tecnologia um hábito. No caso dos aluguéis por temporada o crescimento das buscas no google por "Airbnb" e "Booking", principais plataformas desse tipo de locação, foi de 320% no segundo trimestre de 2021, o que comprova a consolidação e a oportunidade que é investir nesse tipo de mercado. Se muitas pessoas ainda não se habituaram a utilizar aplicativos e sites para consumir, isso só comprova a grande oportunidade que é investir em tecnologia hoje. Basta olhar para as gigantes big techs como facebook e google, que ocupam os primeiros lugares da bolsa, para ver que mesmo nos rincões mais distantes as negociações por meio do digital serão, muito em breve, uma realidade.
Uma das vantagens em investir no aluguel por temporada está na diversidade e amplitude do público, embora não seja uma cidade turística, nossa cidade abriga uma quantidade enorme de profissionais que atuam temporariamente por aqui, principalmente ligados à área da saúde e da educação, são centenas de servidores públicos, professores, médicos, enfermeiros, entre outros que procuram um lugar para ficar por alguns dias ou meses. Nessas áreas ainda temos um fluxo de estudantes de diferentes formações que procuram passar apenas uma temporada, como no caso dos residentes e pós-graduandos, ou ainda estudantes de outros países à procura de intercâmbio. Já os usuários do sistema de saúde, geralmente vêm acompanhados de seus familiares, que passam a encontrar nos aplicativos uma alternativa mais econômica.
Outra força regional que ajuda a tornar esse tipo de negócio atrativo é o setor de eventos, puxado principalmente pela força do agronegócio na nossa região. A grande quantidade de feiras, não apenas na cidade, mas em municípios vizinhos, lota os hotéis anualmente, fazendo com que parte dessa demanda passe a procurar uma alternativa no aluguel por aplicativo. Passo Fundo tem tudo para ser exemplo nesse tipo de negócio, as construtoras locais já se preparam para essa demanda e projetos pensados para o aluguel por temporada começam a sair do papel ainda neste ano. Pensar em investir nesse tipo de negócio passa a ser uma alternativa lucrativa para quem procura mais renda em seus investimentos ou até mesmo para o investidor novato que quer iniciar no ramo imobiliário.
Visto que a demanda não é uma problema para esse tipo de investimento, você pode estar se questionando sobre a lucratividade. Quanto a isso, restando alguma dúvida, basta pesquisar no Airbnb o valor da diária de um quarto em Passo Fundo. Mesmo em localizações menos privilegiadas o valor fica em torno de 80 reais, simulando uma ocupação de 15 dias é possível ter um retorno bruto de 1200 reais, podemos pensar que esse é o pior dos casos, visto que imóveis completos em boas localizações trabalham com valores melhores, assim como tem uma taxa de ocupação muito maior. De acordo com o Airbnb, o mercado de imóveis por temporada movimenta 1,2 bilhões de reais anualmente em todo o Brasil, não devendo, portanto, ser subestimado.
A negociação por temporada parece ser mais um passo rumo ao futuro no mercado imobiliário, quem não estiver preparado vai ficar no passado. Quem estiver disposto a se habituar a esse novo comportamento, sairá na frente e com toda a certeza colherá bons frutos.