Desde a manhã de quarta-feira (08), até o último dia de junho, a frequência de público na Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas será muito maior do que a habitual. Neste período, os professores das escolas públicas e particulares vão poder agendar horário para a visita de suas turmas de alunos a exposição “Getúlio Vargas Ruas e Avenidas”. Também estão sendo esperadas visitas individuais ou de pequenos grupos, sem aviso prévio. Promovida pelo Poder Legislativo, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico, que neste mês completa 27 anos de fundação, a exposição reúne a síntese histórica de 36 patronos de ruas e avenidas do centro e bairros da cidade.
II
Sem deixar em segundo plano as prerrogativas de abrigar seus membros, responsáveis pela elaboração de leis, fiscalização das ações do Executivo, melhorias para a cidade e o interior, as sedes dos Legislativos têm sido espaços da difusão da cultura, arte e conhecimento. Fazendo jus ao título de “Casa do Povo”, como são comumente chamadas, as Câmaras de Vereadores abrem, com frequência, suas portas para reuniões de interesse da coletividade, realização de seminários, colóquios, lançamentos de livros, apresentação artística, entre outros. É com este intento que sua mesa diretora retoma esta prerrogativa através da referida exposição.
III
A solenidade de abertura, foi feita pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Dinarte Farias (PP). Dentre as autoridades que atenderam o convite, o prefeito Mauricio Soligo (PP), o vice-prefeito Elgido Pasa (PP), a titular da Smecd, professora Sandra Betiatto. De igual modo, a vereadora Dianete Dalla Costa (MDB), o presidente da Unideau, professor Flávio Barro, as diretoras das escolas municipais e do Ceas, e os integrantes do IHGGV. O trabalho de pesquisa teve início em 2018 e foi o tema do calendário de eventos do município do ano seguinte. O mesmo se deu em 2020, foi retomado em 2022, e terá continuidade no próximo ano com outros doze logradouros.
Curtas:
# A segunda edição do AgroShow Sicredi, que acontece em frente à Ferroviária de Estação, foi aberta no início da tarde de ontem e se estende até o meio-dia de amanhã (11).
# Além da exposição de maquinários, insumos agrícolas, veículos e energia solar, serão realizadas cinco palestras temáticas.
# Às 15h30min desta sexta-feira será realizada demonstração ao vivo de drones de pulverização, no local da feira.
# A Câmara de Vereadores de Estação aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do Executivo que cria o programa Farmácia Solidária.
# A inauguração da Farmácia Solidária de Estação está programada para o início da tarde desta sexta-feira.
# A deputada Fran Somenzi (Republicanos), autora do projeto de lei que criou o programa Solidare, confirmou a presença para o evento marcado para as 14h.
# Além de Estação, a parlamentar também cumpre agenda em Coxilha e Quatro Irmãos.
# Em Erechim, a deputada fará visita técnica na 11ª Coordenadoria de Saúde e no Hospital Santa Terezinha, e se reúne com a comissão de saúde da Câmara Municipal.
# O VII Congresso da Agricultura Familiar foi realizado na quarta-feira (08), no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim.
# “Agricultura familiar produzindo alimentos e lutando por melhores condições de vida” foi o tema do evento aberto por Alcemir Bagnara, coordenador do Sutraf Alto Uruguai.
# Um painel com análise da conjuntura foi realizado com a participação do coordenador da Fetraf/RS, Douglas Cenci; e do presidente da Cut/RS, Amarildo Cenci.
Dito & Feito:
O prefeito Marco Antônio Sana (PTB), de Ipiranga do Sul, recebeu no seu gabinete junto ao Centro Administrativo, os estudantes do 4º ano da Escola Municipal Dom João Becker. A professora de Geografia Roberta Battesini Inocente acompanhou a turma, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre o estudo que está sendo realizado sobre as Unidades Federativas por meio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A delegação também foi recebida na Câmara de Vereadores.