OPINIÃO

 Na teoria e na prática

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Colégio Cristo Rei e os Irmãos Maristas permanecem na memória de significativa parcela de getulienses, incluindo os dos ex-distritos de Getúlio Vargas e o Bairro Estação. Ao longo da permanência da instituição de ensino no município, duas gerações foram forjadas nas suas salas de aula, laboratório, biblioteca, corredores, pátio, quadras esportivas, palco, horta, oficina e capela. Além do quadro de professores formados por religiosos, muitos deles homenageados com nome de logradouros públicos, o educandário contava com professores leigos. A lembrança de um desses últimos veio no exato momento em que a coluna buscou dados para escrever sobre o Dia Internacional do Cooperativismo, que é comemorado no primeiro sábado de julho, desde o ano de 1923.

II - “Vocês conseguem imaginar uma empresa que não possui o objetivo de lucrar, mas sim, o de alcançar objetivos comuns de seus associados?” O questionamento feito pelo professor Otávio Stawinski no primeiro dia de aula, deixou a turma 1976 do curso Técnico em Contabilidade pensativa. E o senhor austero, de bigode bem aparado, e que todos conheciam como sendo o gerente do Banco da Província, respondeu a charada: “Pois é essa a essência por trás das cooperativas, associações que têm alcançado importantes conquistas no mundo inteiro.” Ao longo daquele ano pudemos conhecer a história do cooperativismo e das organizações existentes na região: Produção de Banha Santana, Cotrigo, Viti-Vinícola Serrana Ltda, de Consumo dos Funcionários do Curtume Erê e também da Serramalte.

III - Foi numa de suas aulas que, pela primeira vez, a maioria da turma ouviu falar de cooperativa de crédito. Revelou o pioneirismo do padre jesuíta Theodor Amistad, que criou em Linha Imperial, distrito de Nova Petrópolis no ano de 1902, a 1ª Cooperativa de Crédito da América Latina, batizada de “Caixa de Economia e Empréstimos Amstad”. Parecia tão distante a informação de que na Holanda e na França a grande maioria das pessoas era a elas associadas. O professor de Administração e Cooperativismo não só era entusiasta do sistema, como também empregou seus conhecimentos no setor e viu suas previsões sendo confirmadas. Os números da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) são robustos e apontam sua ampliação nos mais diversos setores. Não por acaso, o Brasil figura na terceira posição do ranking em relação aos países da América, atrás do Canadá e Estados Unidos.


Curtas:

# O vereador Dinarte Farias (PP), presidente da Câmara de Getúlio Vargas, esteve à frente do governo do município ao longo de seis dias.

# Na manhã de ontem (30) ele passou o cargo ao vice-prefeito Elgido Pasa (PP), que retornou do período de férias.

# O prefeito Mauricio Soligo (PP), que integra a delegação brasileira na Cúpula Mundial da Família 2022, na Suíça, retoma o posto na segunda-feira (04).

# A agenda do prefeito em exercício foi intensa e Dinarte Farias encaminhou projeto de Lei ao Legislativo.

# O projeto 075/22 institui o Programa de Desenvolvimento de Corredores Industriais no município de Getúlio Vargas.

# Dentre os objetivos do projeto, fomentar e oportunizar o crescimento das áreas industrial, comercial, atacadista, de depósito, de serviços, turismo e cultura ao longo das ERS-134, 450 e 475.

# O projeto foi assinado na terça-feira (28) e entrou na pauta da sessão da Câmara na noite de quinta-feira (30).

# Ele objetiva a valorização dos lotes rurais, facilitar o desmembramento de áreas de terra, e livres de cobrança do IPTU.

# A contar desta sexta-feira (01), até o dia 31 de dezembro, o vereador Sérgio Lima (PTB) irá presidir o Poder Legislativo de Getúlio Vargas.

# A precária situação da ERS-135 e o crescente aumento de acidentes, notadamente de veículos de carga, foi pauta de uma reunião na prefeitura de Getúlio Vargas.

# Os presidentes de entidades locais atenderam o convite do prefeito em exercício Dinarte Farias (PP), que estava na companhia de Jairo Klein (PP), titular da Pasta do Desenvolvimento.

# Presentes Alceu Enricone (Accias), Luiz Carlos da Silva (Sindicato Rural) e o presidente e vice-presidente da CDL, Leonildo Tasca e Evandro da Costa Cecílio.

# Também participaram do encontro o vereador Sérgio Lima (PTB), presidente da Câmara, e o vereador Anaximadro Zambonatto Pezzin (Republicanos), de Erechim.

# O assunto, considerado urgente, será encaminhado aos órgãos competentes e será proposta uma audiência pública regional com a direção da EGR.

# Dentre as ações a serem sugeridas, destaque para a pintura urgente e de qualidade em todos os pontos da rodovia; colocação de “olho de gato” em pontos de maior risco e sinalização adequada quando a via estiver em obras.


Dito & Feito 

Um comunicado assinado pelo vereador Anderson Thomás (PSDB), de Estação, informa que a Casa Legislativa recebeu o Processo de Contas de Governo referente ao exercício 2019, o penúltimo do prefeito Humildes de Almeida Camargo (MDB). A nota revela que o parecer prévio do TCE/RS, de número 20915, foi favorável, e que o mesmo já tramita na Comissão de Orçamento, Finanças e Infraestrutura Rural.


Gostou? Compartilhe